Projeto Corredores Digitais chega a Quixadá


Prefeito assina Termo de Cooperação ao projeto (Foto: Edgardo Moraes) Quixadá vem passando por um processo de desenvolvimento continuo. Na manhã de hoje, dia 16 de novembro, o município foi contemplado com o lançamento do Projeto Corredores Digitais. A ação promete propulsionar o desenvolvimento da região Sertão Central na área Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), através das Incubadoras Digitais. Com a iniciativa, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-Ce) e a Prefeitura Municipal de Quixadá vão proporcionar aos jovens quixadaenses, preferencialmente, egressos das escolas públicas, a oportunidade de desenvolver negócios em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Durante o evento, que ac[Photo]onteceu na Câmara Municipal, o prefeito Rômulo Carneiro reforçou a idéia de que o projeto foi implementado para os jovens. “Essa turma será a primeira a ser formada, mas o nosso desejo é de que
outras sejam abertas, sobretudo, por termos a certeza de que o município é um local de exportação do saber. Além disso, novas turmas estimularão a participação da nossa juventude na economia local”, disse ele após assinar o Termo de Cooperação ao projeto.
Vale lembrar que o projeto, já vinha sendo posto em prática na terra dos monólitos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) já havia organizado a prova de seleção para participação do projeto das incubadoras, que vai durar 12 meses. Foram 60 aprovados, mas somente os 20 melhores na próxima fase do projeto é que receberão capacitação em gestão empresarial e apoio à cria
ção de empresas inovadoras. Os participantes, que devem ter idade entre 16 e 29 anos, terão a sua disposição infraestrutura física, cedida pela Prefeitura, serviços de consultoria em gestão administrativa e operacional. Já o suporte técnico aos jovens selecionados para o processo de incubação fica por conta dos agentes monitores, com formação específica em TIC. Durante o período do curso os alunos receberão mensalmente uma bolsa de R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais).
O titular da Secitece, René Barreira, informou que serão investidos cerca de R$ 4 milhões no Corredores Digitais. O projeto funcionará em 10 municípios cearenses. Ele também lembrou a importância do papel social implementado com a iniciativa. “Nós estamos aliando informática e empreendedorismo para ampliarmos o leque de oportunidades [Photo]oferecidas aos nossos jovens e desde já agradeço o empenho do prefeito Rômulo”, comentou o secretário.
A cerimônia de lançamento contou ainda com a participação de autoridades públicas do governo municipal e estadual. Dentre eles destacam-se o diretor-executivo do Sebrae Alci Porto, o coordenador de Tecnologia e Modernização da Secitece Raimir Holanda, o primeiro-secretário da Câmara José Maria Meneses e o agente de articulação do projeto Corredores Digitais em Quixadá, Osmundo Costa.

Fonte → www.quixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário