DINHEIRO PÚBLICO - Programa da CGU chega ao Sertão


Quixadá. A Controladoria-Geral da União (CGU) chega ao Sertão Central com o programa "Olho Vivo no Dinheiro Público". Quixadá é o sexto município do Ceará a receber o curso especial promovido em parceria com o Tribunal de Contras dos Municípios (TCM/CE) e Controladoria e Ouvidoria Geral, do Estado do Ceará (CGE/CE).

Representantes de Conselhos da Educação, Saúde e Assistência Social de Quixadá e outros 12 municípios participam hoje e amanhã, no Seminário Diocesano Pio XII, de oficinas votadas a construção coletiva de conceitos, consultas públicas, estudos de casos, dramatização e, também, análise do campo de força.

Incentivo

O objetivo do programa é incentivar o cidadão a participar do controle social, acompanhando a aplicação dos recursos públicos oriundos do tesouro nacional. Além dos conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos, professores e alunos também são incentivados pela CGU a participarem do programa. Aprendem o quanto é importante a transparência na administração pública, a responsabilidade e o cumprimento dos dispositivos legais. O programa contará com 140 participantes da região Centro do Estado.

A abertura oficial do programa estava prevista para o início da tarde de ontem, no auditório do Seminário Diocesano de Quixadá. Após a premiação do concurso de cartazes promovido pela CGU, estava prevista palestra do conselheiro presidente do TCM do Ceará, Ernesto Sabóia. "Portais da Transparência" foi o tema escolhido. Na noite anterior, dia 17, oito grupos de teatro tinham participado de um festival de esquetes organizado pela Fundação Cultural de Quixadá, iniciativa pioneira desde o início do "Olho Vivo no Dinheiro Público" no Estado, em 2005. O programa surgiu no Brasil em setembro de 2003.

Hoje, o chefe de Divisão da CGU Regional, Otoniel Alves de Oliveira, abordará o tema "O cidadão é um auditor". A palestra tem início às 8h45. Logo depois, a primeira oficina: "Estudos de Casos I". Na parte da tarde outras duas oficinas estão programadas: "Construção Coletiva de Conceitos" e "Consultas Públicas". Os trabalhos do dia se encerram com avaliação dos grupos. Amanhã, logo após o café da manhã e acolhimento, mais uma palestra: "Licitações", será apresentada pelo técnico da CGU.

Além das oficinas, o Programa Olho Vivo prevê mais cinco ações complementares: eventos de educação presencial, que podem ser básicos e complementares; educação à distância; elaboração e distribuição de material didático, dentre eles uma cartilha especial; incentivo à formação de acervos técnicos; parcerias e cooperação institucional. Analistas e técnicos da CGU coordenam as ações. Esses auditores receberam capacitação para atuar como multiplicadores do programa e são responsáveis por orientar a aprendizagem.

Trabalho

"Todo cidadão pode ser auditor das contas públicas. Trabalhamos a mobilização de grupos pelo Estado"
Cláudio Henrique Santos
Núcleo de Prevenção á Corrupção (CGU)

Mais Informações:
Controladoria-Geral da União
Estado do Ceará
(85) 3878.3800
Email: cguce@cgu.gov.br




Fonte: www.diariodonordeste.com.br

0 comentários:

Postar um comentário