Conselho Tutelar de Quixadá amplia sua sede


Administrar conflitos, ajudar a realizar sonhos, proteger e ensinar os caminhos de um mundo melhor papeis antes exercidos apenas pela família, passou também, apartir do desenvolvimento social, a ser tarefa mantida pelo Estado, sobretudo, com a criação da Lei 8069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. Dentre as instituições comprometidas em defender os direitos e deveres do público infanto-juvenil está o Conselho Tutelar, que, em Quixadá, se destaca por sua atuação.


Os serviços prestados pelo órgão, que chega atender, diariamente, 15 casos de crianças e adolescente em conflitos com a lei, exigiram um espaço mais bem adaptado ao atendimento. Neste mês de novembro, a sede do Conselho Tutelar, que fica no Terminal Rodoviário, passou por uma reforma. O novo ambiente conta, agora, com uma recepção, duas salas com ar-condicionado e um banheiro. As novas adaptações substituíram a antiga, formada por apenas dois vãos. “Neste ano temos muito a comemorar. Estamos com esta nova estrutura, razão pela qual recebemos muitos e-mails, elogiando as novas instalações. Nós estamos felizes também porque fomos contemplados com um carro, doado pela Secretaria do Desenvolvimento Social. Ele vai nos ajudar e muito na realização de visitas nos bairros e nos distritos de nosso município”, comentou a coordenadora Luciene Xavier de Lima, a Bamba, como é carinhosamente conhecida.


O Conselho Tutelar de Quixadá é referência na região. A família, as crianças e os adolescentes quixadaenses recebem o apoio de cinco conselheiros. A atuação de seus membros é acompanhada de perto por representantes de instituições que trabalham com projetos sociais na região sertão central. Na última quinta-feira, dia 26, o pastor Luis Alberto da igreja Jesus Aliança do município de Quixeramobim compareceu a sede do Conselho para parabenizar Bamba e sua equipe pelo trabalho realizado frente ao órgão. Ele coordena a Associação Betel de Apoio a Criança e ao Adolescente, instituição mantida por sua congregação e que atua na área há nove anos. “Nós mantemos uma parceria com o Conselho Tutelar de Quixadá, pois sabemos das dificuldades enfrentadas, mas juntos temos avançado muito”, afirmou o pastor.


Os conselheiros quixadaenses garantem que a próxima bandeira a ser levantada pelo órgão será a da luta por uma casa de apoio aos garotos e garotas envolvidas com o uso e a venda de drogas. “Precisamos deste equipamento. Eles nos ajudaram a diminuir os índices de usuário de drogas e também a minimizar os sofrimentos de crianças e de adolescentes que sofrem nas mãos de alguns malfeitores”, disse Marcos Barroso, conselheiro há cinco anos.


Dentre as estratégias utilizadas para chegar até a casa de garotos e garotas está a realização de visita familiar, principalmente, em bairros onde são identificados casos de exploração de trabalho infantil, exploração sexual, drogadição e situação de vulnerabilidade social. A aproximação com a sociedade também se da por meio da internet. Os internautas podem conferir as ações da instituição no Blog do Acontece.


Serviço:


Conselho Tutelar de Quixadá


Endereço: Terminal Rodoviário


Telefone: (88) 34144663





Fonte:www.quixada.ce.gov.br

3 comentários:

  1. bamba,chegue de surpresa no bairro boto na casa da tania n2275,ela vive agredindo o filho caua e talita os meninos nao esta indo para a escola vive no meio da rua dia e noite e mais na casa vizinha vive maltratando a dona conceicao com palavras e jurando penha na senhora ja de idade que tem problemas de saude(pressao alta,toma remedios controlados)e sem falar que vive jogando pedras na casa da mesma tome uma atitude por favor.agradeço0

    ResponderExcluir
  2. Bamba,chegue de surpresa no distrito cústodio na casa de Antônio Barbosa Costa,na rua estelese,esta casa e o cartorio de cústodio,onde se encontra um homem enjaulado com disturbio mental,com maus tratos,ele e tratado pela sua familia como se fosse um animal em cativeiro.Por favor ajude esse pobre homem que sofre muito.Agradeço.

    ResponderExcluir
  3. LEIA COM ATENÇÃO Bamba,por favor chegue de surpresa no distrito de cústodio na casa de Antônio Barbosa Costa,na rua estelese,esta residência é o cartório de cústodio,seu filho Damião tem desturbios mentais,sua familia o deixa dentro de uma jaula no fundo do quintal,onde ele e mal tratado,por exemplo, não tem uma higienização adequada,a sua alimentação é feita de forma incorreta e o local onde dorme é muito sujo devido as suas fezes e urinas, ele tratado como se fosse um animal em cativeiro. Sua aposentadoria é gastada pela sua irmã para uso próprio e não para ele que necessita de medicamentos e uma melhor condição de moradia. Ele não fala,vive pelado,quando ele sente dor de dente não lhe dão algum remédio,sua comida é colocada em uma vasílha de cachorro e quando sente dor na cabeça fica tacando-a na parede.Por favor ajuda-o imediatamente, ele não merece viver nessas condições, pois nem um animal é tratado como ele é. AGRADEÇO.

    ResponderExcluir