Cavalgadas reúnem devotos de São José


Cavaleiros, amazonas e crianças reverenciam padroeiro com tradicional marcha religiosa em Quixadá e Sobral

Quixadá. Dezenas de cavaleiros, amazonas e crianças despontaram pelo chão sertanejo na tradicional cavalgada do Custódio. A marcha a trote chegou ao seu quarto ano consecutivo reverenciando São José, padroeiro do Ceará e da pacata comunidade rural situada a 23km do Centro de Quixadá. Pela primeira vez, grupos de localidades e municípios vizinhos seguiram o cortejo religioso sob chuva. Para todos, sinal de bom inverno nos dias que antecedem a data dedicada ao Santo protetor, 19 de março.

Este ano a cavalgada teve o seu percurso ampliado em mais 10km. Foi realizada em dois turnos. Na manhã do último sábado, os visitantes se concentraram diante da Igreja Matriz da cidade. Seguiram dali até a Serra do Padre, onde, no início da tarde, ocorre a concentração dos cavaleiros para o cortejo final. Chegaram à capelinha do Custódio quando já estava escurecendo. No caminho, muita festa e saudação a quem assiste o desfile religioso.

Na chegada, os participantes foram recebidos pelas missionárias da igrejinha, que se prepara para completar seu primeiro centenário. Em seguida, receberam a benção divina e se concentraram para um momento de oração pedindo proteção para seus animais e para o povo sertanejo.

E se a festa já era bonita com tanta gente em montaria, o tempo nublado e a chuva fina molhando o caminho era certeza de prece atendida. Um motivo a mais para levantar as mãos para o céu e gritar: “Viva São José! Viva São José!”

E não eram somente os adultos a participarem do passeio. Este ano muitos adolescentes e crianças acompanharam os pais. Fábio Martins de Sousa tem apenas 7 anos. Mariana Pinheiro Pacheco acaba de completar 12 anos. Não escondiam a empolgação na primeira cavalgada de suas vidas. Aprenderam que montar numa sela é mais seguro que subir na garupa de uma motocicleta. Pretendem voltar nos próximos anos.

Segundo os organizadores, além da religiosidade, a caminhada objetiva preservar um costume sertanejo, o passeio montado pelas estradas do lugar. Para assegurar o antigo hábito, a partir de sua quarta edição o evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e turismo.

Zona norte

Já em Sobral, todos os anos, devotos de São José se juntam no sábado que antecede ao dia 19 de março, e saem em marcha religiosa pelas estradas que ligam São José do Torto, Pedra de Fogo, Rafael Arruda e de novo São José do Torto. A caminhada, que acontece há seis anos, foi idealizada por um pequeno grupo de homens e mulheres comandada pelo funcionário público Benevaldo Carvalho Ursulino. Hoje atrai adeptos de toda a região.

Depois de servido o almoço, eles se preparam para alinharem e, debaixo de um sol forte, e sobre o mormaço, se preparam para enfrentar os 20km de lama pela estrada carroçável. À frente, um carro de som anunciando a passagem da caravana. Entre os cavalheiros e as amazonas, pessoas de todas as idades. O empresário Carlos do Calixto, que participa desde a primeira cavalgada, faz questão de levar toda família. “Gosto de participar porque é um momento de fé. Sabemos que tem gente que vem pela diversão, mas faço questão de render as homenagens ao Santo padroeiro”, diz Calixto.

Antes da marcha a galope, uma concentração em frente à capela que tem como padroeiro o Santo homenageado. A chegada na capelinha de São José de Torto aconteceu por volta das 19h. Lá, os participantes da cavalgada foram recebidos pela comunidade. Para marcar o evento, foi celebrada uma missa campal. As homenagens ao padroeiro do Ceará e do distrito sobralense segue até o próximo dia 19, quando acontece uma procissão pelas ruas estreitas da localidade.

A “Cavalgada de São José do Torto” chegou ao seu sexto ano consecutivo atraindo um número cada vez maior de participantes. Os organizadores calculam que pelo menos 300 pessoas se inscreveram para participar. Presença no passeio, não só o humilde lavrador, mas pessoas amantes desse esporte. São pessoas de Sobral, Cariré, Frecheirinha, Varjota, Mucambo, entre outros. “Faço questão de estar aqui todos os anos. A cavalgada me fascina assim como a vaquejada”, descreve Francisco Moura, um dos mais animados. O evento conta com apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Juventude de Sobral.

ENQUETE

Qual a importância da Cavalgada de São José?

Paulo Henrique da Silva
21 ANOS
Agricultor

"Quem carrega o sangue sertanejo na veia não pode deixar de participar de um passeio como este"

José Alberto Lopes (Cazuza)
72 ANOS
Agricultor

"Uma coisa tão bela como esta é a certeza de que nossos cavaleiros continuarão galopando por muitas décadas"

Ana Kelly da Silva Maciel
7 ANOS
Estudante

"Aprendi com minha família a criar gosto por tudo que é do sertão. Passear de cavalo é como andar de bicicleta"

DEVOÇÃO

Catarina realiza festejos para homenagear o seu padroeiro

Catarina. Quem também realizou festejos neste fim de semana (iniciados no último dia 10, cuja programação se estenderá até o dia 19), em homenagem a São José, foi a população deste município. Os moradores realizam uma série de atividades, sempre envolvendo a fé, quando diariamente cerca de duas mil pessoas participam de uma caminhada que inicia às 5 horas, passando por diversas ruas da cidade. São feitas diversas paradas para orações e é realizada uma missa no local onde a imagem do Santo ficará durante aquele dia. À tarde há uma nova caminhada para apanhar São José e todos seguem até a Igreja Matriz, onde há uma nova missa e a quermesse.

Durante os dez dias de festa, é montada uma feira ao redor da Praça da Matriz, onde são comercializadas confecções, artesanato, objetos sacros, alimentação, dentre outros produtos, movimentando também a economia da cidade. A Festa de São José em Catarina atrai centenas de pessoas residentes em municípios vizinhos. Inclusive, quem nasceu ali e foi morar em outros Estados, deixa para tirar férias no mês de março, para poder participar dessas comemorações. “O tema da nossa festa, este ano, é: ‘São José e a cultura da paz’. Algo muito importante nos dias atuais, pois é preciso valorizar a paz entre todos”, explicou o prefeito de Catarina, Jefferson Paes de Andrade Rodrigues.

E na próxima quinta-feira será celebrada uma missa pelo padre Afonso Queiroga, pároco de Catarina, juntamente com o novo bispo de Iguatu, João José da Costa. Esta será a primeira vez que ele visitará Catarina.

Parceria

Nos dez dias que se realizam os festejos em homenagem a São José, além do poder público, diversas entidades, a sociedade civil organizada e a população participam ativamente de todas as atividades. “Esta tradicional festa conta com o apoio incondicional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, bem como da Ação Social e Empreendedorismo, Saúde, e outros órgãos”, disse o secretário de Cultura, Ari Cosmo de Oliveira.

ALEX PIMENTEL/ WILSON GOMES
Colaboradores

Mais informações:

Prefeitura do município de Quixadá
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
(88) 3414.4073

0 comentários:

Postar um comentário