Petistas debatem importância da aliança nacional em Quixadá

O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), profere palestra nesta quinta-feira (13), às 19h, em Quixadá, no Sertão Central cearense. Ao lado do presidente municipal do PT, Ilário Marques, dos deputados estaduais Dedé Teixeira, Camilo Santana e Rachel Marques, e do presidente do PT Ceará, Guimarães aborda o tema "A Importância da Unidade da Base Aliada para Reeleição da Presidenta Dilma" durante o ato comemorativo dos 34 anos de história do Partido dos Trabalhadores.

Em meio a indefinição sobre as possíveis candidaturas ao Governo do Ceará e a divulgação da última pesquisa Vox Populi, a ala majoritária do PT vem defendendo a aliança com Pros e PMDB como estratégia para garantir uma margem de 2 milhões para presidente Dilma Rousseff no Estado. A avaliação é que o Nordeste precisa ser protagonistana reeleição da presidente e que os estados de Pernambuco e Bahia não repetirão as mesmas votações de 2010.

"Essa aliança não é uma coisa estranha. E nós, do PT, temos que evitar o isolamento do PT. Se o PT lança isolado candidatura própria para governador, como é que fica a nossa chapa para deputados estaduais e federais?", questiona.

Candidaturas proporcionais

Pelas regras atuais, é mais fácil um partido eleger deputadosfederais e estaduais estando coligado com outras legendas que tenham chances de alcançar expressiva votação. Um exemplo disso é a comparação entre o número de candidatos eleitos pelo PT para deputado federal e estadual em 2002 e 2006. No primeiro ano, o partido lançou candidatura a governador coligado com PC do B, PL, PMN e PCB e elegeu apenas dois deputados federais e quatro estaduais.

A partir de 2006, com a coligação PT-PMDB-PSB na cabeça de chapa, o PT dobrou o número de deputados federais e manteve as mesmas quatro vagas na Assembleia Legislativa.

Estratégia nacional 

Com 89 deputados federais, o PT detêm a maior bancada partidária na Câmara dos Deputados e é a segunda maior no Senado Federal. Para disputar hegemonia no Congresso Nacional, o partido estuda lançar candidaturas a governador em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí e, nos demais estados, lançar candidaturas competitivas ao Senado Federal.

Na Casa Revisora, o partido detêm apenas 12 parlamentares, contra 11 do PSDB e 3 do DEM. Somente o PMDB detém 21 cadeiras no Senado. A quarta bancada partidária no Senado Federal é do PTB, com 7 senadores. Em 2014, estarão em disputa 1/3 vagas das vagas do Senado Federal.

Com informações da Assessoria do deputado Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário