CORRUPÇÃO: Cidades do Ceará são destaques do Profissão Repórter da GLOBO

O Ceará faz prisões na fase de investigação, mas não consegue condenações, cumpriu só 41% da meta, abaixo da média nacional 53%.

O Ceará é o estado que mais prendeu pessoas por corrupção no Brasil. De acordo com o DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, foram 820 no ano passado.

O número é bem superior ao dos outros estados. Minas Gerais, por exemplo, registrou 123 pessoas presas por corrupção em 2012, no Rio de Janeiro, 131. A Bahia prendeu somente 11. Quatro estados fizeram menos do que cinco prisões por corrupção: Roraima, Piauí e Rio Grande do Norte, três prisões e Sergipe zero.

Atualmente a prefeitura de Ibaretama é investigada por comprar combustível super faturado para o transporte escolar, mas a cidade ficou famosa por outro caso de corrupção em 2010. Em um cartório foi reconhecida firma de um acordo de corrupção.

No documento consta que seria repassado mensalmente, a quatro vereadores, R$ 4.500 se elegessem João Vieira Picanço como presidente da câmara. O documento também selava a promessa de que um dos vereadores seria eleito o próximo presiente da câmara. Os vereadores negam que tenham assinado o acordo.

Já em Quixadá, a reportagem abordou as operações miragem I e II, deflagradas no município, para investigar possíveis casos de corrupção na celebração de licitações.


Assista a íntegra do programa: Parte 1 e Parte 2

0 comentários:

Postar um comentário