COMBATE ÀS DROGAS - Crianças terminam cursos do Proerd


Quixadá. Hoje, 636 crianças de Quixadá recebem um importante título social, o certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). São meninos e meninas de escolas públicas e particulares da rede de Ensino Fundamental. Durante dez semanas, eles aprenderam a combater as drogas e a violência por meio de uma metodologia especial de conhecimento e convencimento, aplicada por instrutores da Polícia Militar do Ceará. Eles se juntam a outros 120 mil alunos assistidos pelo programa desde a sua implantação no Estado, no ano de 2001.

Em Quixadá, a formação chega como um alívio para muitos pais. Mãe de duas meninas e de um adolescente, a dona-de-casa Maria Lúcia Felício não esconde sua aflição com a "droga maldita", como define o crack. "Se prolifera feito gripe". Ela faz referência à reportagem do Diário do Nordeste sobre o problema na cidade, publicada exatamente há um ano. Enfrentar a "pedrinha" não é fácil. Somente com orientação adequada, ainda pequenos, os filhos aprendem a resistir aos apelos dos traficantes e de viciados, conforme avalia. Pretende pendurar o certificado do Proerd na parede. "Hoje em dia vale mais do que qualquer diploma de faculdade", considera ela.

Instrutor do Proerd em Quixadá, o cabo da Polícia Militar, Cila Rodrigues, sabe da importância de sua missão. Com a cartilha na mão, doada por parceiros do programa, ensinou as 40 lições de resistência às drogas a turmas entusiasmadas e atentas na cidade.

Segundo o coordenador executivo do Proerd no Estado, tenente PM, Messias Mendes, atualmente o programa é levado a 86 municípios do Ceará. Este ano, os 204 instrutores da corporação já visitaram 1,3 mil escolas. Até o fim do período letivo, a solenidade de certificação ainda será realizada a muitas cidades do Interior. No Sertão Central, a próxima será Quixeramobim. A ideia é fortalecer ainda mais a rede social de prevenção.

Mais Informações:
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
(85) 3101.3551
pmceproerd@yahoo.com.br



Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário