PERDENDO A BASE > Nove partidos deixam a base aliada de Dilma

Linha de frente de apoio ao governo, que já foi formada por 17 partidos, como PR, PSD e PSB, agora só abriga petistas e remanescentes de outras sete legendas. Presidente reencontrará nesta semana a base parlamentar mais indisciplinada que um presidente já contou desde a volta das eleições diretas para presidente, em 1989
A fragilidade apontada por parlamentares na articulação política do governo Dilma Rousseff resultou, em seu terceiro ano como presidente, na perda de apoio de ao menos nove partidos. Hoje o núcleo duro, aqueles que votam com o governo ao menos 90% das vezes - abriga apenas petistas e remanescentes de outras sete legendas.
De 306 integrantes em 2011, de um total de 513 deputados, agora a petista pode contar com apenas 101 deputados, segundo informações do Estadão.
Da lista de partidos que abandonaram a linha de frente de apoio ao governo, três são de tamanho médio - PR, PSD e PSB. Os demais têm bancadas de menos de dez integrantes (PMN, PTC, PRTB, PSL, PT do B e PRB).
O PMDB, principal aliado do PT em termos numéricos, tem hoje apenas quatro representantes no núcleo duro - desde o final de 2011, 63 peemedebistas abandonaram o grupo e agora se concentram na faixa dos que votam com o governo entre 60% e 89% das vezes. No PP, a debandada foi de 32 deputados para apenas 2. No PDT, de 16 para 2. No PTB só sobrou um dos 19 fiéis.

0 comentários:

Postar um comentário