Câmara de Quixadá realiza audiência pública para tratar sobre a saúde do município

43y3y
Foto: Mesa diretora da Câmara Quixadá
Na manhã desta quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de Quixadá  realizou uma audiência pública onde foi tratado sobre a Saúde Pública do município.

A audiência proposta pelo presidente da casa, Pedro Baquit, prevê discutir e obter esclarecimentos a cerca de possíveis irregularidades além de saber também o porque do mal funcionamento da saúde no município, já que é grande o número de reclamações dos usuários do sistema, principalmente por falta de medicamentos e de alguns exames básicos. Alguns sites de Quixadá chegaram a afirmar que a proposta de audiência feita por Pedro, seria uma forma de repúdio pela exoneração da ex-secretária, Dra. Aída Magalhães, que é uma das aliadas do Deputado Osmar Baquit, tio do presidente da Câmara.

Em falas iniciais os vereadores, principalmente os de oposição criticaram arduamente a saúde de Quixadá. Alguns parlamentares cobraram da nova secretária o relatório da folha de pagamento pago pela Cooperativa de Saúde responsável pelo pagamento dos profissionais da saúde do município. Em sua fala o vereador Audênio Moraes chegou a sugerir o fim do contrato da administração com a Cooperativa de Saúde.

Já o vereador Higo Carlos em sua fala na tribuna da Câmara cobrou a volta dos médicos que deixaram de trabalhar em Quixadá, instalação imediata da CPI da saúde, reunião da nova secretária de saúde com os agentes comunitários de saúde, e como o seu colega Audênio, pediu o fim do contrato com a cooperativa Dinâmica além da abertura de auditoria na pasta da saúde.

NOVA SECRETÁRIA

Na última terça-feira,11, foi apresentada a população a nova secretária de saúde  de Quixadá, Nerilene Neri, que assumiu a pasta após a exoneração da então secretária, Dra. Aída Magalhães.

Nerilene é a quarta pessoa a assumir a pasta da saúde no município. Além da Dra. Aída Magalhães já passaram pela mesma pasta o médico Dr. Ricardo Silveira e a enfermeira Lívia Mara Bezerra.

A nova secretária assim como seus antecessores, tem pela frente um grande desafio que é de colocar pra funcionar de forma correta a saúde da cidade de Quixadá. A população está ansiosa e esperançosa de que dessa vez o prefeito João Hudson tenha acertado na escolha.


CAOS NA SAÚDE

As sucessivas reclamações da população pela falta de medicamentos, exames básicos, mal atendimento as gestantes entre outros atendimentos básicos, leva constantemente os vereadores de Quixadá a cobrarem da gestão pública como também da secretaria de saúde explicações a respeito do mal funcionamento do sistema de saúde do município. O problema é que nem sempre os edis são atendidos e por várias vezes o prefeito e alguns secretários se negaram a ir a casa sem nenhuma justificativa.

Na manhã desta quinta-feira, 13, a TV Record exibiu matéria em seu telejornal matutino FALA BRASIL, onde denuncia que pacientes do Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso estariam sendo obrigados a comprarem medicamentos necessários para se tratarem e até mesmo  a comprarem gesso.

Veja o vídeo da matéria:
























--Matéria em Construção--



0 comentários:

Postar um comentário