Esporte e aventura em Quixadá

Clique para Ampliar

O vôo livre a partir da rampa do Santuário Mãe Rainha é uma das grandes atrações do Sertão Esporte Aventura. Muitos adeptos da modalidade radical já confirmaram que saltarão do local

Muita aventura, adrenalina e diversão. É o que promete a edição deste ano do Sertão Esporte Aventura, o maior evento de turismo de aventura do Ceará e um dos mais badalados do Brasil. O Sertão Esporte Aventura é realizado em Quixadá, no Sertão Central cearense, a 167 quilômetros da Capital, no período de nove a 12 de outubro. Toda a cidade já começa a se preparar para receber os turistas, que prometem lotar o município.

O evento reúne atletas praticantes de motocross, bicicross, canoagem, rappel, vôo livre, corrida, off-road indoor, entre outros. O Sertão Esporte Aventura é uma realização da Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com o apoio do Sebrae no Ceará.

Entre as atrações do 7º Sertão Esporte Aventura estão o vôo livre na Rampa do Santuário (com oportunidade de prática de vôos duplos), corrida de canoa típica de madeira no açude do Cedro, corrida de caiaque, bicicross (Desafio Nordeste), mountain bike (I Volta da Galinha Choca), corrida de quadriciclo, corrida de jegue, concurso de fantasia de jegue, pega-bode, passeio ciclístico e, ainda, uma corrida de rua.

Algumas modalidades são competitivas, com inscrições abertas ao público. Outras são apenas participativas, mas também abertas à participação popular. São diversas formas de integração. O público pode competir ou assistir a um belo espetáculo. Entre as atrações abertas ao público estão corrida de orientação, oficina de escalada e arvorismo.

O objetivo do Sertão Esporte Aventura é, além de fomentar a prática segura do ecoturismo e do turismo de aventura, valorizar o uso dos recursos naturais para atividades de desporto e lazer, possibilitar o intercâmbio entre os atletas do Sertão Central com atletas de outras regiões do País, promover o comércio de Quixadá e região e incentivar os negócios e a economia solidária, promovendo o desenvolvimento local sustentável a partir do fomento do ecoturismo e turismo de aventura.

O Sertão Esporte Aventura contribui fortemente para consolidar Quixadá e o Vale Monumental como pólo de referência para os esportes e o turismo de aventura no Ceará e no Brasil. O evento é apoiado pelo Sebrae justamente porque tem grande potencial para atrair um maior fluxo de turistas para a região e, dessa forma, promover o desenvolvimento sustentável local. A idéia é estimular novas oportunidades de negócios para os empreendimentos ligados à cadeia produtiva do turismo.

Vocação turística

A peculiar paisagem natural e a história de Quixadá transformam aos poucos a cidade em importante destino turístico no Ceará. Em pleno semi-árido, a cidade já possui ampla infra-estrutura voltada para o turismo, que já é uma das principais atividades econômicas da região.

Quixadá não se resume a pontos turísticos já consagrados, como a Pedra da Galinha Choca, Açude Cedro, Santuário de Nossa Senhora Rainha do Sertão, Chalé da Pedra e Fazenda Não Me Deixes ou pelas especuladas aparições de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). A "Terra dos Monólitos" é repleta de formações rochosas que quebram a calmaria da paisagem sertaneja e junto com as fortes e regulares correntes de vento tornam a região uma das melhores para a prática de esportes radicais e ecoturismo.

Mais informações
Sertão Esporte Aventura
Local: Quixadá, Sertão Central do Estado do Ceará
Período: 9 a 12 de outubro de 2009
Realização: Prefeitura de Quixadá
Inscrições:
Escritório do Sebrae - (88) 3412.0991
Secretaria de Turismo de Quixadá -
(88) 3414.466 e/ou 3412.3864



Fonte:www.diariodonordeste.com.br

0 comentários:

Postar um comentário