Acidentes de moto tem tirado a vida de Quixadaenses




Quixadá. Três mortos. Este foi o saldo de acidentes no trânsito em Quixadá uma semana após a divulgação de melhorias para o tráfego de automotores nesta cidade. Muitos moradores exigem medidas enérgicas no combate às irregularidades, principalmente sobre duas rodas. Estacionamento proibido e avanço de sinal se tornam pequenos problemas quando o fim-de-semana se aproxima. Pegas, motoristas e motociclistas embriagados preocupam a população.

Um adolescente de 14 anos morreu na noite da última sexta-feira, dia 15, quando empinava uma motocicleta na única avenida em boas condições de tráfego da cidade. O trecho, de 860 metros, lembra as pistas de corrida da Fórmula Um.

Doloso

A moto foi retirada do local e está escondida. A polícia trabalha para localizar o veículo e, também, identificar o proprietário. Os responsáveis poderão responder por homicídio doloso, ou seja, quando existe a intenção de matar.

De acordo com a vizinhança, quando a noite chega começam os exibicionismos na Avenida Francisco Pinheiro de Almeida. Além disso, o tráfego fica bloqueado por automóveis estacionados na parte transversal da avenida.

Os rachas seguem madrugada adentro. Sem muito movimento, risco mesmo somente para quem participa das "brincadeiras". No entanto, o perigo está se estendendo para outras áreas da cidade. Muitos preferem realizar as piruetas para plateias, geralmente, diante de lanchonetes ou bares lotados.

Sem fiscalização

Sem fiscalização aos sábados, domingos e feriados, o capacete é dispensado. O número de pilotos embriagados está aumentando e o de acidentes também, comenta o autônomo Francisco Edmilson Maia. Ele afirma já ter assistido a várias acrobacias, onde, na maioria menores, colocam as vidas de pedestres em risco. Para ele, os pais aparentam não se importar com os filhos. "Mas não é justo que os nossos filhos, nossas famílias, também paguem pela irresponsabilidade deles", desabafa.

O superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do município de Quixadá, Almeida Viana, aponta como solução o retorno das blitze, principalmente nos fins de semana. Ele acena para a possibilidade do auxílio de equipes da Polícia Rodoviária Estadual, antiga CPRV, nas operações. A ideia é começar os trabalhos o mais rápido possível. Caso contrário, mais vidas serão perdidas no trânsito da cidade de Quixadá.

Efetivo insuficiente

Viana acrescenta haver dificuldade em relação à fiscalização continuada. O efetivo do Demutran não é suficiente para atender a todas as necessidades.

Abordado sobre o problema, o diretor da 5ª Regional do Departamento Estadual de Trânsito, Edvardes Mendes, informou aguardar orientação do diretor de Fiscalização do órgão para o retorno das equipes à região. Sobre os acidentes, Mendes lamenta e lembra que a segurança no trânsito depende da responsabilidade, educação de todos e o respeito às leis.

No município de Quixadá, conforme ele, não deve ser diferente, caso contrário surgirão mais vítimas, e motoristas e motociclistas serão punidos.

Enquete

Falta consciência

José Erismar da Silveira
57 ANOS
Contador
Os jovens deveriam ter consciência dos riscos que estão causando a si próprios e aos outros, não respeitando o trânsito

Elizimar Lopes da Cunha
49 ANOS
Escriturária
Uma aberração, é como vejo o trânsito na nossa cidade. As pessoas só aprendem quando são punidas

Jackson Perigoso
22 ANOS
Estudante universitário
Eu não concordava com as blitze, mas pelo jeito é a maneira mais eficiente de evitar tragédias e mortes

Mais Informações:
Demutran de Quixadá
(88) 3412.2728
5ª Regional do Detran
(88) 3445.1060

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário