União de forças é necessária para melhorar a educação quixadaense, defende secretária Lígia

A Prefeitura e a Câmara devem unir-se na luta por uma educação de qualidade no município. Assim a secretária da educação Lígia Maria se posicionou na audiência pública, realizada na manhã da sexta, 22 de abril, no plenário do legislativo municipal. Ela apresentou a política educacional, a estrutura organizacional, os avanços e as ações desafiadoras da Secretaria. São 64 escolas municipais que agrupam em 14 distritos. O órgão recebeu, em 2009, pouco mais de 19 milhões de recursos do Fundeb. Segundo Lígia, os principais avanços foram:
- A produção de 30% da merenda escolar por 27 agricultores familiares do município;
- A construção da Escola de Campo da California;
- A cessão da Escola Estadual Adolfo Siqueira ao município.

Para 2010, os principais desafios são: tornar a banda de música numa Escola de Música e construir uma sede própria para a Secretária.
O vereador Cí (PSDB) demonstrou sua preocupação com a qualificação dos professores e os atrasos para os prestadores do transporte escolar e para os bolsistas da Banda de Música. Ele ainda denunciou a existência de funcionários “fantasmas” que recebem mais não trabalham e a perseguição ao professor Pedro Luiz. Já César Augusto (PSDB) criticou o fechamento de 14 escolas no Cipó dos Anjos. “Está faltando merenda escolar nos distritos”, completou.

Por sua vez, o vereador Audênio Moraes (PT) parabenizou a secretária principalmente pela reabertura da Escola do Riacho do Meio e a compra da merenda escolar de agricultores familiares. Segundo ele, o principal desafio é motivar os alunos a estudar e qualificar melhor o professor. “Houve uma grande revolução na educação em Quixadá, com pólos educacionais bem estruturados, com laboratórios de informática completos e transporte escolar garantido para todos os alunos”, avaliou Dadá Almeida (PT). A melhora na qualidade da educação de Quixadá foi ressaltada por Ivan Construções (PT). “Ainda temos muito o que fazer, principalmente precisamos aumentar os salários dos professores, mas já avançamos muito”, defendeu. Adriana Severo (PV) reivindicou computadores para a Escola Eleida Castelo Branco no Cipó dos Anjos. José Maria (DEM) elogiou o trabalho da secretária pela educação quixadaenses. “O prefeito Rômulo acertou na escolha de Lígia para ficar a frente da pasta”, defendeu.
 
 
 
Fonte:Site da Câmara 

0 comentários:

Postar um comentário