Prefeitura discute reorganização do centro de Quixadá


Na noite da última quinta-feira, 28, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) realizou uma reunião com comerciantes, ambulantes, empresários e o vice-prefeito Airton Buriti para debater a reorganização do centro da sede municipal. O evento começou às 20h com a composição da mesa. Logo, após o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Ítalo Bethoveen, realizou a apresentação da pasta e de projetos que serão implementados neste e nos próximos anos da gestão FelizCidade. Ele comentou ainda sobre as 300 toneladas de entulho oriundas do setor de construção civil e que foram retiradas das ruas. Em seguida, os componentes da mesa deram a sua opinião e incentivaram a participação do público presente, deixando espaço para indicação de ações a serem implementadas no projeto de reorganização do centro da cidade.

Dentre as temáticas debatidas estava o Principio da Acessibilidade Urbana, ou seja, a desobstrução de calçadas e ruas livres. Com essa ação os pedestres terão uma maior tranquilamente para andar pelos logradouros sem sofrer qualquer tipo de acidente. Sobre o assunto o titular da Seduma, Joaquim Neto, lembrou da importância do apoio da sociedade civil e também dos comerciantes. “Há um ano assumi a Secretaria e realizamos, eu e minha equipe, uma pesquisa sobre os pontos irregulares existentes na sede municipal. Contamos mais de 160 pontos desse tipo, o que dificulta o trânsito das pessoas. Como saída para isso temos que buscar conscientizar os donos desses pontos, o que vai possibilitar uma cidade com mais acessibilidade para os pedestres e deficientes físicos. Para que seja um sucesso contamos com o apoio da sociedade civil, sem ela não conseguiremos fazer nada”, alerta o secretário.

A equipe da Seduma apresentou ainda aos presentes e ao presidente da CDL Sergio Costa, ao assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município, José Humberto Torres, ao defensor público do estado Júlio Cesar e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Quixadá (ACIQ), Maria Vilani, um calendário (confira abaixo) que será cumprido e apresentado aos comerciantes que descumprem as orientações do Código de Postura do Município. O vice-prefeito Airton Buriti classificou o projeto como positivo, lembrando os desafios a serem vencidos. “O problema do lixo da cidade é um desafio para os responsáveis pela coleta. Precisamos debater também os problemas gerados pelo trânsito de veículos e é preciso ter massa crítica para discutirmos a poluição sonora”, disse.

Os participantes da reunião deram apoio ao projeto da Seduma. Muitos comerciantes e empresários concordaram que precisam colaborar para o desenvolvimento do município, respeitando o Código de Postura. Entre eles estava o presidente da Associação de Mercadinhos de Quixadá (AMEQ) Anderson Ferreira. Ele garantiu total apoio a Prefeitura. “A rede está muito engajada no projeto de mostrar essa linda cidade, ajudando a acabar com o problema de calçadas ocupadas por mercadorias e mesas. Apoiamos o projeto porque acreditamos que todo tipo de organização beneficia a todos. O crescimento começa a partir da organização. Uma cidade organizada passa a ser conhecida”, comentou o representante da AMEQ.

Calendário de reorganização do centro da cidade

Dia 5 de fevereiro desobstrução das calçadas, com a primeira notificação contendo o prazo de sete dias para retirada de produtos e mercadorias. Não acontecendo isso o comerciante pagará multa e em último caso haverá a cassação do alvará de funcionamento.

Dia 26 inicia a desobstrução das praças


.
FONTE:Prefeitura de Quixadá

0 comentários:

Postar um comentário