Papa Bento XVI vai renunciar no dia 28 de fevereiro

O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira que o papa Bento XVI
vai renunciar ao posto de líder mundial da Igreja Católica no
próximodia 28 de fevereiro. Ele anunciou em latim a decisão pela
primeira vezdurante uma reunião de cardeais no Vaticano nesta
segunda-feira.
Em comunicado, o Papa disse que tomou a decisão por considerar que sua
condição de saúde já não era adequada para continuar no cargo.
"Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eutive
a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são
mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino", disse o
Papa em comunicado.
A decisão do Papa é uma grande surpresa para a comunidade católica e
para a imprensa mundial, uma vez que, apesar de rumores, não havia
sinaisde que ele estava prestes a renunciar. Na semana passada, um
porta-voz do Vaticano disse que boatos de que Bento XVI renunciaria
eram "criações infundadas de alguns jornalistas".
Bento XVI, 85 anos, se tornou Papa em abril de 2005. Ele substituiu
João Paulo II, que morreu no mesmo mês. Ao contrário do atual
pontífice, João Paulo II permaneceu no posto mesmo doente até sua
morte, aos 92 anos,
O último Somo Pontífice a renunciar foi Gregório XII,em 1415. Um novo
Conclave deve agora ser convocado para que o próximo Papa seja
escolhido.
Bento XVI deveria vir ao Brasil em julho deste ano.Ele participaria da
Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro.

Confira a íntegra do comunicado de Bento XVI:
Queridos irmãos,
Eu convoquei vocês para esse Consistório, não apenas para as três
canonizações, mas também para comunicá-losde uma decisão de
grandeimportância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente
examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as
minhas forças, devido à idade avançada,não são mais ideais para um
adequado exercício doministério Petrino. Eu estou bem consciente de
que esse ministério, devido à sua essencial natureza espiritual, deve
ser realizado não só com palavras e ações, mas não menos com orações
esofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e
agitado por questões de profunda relevância para a vida da fé, de modo
a governar a casa de São Pedro e proclamar o Evangelho, ambas as
forças mental e de corpo são necessárias, forças que em mim nos
últimos meses se deterioraram a um ponto que eu tenho dereconhecer
minha incapacidade para cumpriradequadamente o ministério a mim
confiado. Por esta razão, e totalmente ciente da seriedade do ato, com
toda a liberdade eu declaro que renunciarei ao ministério do Bispo de
Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiado pelos cardeais em 19 de
abril de 2005, de maneira que, a partir das 20h do dia 28 de
fevereiro, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, estará vaga e um Conclave
para eleger o novo Sumo Pontífice deverá ser convocado por aqueles
competentes para isso.
Queridos irmãos, eu os agradeço com muita sinceridade por todo amore
trabalho com o qual vocês apoiaram o meu ministério e peço perdão por
todos os meus defeitos. E agora, confiemos a nossa Santa Igreja aos
cuidados de nosso Supremo Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo, e
implorar que suasagrada Mãe Maria para que ela ajude os Padre Cardeais
com a sua solicitude materna na eleição do novo Sumo Pontífice. Em
relação a minha pessoa, eu desejo também devotadamente servir a Santa
Igreja de Deus no futuro através de uma vida dedicada a orações.


Bento XVI
----
Fonte: Terra

--
Alexandre Silva
Quixadá-Ceará
(88)9209-2547/9632-1724
silvaquixada.blogspot.com
twitter.com/silvaquixada
facebook.com/silvaquixada

0 comentários:

Postar um comentário