Hemocentro de Quixadá comemora cinco anos com visita dos vereadores


Os cinco anos do Hemocentro Regional de Quixadá foram comemorados com a visita dos vereadores na manhã de quinta, 10 de setembro. O diretor Apoliano Albuquerque explicou a missão da unidade. “Dedicamos nosso trabalho na coleta e distribuição de sangue para salvar vidas”, disse. Segundo ele, os doadores são os principais protagonistas dessa atividade. “Existem muitos tabus, como, por exemplo, a falsa idéia de que o doador pode contrair alguma doença; no entanto, nossa ação de conscientização está resultando num aumento nas doações”, explicou. Apoliano ainda lembrou que é necessário também captar doadores de medula. O Hemocentro de Quixadá atende a 28 municípios da circunvizinhança, tendo, de acordo com o diretor, uma alta demanda de serviços, em alguns casos, superior a de Fortaleza.

A presidenta Edi Leal (PT) fez um histórico das missões parlamentares explicando que as visitas têm como objetivo uma maior interação dos vereadores com os cidadãos conhecendo de perto sua realidade. “Nessa missão, estamos nos disponibilizando em colaborar com o Hemoce para salvar vidas”, afirmou. O vereador Cí (PSDB), autor do requerimento, lembrou que fez parte da construção do Hemocentro. “É muito importante o Hemoce está alocado em Quixadá e essa conquista foi fruto da articulação do deputado Osmar Baquit”, disse. Os parlamentares Dadá Almeida (PT), Adriana Severo (PV) e Kleber Junior falaram da necessidade de sensibilizar a população para doar sangue e medula. “Precisamos de campanhas permanentes para isso”, defendeu Dadá. Já o vice-presidente Kleber Junior lembrou que, ao doar sangue, além de salvar vidas, o doador passa por uma bateria de exames que receberá gratuitamente em seu domicílio os resultados.

SERVIÇO:
PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO:
Estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, estar bem alimentado e ter documento oficial de identificação com foto.
O Hemocentro de Quixadá funciona de segunda a sexta, das 7 às 17h30min, e nos sábados das 7 às 11h30min na Av. Plácido Castelo, 1558, Centro Telefones: 3445.1006/3445.1010. Site: www.hemoce.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário