Tucano denuncia excesso de multa

Apoiado na matéria do Diário do Nordeste, os deputados protestaram contra a recomendação de multar em Quixadá

A matéria publicada na edição de ontem do Diário do Nordeste sobre a cota de multas em Quixadá repercutiu, na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. O deputado Osmar Baquit (PSDB), que no dia anterior já havia tratado da questão, sugeriu que a comissão de Defesa do Consumir do Poder Legislativo realize uma audiência pública para debater a questão.

A matéria relatada pelo jornal mostrou que o diretor-superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Quixadá, Antônio Almeida Viana, estabeleceu, durante uma reunião que foi gravada por um dos funcionários, uma meta mensal de 15 multas para cada agente e caso o percentual não fosse alcançado haveria a perda de gratificações como forma de punição.

Osmar Baquit sugeriu que Antônio Almeida Viana seja afastado do cargo e que todas as multas da cidade possam ser revistas. "Há uma decepção generalizada em Quixadá", disse o tucano acrescentando que suas críticas não estão ligadas a questões políticas. "Quem manda inventar multa não passa de um desonesto", concluiu.

O deputado Moésio Loiola (PSDB) defendeu a interferência do Ministério Público Estadual (MPE) nas investigações sobre a cota de multas em Quixadá. "Uma coisa é a multa pedagógica que dá orientação à população, outra coisa é fazer uma espécie de desempenho de multas", ressaltou o parlamentar.

Inovadora

O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) criticou a gestão atual de Quixadá, que tem à frente Rômulo Carneiro (PT), e revelou que a população da cidade "esperava uma administração mais inovadora". "Mas infelizmente há de se convir que em quase um ano ele não tem demonstrado aptidão ou gosto pelo poder", destacou deputado tucano em apoio ao discurso de seu colega de bancada.

Cirilo Pimenta apontou ainda outras questões a serem resolvidas em Quixadá, como a situação do lixão e do matadouro da cidade que precisam ser avaliados. "Eu acho que o prefeito Rômulo vai ter que reorientar o sue planejamento porque caso contrário a população não vai aguentar", pontuou.

Outro aparte de apoio às críticas de Baquit foi do deputado Vasques Landim, hoje filiado ao PR (ontem, oficialmente, a assembleia foi informada da nova filiação de Vasques). O ex-tucano aproveitou o momento para criticar uma outra administração municipal petista, no caso a de Juazeiro do Norte. Exibindo um exemplar de um jornal daquela cidade, Landim destacou a notícia de irregularidades na área de saúde em Juazeiro.

O deputado Osmar Baquit tem no Municízpio de Quixadá sua principal base eleitoral. Ali ele tem como adversário Ilário Marques, atual presidente estadual do PT e ex-prefeito por dois mandatos que conseguiu eleger, nas eleições do ano passado, o seu substituto.

A deputada Rachel Marques (PT), mulher de Ilário, não tratou da questão das multas de trânsito levantada pelo seu adversário, nem outros petistas da bancada do partido.




Fonte: www.diariodonordeste.com.br

0 comentários:

Postar um comentário