Prefeitura oferece serviços de saúde na praça da Catedral


Na manhã do dia 13 de novembro os quixadaenses tiveram a oportunidade de realizar exames sem ir ao hospital, bastava comparecer a um dos locais mais movimentados da cidade, a praça da Catedral, onde a Secretaria de Saúde montou tendas para realizar uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate a Diabetes, que foi comemorado no dia 14 de novembro.


A programação foi composta por vários serviços em saúde que buscava identificar possíveis portadores da doença. Os quixadaenses puderam realizar exames de glicemia, verificação de pressão arterial, avaliação física e nutricional, bem como foram informados sobre a diabetes de um modo geral, através da distribuição de material educativo. A preocupação da Secretaria de Saúde se deve por conta do número de pessoas que adquiriram a patologia. A doença é considerada uma pandemia, pois atinge mais em 245 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).


No Ceará o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 380 mil pessoas tenham diabetes, sendo que aproximadamente 2500 estão na terra dos monólitos.. O alerta, da Secretaria de Saúde, está principalmente no fato de que cerca de 56% da população diabética não sabem que têm a doença e também porque 40% dos diabéticos não conseguem realizar o controle adequado da enfermidade. Vale ressaltar que o agravamento da doença pode ocasionar complicações como formigamento nos pés e mãos, problemas renais, impotência sexual, derrame cerebral e infarto. Além disso, o diretor clínico do Hospital Municipal Eudásio Barroso, Marciano Lima, lembra que os portadores da patologia podem perder gradativamente a visão. “A diabete é a principal causa de cegueira não traumática na população ativa. Pelos agravos causados, ela torna-se uma patologia que causa um ônus muito grande, tanto ao sistema público como também a população do nosso país”, comentou o médico.


Os problemas oftalmológicos causados pela diabetes atingem cerca de 4,8 milhões de brasileiros, sendo que 200 mil deles estão diagnosticados no Estado do Ceará. O fato preocupa ainda mais se as pessoas não realizam exames periódicos. Em Quixadá, os interessados em se prevenir, não só do diabetes, mas também de qualquer tipo de doença, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de seu bairro e comparecer todos os anos a campanha realizada pela Secretaria de Saúde do município. “Este é o quarto ano da campanha desde a implantação do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão de Quixadá. Ela é o canal que utilizamos para conscientizar as pessoas do diagnostico precoce e do tratamento correto da doença”, finalizou Marciano Lima.







0 comentários:

Postar um comentário