Lei que estabelece normas sobre qualidade da água é tema de palestra

Palestra sobre qualidade da água foi dirigida principalmente a alunos de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Quixadá

“Muitas vezes a água consumida pelo homem é límpida e gostosa, mas pode não ser potável, por sua fonte estar perto de uma fossa ou um cemitério”, afirmou Marlon Vieira de Lima, professor de Química do Instituto Federal do Ceará/Campus Fortaleza, em palestra realizada no dia 12 sobre a qualidade da água para o consumo humano, no Campus Quixadá. Marlon baseou-se em sua palestra na portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. Esta lei federal estabelece normas gerais de controle e vigilância da qualidade da água consumida pelo homem, orientando às instituições fornecedoras de água, o poder público e à população sobre o que fazer para que a água consumida seja de qualidade.

A portaria determina que a água para consumo humano deve ter parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos que atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.

A palestra foi ministrada principalmente a estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Quixadá. Para Marlon, discussões sobre a qualidade da água fornecem “subsídio para trabalhar, em sala de aula, os conceitos e critérios, que devem ser considerados para se discutir a questão da qualidade de água para consumo humano, tendo sempre em vista, as implicações desses conceitos e critérios para a qualidade de vida
das pessoas.”

“Acho muito importante essa palestra para saber como funciona o tratamento de água e o que podemos fazer para assegurar a pureza dela”, declarou a estudante Andresa Nascimento, 19, estudante do 1° semestre de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Quixadá. Para o estudante do 1° semestre do mesmo curso do Campus Quixadá, “é muito importante saber sobre a qualidade da água para melhorar a qualidade de vida, pois muitas doenças são provenientes da má qualidade da água.”

Para o Diretor Geral do IFCE/Campus Quixadá, Aristides de Souza Neto, a palestra do professor Marlon é importante para a divulgação de como se fazer o uso racional e sobre as formas de tratamento da água. “A seca é um fenômeno natural que tem registro histórico no Nordeste brasileiro. Ainda não se encontrou uma solução definitiva para solucionar o problema da escassez de água. Mesmo assim, ainda não se tem a cultura do uso racional desta. Por isso, considero de muita importância a iniciativa de difundir os meios de tratamento e uso racional do precioso líquido”, declarou Aristides.

Marlon Vieira é especialista em Tratamento de Águas Residuárias e de Mananciais (CEFETCE), professor do IFCE/Campus Fortaleza, e Supervisor do Controle de Qualidade de Água da CAGECE.

Serviço:

Portaria do Ministério da Saúde 518/2004

(Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_518_2004.pdf)

Para dúvidas e informações: marlon@ifce.edu.br

Edson Costa (RP CE 02112 JP) Assessor de imprensa/Campus Quixadá

Cel. 8862-2370/e-mail: edsoncosta@ifce.edu.br

Telefone Coordenação Comunicação Social/Campus Fortaleza: 3307-3626/3692

0 comentários:

Postar um comentário