Leite de Cabra fará parte do Programa Fome Zero no Ceará



A partir da próxima segunda-feira, 400 litros de leite serão entregues diariamente à Usina de Beneficiamento Campo Verde, em Quixeramobim, para de lá seguirem para as escolas públicas.

O presidente da Associação dos Caprinocultores Leiteiros de Quixadá (Acalq), João Alberto e Silva, informou que 26 criadores já aderiram ao programa, e que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) comprará o produto por R$ 1,20/litro.

"Além de surgir como um excelente instrumento para fortalecer a cadeia produtiva do leite especial, o incentivo econômico, com preço estável e justo, assegurando a compra sem a interferência de atravessadores, estimulará os pequenos produtores da região a montarem uma usina de beneficiamento, em sistema de cooperativismo", avalia João Alberto.

João Alberto destaca que a produção do maior queijo de cabra do mundo, com 86 quilos, chamou a atenção do secretário estadual, Camilo Santana, para o potencial da caprinocultura regional.

O assessor técnico da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (SAFDR) de Quixadá, Emanuel Barros Silva, afirma que a ação de adesão dos produtores ao programa é resultado de parceria entre o Banco do Brasil e a secretaria, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Além da garantia de compra do leite, os criadores estão recebendo, ainda, auxílio técnico na área de melhoramento genético, tanto para produção de carne como de leite.


0 comentários:

Postar um comentário