Quixadá consulta moradores para definir implantação de Zona Azul


Departamento Municipal de Trânsito lançou proposta e aguarda opinião de motoristas e pedestres

Quixadá. Quase um ano após a discussão sobre estacionamentos para o Centro de Quixadá, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) volta a buscar alternativas para solucionar o problema. A meta é a implantação de um sistema de estacionamento rotativo, conhecido popularmente por Zona Azul. Mas antes, o DMT pretende ouvir sugestões e a opinião da população antes de utilizar o modelo aplicado em muitos centros urbanos. "O público terá até o dia 4 de março para apresentar sugestões", explicou o superintendente do DMT, Flares Ferreira.

Considerado um "caos", o trânsito da cidade aguarda melhorias


Para solucionar o "caos" no trânsito desta cidade, como o superintendente do DMT se referiu através da circular emitida para a imprensa local acerca de estacionamentos públicos, logo após o prazo disponibilizado para a manifestação popular, algumas ruas e avenidas, na área comercial de Quixadá, passarão a ter sentido único. Nelas serão criadas vagas transversais de estacionamento.

Com as mudanças, o órgão municipal de trânsito pretende criar 254 novas vagas, tomando como base camionetas de cabine dupla com portas abertas, chegando a 2,50m de largura.

A mudança deverá afetar o entorno da Praça da Catedral, principal ponto de desembarque e embarque de quem se desloca dos distritos, inclusive de cidades vizinhas, para realizar compras no Centro desta cidade. Os veículos de carga e transportes de alunos, tanto ônibus como paus-de-arara, não poderão mais ficar estacionados nas portas, ou próximos das escolas. Após o desembarque dos estudantes, os transportes escolares deverão seguir para estacionamentos criados especificamente para aguardarem o termino das aulas, quando poderão retornar para apanhar os passageiros.

A proposta começou a ser divulgada nas emissoras da cidade. Nas ruas, ainda pouca gente está sabendo a respeito das mudanças. Recordaram apenas da redução do tamanho de algumas praças e a abertura de vias onde atualmente existem calçadões, para criar mais estacionamentos, para automóveis e motos. A Praça da José Linhares da Páscoa, mais conhecida como Praça da Igreja Matriz, teria suas laterais reduzidas. A divulgação havia sido feita em março do ano passado, pelo ex-superintendente do DMT, Carlos Bruno Tomé Amorim.

Os serviços deveriam começar até o início do segundo semestre de 2013. Surgiriam pelo menos 100 vagas a mais para os carros e cerca de 300 para as motocicletas. No projeto, também estava prevista a instalação de parquímetros. Os equipamentos poderiam solucionar o problema do estacionamento rotativo. O valor cobrado pela hora deveria ser de R$ 1,50. A proposta ainda estava em estudo, conforme explicou o ex-superintendente do DMT. Mas as mudanças pretendidas provocaram discussão entre os vereadores e não foram aprovadas.

Agora, a polêmica continua. Alguns são favoráveis a criação dos novos estacionamentos, principalmente os comerciantes. Devem atrair mais clientes às compras. Todavia, não será coerente transferir os transportes coletivos, caminhões e ônibus, para áreas distantes do Centro, onde estão situadas as lojas e os mercadinhos. "Após as compras, as mercadorias são levadas em carrinhos até os ônibus e caminhões. Todos costumam sair entre 11h30 e meio-dia", explicou Gilson Fernandes, proprietário de um mercadinho.

Na opinião de outro comerciante, Jorge Luiz Lobo, as ruas devem estar livres para o trânsito e também deve haver estacionamento rotativo para os clientes. Com disciplina dos motoristas e motociclistas as novas propostas realmente podem solucionar o problema. Ele ainda sugere a desobstrução de um quarteirão usado atualmente pelo comércio ambulante, ao lado da Caixa Econômica Federal. Além de ajudar a desafogar o tráfego, ainda haverá mais vagas para automóveis como motocicletas.

A dona-de-casa Eunice de Lima Alves viaja com frequência de Ibaretama para Quixadá em carro fretado. O caminhão pau-de-arara estaciona na praça da Igreja Matriz. Juntamente com dezenas de caminhões e ônibus de outras localidades acabam superlotando a praça. Ela apoia a proposta da mudança de estacionamento para outro local, onde não atrapalhe o trânsito, principalmente dos pedestres. Mas ressalta ser necessário um local para os passageiros embarcarem e desembarcarem na praça. "No início pode ter reclamação mas se melhorar, vão entender", diz.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

ENQUETE
Como melhorar o trânsito?

"Para solucionar os problemas no trânsito daqui da cidade não adianta somente criar novos estacionamentos, criar mais vagas para os carros. É preciso muito mais, como disciplinar o trânsito realmente".

Jorge Luiz Bezerra Lobo
Comerciante

"Eu concordo com a transferência dos carros de horário, que transportam passageiros, no trânsito feito nas entradas da cidade. Quando a gente terminar as compras, eles passam para nos apanhar".

Eunice de Lima Alves
Agricultora

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