Reimpressão do Enem começa amanhã, diz ministro

Nova gráfica contratada deve receber na sexta-feira (16) os arquivos do exame

Lais Lis, do R7 em Brasília
Keiny Andrade/Agência Estado
Foto por Keiny Andrade/Agência Estado

Reprodução de vídeo mostra o instante em que a prova do Enem é retirada da gráfica onde era impressa

A nova gráfica contratada para imprimir o Enem recebe os arquivos para rodá-lo na sexta-feira (16), dia em que deve começar a reimpressão, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad.

A contratação da empresa foi negociada separadamente das organizadoras da prova - Cesgranrio e Cespe/UnB - por questões de segurança.

O contrato fechado pelo MEC (Ministério da Educação) com a RR Donnelly Moore Editora e Gráfica saiu por cerca de R$ 32 milhões, conforme publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira (14).

Na quinta-feira (15), o ministro disse que uma sala sem condições de segurança havia sido aberta na gráfica Plural sem conhecimento do Inep (órgão federal responsável pelo Enem).

A Plural, contratada anteriormente para a impressão das provas, pertence ao Grupo Folha. O novo ambiente não era seguro, disse Haddad:

- Após o episódio, tomamos conhecimento da abertura de um ambiente sem segurança [na gráfica]. Tudo indica que foi nesse local que ocorreu o delito. (...) Segundo servidores, o Inep nem sabia da existência desse ambiente.

Até uma semana antes

Todos os inscritos no Enem receberão o aviso de seus novos locais de prova até uma semana antes de 5 e 6 de dezembro, ressalta o ministério. O informe vai vir por correio, e-mail ou mensagem SMS (via celular).

Haverá mudança em diversos locais de prova, principalmente na cidade de São Paulo. Candidatos do município haviam reclamado de terem sido alocados para fazer o Enem em regiões longe de suas casas. Houve, ainda, problemas registrados em outras partes do país.

O Enem foi remarcado para o primeiro final de semana de dezembro. A prova deveria ter sido realizada em outubro, mas foi cancelada após uma quadrilha tentar vendê-la para diferentes órgãos de imprensa. Cinco pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal.

O ministério assinou contrato com a RR Donnelly para impressão, manuseio, embalagem e rotulagem das provas do Enem. Duas outras gráficas do país foram avaliadas pelo MEC: a Gráfica Bandeirantes, sediada em Guarulhos (Grande São Paulo), e a Posigraf, empresa do grupo educacional Positivo, de Curitiba.




Fonte:
r7.com

0 comentários:

Postar um comentário