Festa em Quixadá nos 139 anos

Quixadá

A tradicional partilha do bolo gigante, na Praça José de Barros, marcou ontem os 139 anos de fundação de Quixadá. A confraternização pública encerrou as comemorações de aniversário, iniciadas no último dia 22, com a escolha da Miss do Município. No início da manhã houve corrida ciclística e de pedestrianismo. A partir das 18 horas, teve apresentações culturais e celebração ecumênica prenunciaramm o ápice da festa. Logo depois, exibição de motos com o grupo Força Máxima e espetáculo musical no estilo preferido pela população, o forró, fechou a programação.

Nos dias anteriores, torneios esportivos, um jantar solidário em prol da restauração da Igreja do Colégio Sagrado Coração de Jesus, promovido por professores e ex-professores, alunos e ex-alunos e as inaugurações do Centro de Referencia e do Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva, foram incluídos nas festividades da Semana do Município. A principal mudança ocorreu com a ausência do desfile institucional e das grandes bandas de forró nas noitadas de shows populares no Centro da cidade.

Dessa vez o principal palco da festa foi o Parque de Vaquejada No Mei do Mato, na entrada da cidade. A prefeitura resolveu inovar e resgatar as pegas de boi esquecidas na última década montando uma pista fixa para os vaqueiramas. A ideia é preservar o hábito dos primeiros colonizadores do “curral das pedras”, como o antigo povoado sertanejo era conhecido por conta da numerosa quantidade de blocos de pedra existentes no seu entorno. Com a iniciativa Quixadá pretende integrar o circuito oficial de disputas.

A novidade agradou principalmente os vaqueiros da terra. O gibão e o chapéu de couro foram encostados, mas o hábito do galope a procura do gado, transformado em esporte, revive e se fortalece com a iniciativa. Apaixonado pela modalidade o corretor de imóveis e Secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, acredita na nova estrutura como incentivo a pratica da modalidade. “Com um parque bem estruturado, os encontros em nossa terra se tornarão mais frequentes. Esse foi o melhor presente a que a nossa terra ganhou no seu aniversário”, ressaltou.

Complementando as comemorações, o Museu Histórico Jacinto de Sousa elaborou uma programação especial, pela passagem dos seus 25 anos. O escritor e pesquisador João Eudes Costa homenageou o relicário municipal com uma crônica. Uma retreta, exposição e exibição de documentários atraíram o público a contemplar e conhecer um pouco mais sobre a história da Terra dos Monólitos, suas tradições e personagens importantes como a escritora Rachel de Queiroz e o próprio escultor, ao qual o museu dedicou-lhe o nome.

Hoje, Quixadá é considerado o maior Centro urbano da região e um dos maiores polos universitários do Estado. Também conta com uma das três maiores usinas de biocombustíveis do Brasil. Com população superior a 80 mil habitantes sua economia é voltada essencialmente ao setor terciário, de comércio e serviços, responsável por mais de 70% do PIB municipal. Um dia já foi considerada terra do Ouro Branco, como o algodão era denominado pelos fazendeiros antes do surgimento do bicudo. Com a praga, grandes e pequenos produtores apostaram na caprinocultura, principal atividade rural.

Situado a 158km de Fortaleza, na mesorregião dos Sertões Cearenses, o município tem o primeiro reservatório público construído no Brasil, o Açude do Cedro, como um de seus principais pontos turísticos. Ao lado da pedra da Galinha Choca, o conjunto paisagístico é um dos mais belos do país e do mundo. O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão desponta como atração religiosa da região. O relevo acidentado, repleto de formações rochosas, ideal à prática de esportes radicais, lhe assegura também o título de terra dos Esportes de Aventura. O X Ceará, torneio internacional de voo livre, realizado há 12 anos, no mês de novembro, é o mais famoso deles.

SAIBA MAIS

Segundo estudiosos, Quixadá é uma palavra derivada de algumas línguas indígenas, mas não há consenso quanto a sua origem. Paulo Nogueira a associa a tribo Tapuia dos Quixaras, também conhecida como Quixadás.

Outro historiador, Thomaz Pompeu Sobrinho, atribui o topônimo a expressão Quichaitá, com a seguinte interpretação: Qui = ponta, Chai = gancho ou torcida e Ita = pedra. Essa definição está relacionada à sua famosa escultura natural, a pedra da Galinha Choca.

Antes de receber o título da ave domesticada, muito popular no Nordeste, o mais exótico monumento da região era conhecido como “Bico da Arara”. Parte do bico não existe mais, Segundo o pesquisador João Eudes Costa, a erosão, ao longo dos anos, foi a responsável pelo desaparecimento.

A primeira escritura pública da região foi a do Mosteiro Beneditino, hoje Casa de Repouso São José, na Serra do Estevão, hoje, distrito de Dom Maurício. Essas terras eram o “Sítio Quixedá”, adquirido por Manuel da Silva Lima, alegando ter descoberto ali dois olhos d’água.

A Freguesia de Quixadá foi criada pela Lei provincial N° 1.305, de 5 de novembro de 1869. O município foi criado em 27 de outubro de 1870, através de outra Lei provincial, de N° 1.347, desmembrando-o de Quixeramobim e sendo elevado à categoria de vila.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Quixadá

(88) 3412 3864

www.quixada.ce.gov.br

E-mail: prefeitura@quixada.ce.gov.br




fonte: www.jornalcentraldenoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário