Plataforma afunda e deixa Quixadá sem água

FOTO: ALEX PIMENTEL

A população de Quixadá, considerada a maior cidade do Centro do Estado, com mais de 80 mil habitantes, passou o fim de semana sem água. Segundo moradores do distrito de Tapuiará, onde está situado o açude Pedras Brancas, de onde é captada a água para abastecimento da área urbana de Quixadá, a plataforma de bombeamento da água afundou na última sexta-feira, 17, provocando a paralisação do fornecimento na cidade.

Conforme a central de atendimento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) o problema foi solucionado na manhã deste domingo. A paralisação havia ocorrido em razão de manutenção no sistema de abastecimento. Mais detalhes não foram informados. Apesar do açude estar atualmente apenas com pouco mais de 26% de sua capacidade, não se trata de racionamento, ressaltou a funcionária.

Mesmo assim muitos moradores, principalmente do Campo Novo, do Campo Velho e do Alto São Francisco, alguns dos principais e mais populosos bairros da cidade continuavam reclamando da falta de água. Eles desconfiam do início do racionamento. "A Cagece não divulgou o início do corte no fornecimento de água, para não deixar os consumidores em pânico. Senão todo mundo ia correr para tirar água das torneiras, comentou a dona-de-casa Maria Lúcia Ferreira. Ela mora no Campo Velho.

Os últimos dados do Portal Hidrológico do Ceará, desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), colhidos na noite deste domingo, apontam 112 açude do Ceará com volume inferior a 30%. Apenas um reservatório hídrico tem volume superior a 90%, o Gavião em Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza. Mesmo assim tem capacidade apenas para 53 milhões de m³. O Castanhão, maior açude do Estado, está com 39,29% do seu volume, mas tem capacidade para 6.7 bilhões de m³.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário