Rachel contesta críticas de Osmar Baquit


O deputado Osmar Baquit fez críticas infundadas à prefeitura de Quixadá relacionada à saúde do município.

Na manhã de quinta-feira, 10/12, o deputado Osmar Baquit destacou em Plenário as investigações da Polícia Federal (PF) em prefeituras do interior do Estado. Osmar especulou que a prefeitura de Quixadá deveria ser investigada pela PF, o parlamentar justificou sua fala destacando a reforma do hospital Eudásio Barroso. Osmar criticou ainda a ausência do Programa Saúde da Família em “vários” distritos e acusou a prefeitura de ter demitido o médico do PSF do distrito de Custódio por questões políticos. Osmar disse ainda que a saúde de Quixadá passa por problemas e que 5% dos casos de gripe A no estado do Ceará estão localizados em Quixadá.

A deputada Rachel Marques explicou que o projeto do hospital de Qiuixadá foi orçado em três milhões de reais, que foi depositado apenas uma parcela no valor de R$ 400 mil, e que 80 mil ainda está na conta da prefeitura. Rachel esclareceu que o Ministério da Saúde pediu parecer da vigilância sanitária, que decidiu por uma reformulação do projeto, acrescentando mais um pavimento. “O novo projeto já retornou ao Ministério da Saúde para um novo convênio, quando haverá a ampliação do valor. Foi prestado conta do que foi executado, e não há irregularidade”, avisou.

Sobre o programa PSF a parlamentar destacou que o município dispõe de 17 equipes. Mas, que três distritos estão sem médicos. Nós enfrentamos um problema que não é só nosso, é de todo o país, que é não termos profissionais que se disponham a trabalhar nos interiores. A prefeitura quer contratar, mas falta médicos. Sobre a denuncia que temos o problema que cinco equipes o médico do PSF de Custódio Dr. Sebastião havia sido demitido a parlamentar alertou que o médico solicitou sua saída do programa para fazer uma especialização em analise de tomografia. “Atualmente ele é servidor contratado de Quixadá e faz a análise das tomografias realizadas no município”, explicou Rachel.

Com relação à gripe A, a parlamentar afirmou que só foi confirmado um caso em Quixadá, de um jovem estudante que participou de congresso na UNE, em Brasília e que felizmente não houve óbito.






Rachel Marques


0 comentários:

Postar um comentário