Ladrões levam 200 quilos de dinamite em Quixadá


O município de Quixadá (168 quilômetros de Fortaleza) foi palco de mais uma ação ousada na madrugada de ontem. Pelo menos quatro ladrões usando máscaras renderam o vigia do depósito e levaram mais de 200 quilos de dinamite, além de 300 espoletas e mais de 3 mil metros de fios para acionar o explosivo à distância. O material estava nos paióis da empresa Marsilop, encarregada de realizar obras de saneamento no município. No depoimento que prestou à Polícia, o vigia disse que os ladrões mandaram um aviso à Polícia: eles iriam utilizar o material para praticar roubos a bancos. “No início, pensei que fosse brincadeira quando um deles chegou armado com uma pistola na mão apontando para minha cabeça. Mas aí chegaram os outros”, disse o vigilante, cujo o nome O POVO opta por não divulgar.

Na fuga, os ladrões deixaram ao lado da cerca a caixa com espoletas, luvas e uma máscara de Carnaval. O roubo dos explosivos acontece menos de 48 horas depois do assalto à agência do Banco do Brasil de Quixadá. Ladrões, utilizando explosivos e picaretas, escavaram túneis que saíam de um lava-jato a dois quarteirões do banco, utilizaram parte da galeria pluvial da cidade para facilitar o serviço de chegar aos cofres da instituição, de onde levaram uma quantia ainda não divulgada pelo banco. A Polícia ainda não possui pistas dos assaltantes do banco e dos explosivos.

Mesmo com a presença de policiais federais no município, e do reforço no policiamento por conta do assalto ao banco, os ladrões levaram a carga de dinamite. Ontem, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) foram ao município para investigar o roubo aos explosivos. Um policial civil, que não se quis identificar, não confirmou que a dinamite e os outros materiais tenham ligações com o assalto à agência bancária. Ele disse que ainda dependeriam de investigações.

De acordo com um especialista em explosivos do Exército, que não se quis identificar, os 200 quilos de dinamite possuem um alto poder destrutivo. “Dá para derrubar um prédio se quiser, colocando a dinamite nas bases. Ela é um explosivo muito poderoso, muito utilizado por pedreiras para destruir as pedras”, diz. Quando explode, gera muita pressão nos objetos que estão ao seu redor, estilhaçando-os. Para adquirir dinamite, a empresa precisa ter uma autorização da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército. A licença passa por uma vistoria do local onde o material ficará acondicionado, além de cuidados com o transporte.

Desde a descoberta do assalto ao banco, a vendedora Luciana Cavalcante, 30, passa ao lado da rua do banco. Quer saber o que há de novidades sobre o assunto. Ontem à tarde, ela se juntou a mais de uma dezena de curiosos que estavam vendo os trabalhos de fechamento do buraco que ligou a galeria de esgoto ao cofre do banco, de mais de dois metros de profundidade. O local estava sendo fechado com areia e cimento.

E-MAIS

> O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, diz que não é de agora que os criminosos cearenses estão se especializando e que isso foi demonstrado durante o furto ao Banco Central. Ele acrescenta que a segurança dos bancos é de responsabilidade das instituições que têm de zelar pelo seu patrimônio. "A Polícia Militar faz a sua parte."

> Monteiro acrescenta que a perícia, que tem a cooperação da Polícia Federal, está investigando se o furto à agência do BB, em Quixadá, na última segunda-feira, segue a mesma modalidade de operação da registrada no BC.

COMO ACONTECEU
1.
Homens encapuzados rendem o vigia do paiol e entram.

2. Levam 200 kg de dinamite e 300 espoletas e cordel detonador

3. O vigia consegue se libertar e pede ajuda a fazendeiros.

0 comentários:

Postar um comentário