QUIXADÁ: Samu começa a atender hoje no município


A partir de hoje a população de Quixadá e região começam usufruir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em Quixadá, serão duas ambulâncias que podem ser acionadas no telefone 0800 023 22 33, com início das atividades o serviço irá desafogar parte dos atendimentos hoje realizados pelas ambulâncias de menor porte do município. Mas quando devemos chamar o serviço do SAMU?

Para responder essa pergunta, a Secretária de Saúde, Aída Magalhães, explica que as emergências atendidas pelo telefone 0800 023 22 33 são: dor de aparecimento súbito; situação de intoxicação e envenenamento; queimaduras graves; trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; queda acidental; crises convulsivas, acidente de trânsito com atropelamento, traumas, perda da consciência e sangramentos. 

Como funciona

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 0800 023 22 33. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

24 horas

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

Em caso de acidente, não mova a vítima, ligue e espere a equipe especializada do SAMU chegar ao local.

Evite passar trotes, pois, além de ser crime, sua diversão pode custar vidas.


Informações: Sec. da Saúde de Quixadá

0 comentários:

Postar um comentário