FORRÓ DE LUTO > Morre aos 72 anos o sanfoneiro Dominguinhos

O grande sanfoneiro Dominguinhos, morreu na noite dessa terça-feira,23, após ter voltado para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O músico estava internado desde o dia 7 de dezembro, com quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória e teve uma parada cardíaca em janeiro. Ele colocou um marca-passo no tempo em que esteve internado em Recife.
O músico brasileiro ficou internado no Hospital Sírio Libanês desde 13 de janeiro, depois de vir transferido de Pernambuco.
Ainda na manhã desta terça-feira (23), o filho de Dominguinhos, Mauro, revelou ao R7 que o estado de saúde do sanfoneiro, internado havia sete meses, não havia apresentado melhoras.
— A saúde dele não está boa e permanece igual. Quando a gente fala que ele saiu da UTI, as pessoas acham que ele está andando e falando normalmente. Não é assim. A gente fica torcendo, mas infelizmente, tudo continua igual.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOMINGUINHOS
José Domingos de Moraes nasceu no interior de Pernambuco, na cidade de Garanhuns, em 12 de fevereiro de 1941 e Morreu no Dia 23 de Julho de 2013 em SP aos 72 anos, Oriundo de família humilde, seu pai, mestre Chicão, era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas. Dominguinhos interessou-se por música desde cedo, começando a aprender sanfona com seis anos de idade, quando ganhou um pequeno acordeão de oito baixos e chegou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro junto com seus dois irmãos, com quem formava o trio Os Três Pinguins. Praticava o instrumento por horas a fio, e logo tornou-se proficiente nas sanfonas de 48, 80 e 120 baixos, e acabou por tornar-se músico profissional ainda garoto.
Em 1950, aos nove anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga quando tocava na porta do hotel em que este estava hospedado. Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro. Dominguinhos o fez em 1954, então com treze anos de idade, acompanhado do pai e dos dois irmãos, indo morar em Nilópolis. Ao encontrar-se com Luiz Gonzaga no Rio, este deu-lhe de presente uma sanfona e o integrou à sua equipe de músicos, e Dominguinhos passou a fazer shows pelo Brasil e participar de gravações.
Sua reputação como músico e arranjador cresceu e ele aproximou-se de músicos do movimento bossa nova. Fez trabalhos junto a inúmeros músicos de renome, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho eToquinho, e eventualmente acabou por consolidar uma carreira musical própria, englobando gêneros musicais diversos como bossa nova, jazz e pop.

0 comentários:

Postar um comentário