
O sertão central destaca-se pelas feiras e exposições de animais. Um exemplo disso foi a I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Território da Cidadania do Sertão Central, acontecida nos dias 7 e 8 de agosto. Para ratificar ainda mais o fato, a partir de amanhã, começa a XXXII Exposição de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (EXPOCECE).
O evento, realizado pela Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), acontece no Parque Valdir do Couto Dinelly e contribui para o desenvolvimento econômico local, sobretudo, porque a produção de ovinos e caprinos representa uma importante alternativa de oferta de carne, leite, pele e derivados, não somente para a população rural, mas também para o mercado das grandes metrópoles.
Os realizadores organizaram um evento diversificado, com destaque para o 1º Encontro da Caprinocultura do Estado, Exposição Nacional das Raças Somalis Brasileira, Morada Nova e Rabo Largo, feira de artesanato da agricultura familiar, concurso de cabras leiteiras da agricultura familiar, fabricação do maior queijo de cabra do nordeste, palestras e shows de forró durante os seis dias da exposição.
A organização espera gerar uma renda em torno de um milhão de reais com as negociações de mercadorias. “Este evento já esta no calendário de Quixadá há 31 anos e atualmente é a sua trigésima segunda edição. Ele ajuda o comércio local, empresas, criadores de fora e do município”, disse a secretária executiva da ACOCECE, Cleonora Cordeiro, que há 15 anos está na organização da EXPOCECE.
De acordo com as edições anteriores espera-se uma participação entre 300 e 400 produtores de tradição, reunindo aproximadamente 6 mil animais e expositores de vários estados do nordeste. Estima-se que mais de 16 mil visitantes passarão pelo Parque Valdir do Couto Dinelly, onde poderão trocar de informações entre produtores, a disseminação de materiais genéticos da mais alta qualidade e a comercialização de produtos, que vão gerar resultados expressivos para o desenvolvimento da economia primária.
“Nós procuramos reforçar a importância socioeconômica da cadeia produtiva da ovinocultura e da caprinocultura no cenário estadual”, comentou o tesoureiro da ACOCECE, Sergio Almeida. A exposição recebe apoio do governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Quixadá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Clube do Berro.
Confira a programação
terca-feira – 18/8
7h/ 17h - Inscrição para julgamento
7h/ 17h - Visitação a feira
17h/ 0h- Zeragem das Cabras para Concurso Leiteiro
quarta-feira – 19/8
6h/ 7h - 1ª. Ordenha
8h/ 17h - Julgamento de animais
8h/ 17h - Resenha para raças necessárias
17h/ 18h - Abertura Oficial
18h/ 19h - 2ª. Ordenha
19h/0h - Shows Culturais
quinta-feira – 20/8
6h/ 7h - 3ª. Ordenha
8h/ 17h - Julgamento dos Animais
10h/ 11h - Palestra: Beneficiamento de carne de ovinos e caprinos
7h/ 22h - Visitação a Feira
8h/ 22h - Exposição de Artesanato da Agricultura Familiar
18h/ 19h - 4ª. Ordenha
20h/ 0h - Forró Pé de Serra
sexta-feira – 21/8
6h/ 7h - 5ª. Ordenha
8h/ 22h - Visitação a feira
8h/ 17h- Julgamento de Animais, Credenciamento para Leilão, Exposição de Artesanato da Agricultura Familiar
10h/ 11h - Palestra: As ações de Crédito do PRONAF para a Agricultura Familiar
18h/ 19h - 6ª. E última Ordenha
20h/ 22h - Bingo Fechado
22h/ 2h - Forró Pé de Serra
sábado – 22/8
6h/7h - Fabricação do Maior Queijo de Cabra do Nordeste
8h/ 22h - Visitação a feira
8h/ 17h - Julgamento de Animais
8h/ 12h - Credenciamento para Leilão
10h/ 11h - Palestra: Desenvolvimento e Tendências da Caprinocultura Leiteira
14h/ 18h – Leilão
14h/ 20h - Degustação do Maior Queijo de Cabra do Nordeste
18h/ 19h - Entrega da Premiação
19h/ 20h - Desfile da Garota Berro
20h/ 0h - Forró Pé de Serra
domingo – 23/8
8h/17h - Visitação a feira
17h - Encerramento
Fonte:www.quixada.ce.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário