POLÍTICA- Rachel Marques quer instituir o Dia Estadual do Sistema Braille

Projeto de lei de autoria da deputada Rachel Marques (PT) pretende instituir o Dia Estadual do Sistema Braille, a ser comemorado, anualmente, no dia 04 de janeiro. A proposição foi lida durante o expediente desta quarta-feira (04/02) da Assembléia Legislativa.

No projeto, Rachel justifica que neste ano se comemora o bicentenário de nascimento de Louis Braille, “aquele que foi, sem dúvida, o maior benfeitor das pessoas cegas de todo o mundo”. “O projeto promove em nosso Estado a oportunidade de incentivar as organizações a inserir cada vez mais as pessoas cegas à sua plena integração na sociedade”, ressalta.

A deputada destaca que a comemoração do Dia Estadual do Sistema Braille vai contribuir para a criação de fóruns de discussão sobre educação, profissionalização e inserção social do deficiente visual, que busquem mecanismos para o desenvolvimento intelectual, profissional e social do cego no País.

Segundo ela, organizações e pessoas cegas de todo o mundo estão promovendo homenagens em 2009 para celebrar o bicentenário de Braille, incentivadas pela União Mundial de Cegos (UMC). De acordo com a petista, a UMC representa hoje em dia 180 milhões de pessoas de 600 organizações, distribuídas em 158 países, associada a uma comissão constituída na França.

Louis Braille nasceu no dia 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, na França. Aos três anos de idade, contraiu a cegueira total ao ferir o olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda de seu pai, que era fabricante de arreios e selas. Ao longo de sua vida desenvolveu e aperfeiçoou um novo código de leitura para cegos, que recebeu o nome de Braille.

O Braille é formado por um código de sessenta e três sinais, que toma por base a combinação de seis pontos em relevo, constituídos de valores simbólicos, que possibilitam ao cego o acesso às diversas áreas do conhecimento humano.

0 comentários:

Postar um comentário