Lançadas medidas para ordenar trânsito



Demutran pretende inibir início de caos motorizado com pacotão de sinalização e de tecnologia de tráfego

Quixadá. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) começa o ano com mudanças para ordenar o tráfego nas ruas do município. A sinalização vertical das principais vias foi iniciada. Os cruzamentos mais movimentados também receberão sinalização horizontal. Nos semáforos serão instalados fotossensores e alguns trechos de avenidas terão lombadas eletrônicas.

Segundo o chefe administrativo do Demutran, Clerton do Carmo, mais conhecido como Tim, o objetivo é concluir os serviços de sinalização até o início de fevereiro. Quanto à implantação dos equipamentos eletrônicos de fiscalização, uma licitação será realizada ainda este mês. O serviço será contratado em regime de comodato. No total, 15 pontos eletrônicos deverão ser instalados na área urbana de Quixadá. Há esforço para implantação da nova estrutura antes do início do carnaval.

Do ponto de vista da equipe do Demutran, incluindo os agentes, além de inibir os abusos, os novos dispositivos auxiliarão significativamente no descongestionamento das vias mais movimentadas do Centro da cidade, principalmente no período da manhã. A implantação de áreas específicas para carga e descarga, pontos de moto-taxi e estacionamento rotativo para motocicletas e automóveis particulares complementam o "pacotão", segundo Tim. Os carros de horário deverão ser transferidos da Praça José Linhares da Páscoa, conhecida popularmente como Praça da Catedral, para ruas adjacentes.

Também responsável pelo planejamento das ações do Departamento, ele ressaltou os investimentos na nova sinalização, da ordem de R$ 43 mil, como inibidores das infrações praticadas pelos motoristas e motociclistas. Por conta da falta de faixas de pedestres e de placas nos cruzamentos, os infratores multados estavam recorrendo e as notificações eram anuladas. Na Junta de Avaliação de Recursos de Infração (Jari), cerca de 50% das multas eram consideradas improcedentes. A carência de sinalização abria precedentes para as ilicitudes de trânsito. Outro aspecto abordado pelo diretor foi o cadastramento das notificações no sistema do Detran. Desde julho do ano passado, as multas são lançadas diariamente. Os agentes e a população podem acompanhar por meio do portal eletrônico do órgão estadual. Basta ter a placa do veículo. Dessa forma, além da transparência, não há como anular as infrações. Somente a Jari, composta por três membros, tem poder para retirar as multas do sistema. Mesmo assim, mediante protocolo do processo de avaliação.

A iniciativa do Demutran esta sendo aprovada por motoristas, motociclistas e pedestres.

FISCALIZAÇÃO

12 agentes efetivos e 10 contratados fazem o trabalho para disciplinar o trânsito em Quixadá. A frota do município tem cerca de 14 mil veículos, mas 20 mil circulam diariamente na cidade

MAIS INFORMAÇÕES
Departamento Municipal de Trânsito de Quixadá
Sertão Central
(88) 3412. 2728



Jornal Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário