PESQUISA CNI/IBOPE - Ciro Gomes empata com Dilma na corrida presidencial

Clique para Ampliar

A intenção de votos para o deputado Ciro Gomes subiu 2% em relação à ultima pesquisa do mês de junho

Brasília. A maior novidade da pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem sobre a disputa presidencial de 2010 foi a evolução da taxa de intenção de voto para o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na pesquisa de setembro, Ciro apresenta 14% das intenções de voto.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com a ministra petista Dilma Rousseff, que também tem 14% das intenções de voto. Neste cenário, o governador tucano José Serra (SP) lidera a disputa, com 34% das intenções de voto. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

A diferença entre as pesquisas de junho e setembro é que a taxa de intenção de voto em Ciro evoluiu dois pontos - era de 12%. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos - em junho era de 18% e 38%, respectivamente. Sem Serra na disputa, a pesquisa mostra Ciro como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto, superando Dilma, com 25% dos voto. Noutro cenário Serra foi substituído pelo governador tucano Aécio Neves (MG).

Neste cenário, Dilma ficaria em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.

A pesquisa montou outro cenário sem a participação de Heloísa Helena. Nestas condições, Serra venceria a disputa com 35% das intenções de votos, seguido por Ciro, com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva aparece em quarto lugar com 8% das intenções de votos, enquanto os brancos, nulos e os que não responderam somam 24%. No mesmo cenário, com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar aparece Aécio, com 13% das intenções de votos, e Marina, com 11%.

Rejeição

José Serra é o pré-candidato ao Palácio do Planalto com menor rejeição entre os eleitores segundo a pesquisa. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, aparece com a maior rejeição entre os eleitores, empatada com a ex-senadora Heloísa Helena-pré-candidata do PSOL à presidência. Ciro Gomes é o segundo com menor rejeição.

PARA PRÓXIMO GOVERNANTE
Prioridades: saúde, educação e emprego

Brasília. A Pesquisa CNI/Ibope mostra que os eleitores brasileiros consideram a área da saúde como prioritária para o presidente da República que assumir o país em 2010. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados consideram a saúde como o principal desafio do futuro governante do País, seguida pela educação, lembrada por 44%, e a geração de empregos, por 35% dos entrevistados.

A segurança pública aparece em quarto lugar entre os temas mais lembrados pelos eleitores, seguida pela drogas e o combate à corrupção. Temas como reforma agrária, esportes e turismo foram lembrados por somente 1% dos entrevistados.

A pesquisa mostra que, em setembro deste ano, a área de combate à fome e à pobreza do governo federal foi a mais bem avaliada pelos brasileiros, com a aprovação de 68% dos entrevistados. Apenas 30% dos eleitores desaprovam a atuação do governo Luiz Inácio Lula da Silva na redução das desigualdades sociais.

Aprovação

A avaliação positiva do governo também se repete para o meio ambiente e a educação. A área ambiental recebeu avaliação positiva de 61% dos entrevistados, enquanto 59% dos brasileiros também aprovaram o setor educacional brasileiro.

Na opinião de Amauri Teixeira, consultor da empresa que realiza a pesquisa, há uma "melhoria expressiva" na avaliação do governo no que diz respeito à área ambiental.

Em setembro, a pesquisa mostra que os brasileiros também avaliaram positivamente áreas como o combate à inflação, com aprovação de 55%, combate ao desemprego (55%) e taxa de juros básica da economia (45%). Apesar da aprovação à taxa de juros estar empatada tecnicamente com a sua desaprovação, o índice melhorou se comparado com as edições anteriores da pesquisa. "É a melhor avaliação do governo no que diz respeito à taxa de juros desde que essa avaliação foi feita".




Um comentário:

  1. zado internauta

    Acesse os sites abaixo:

    http://www.clubeletras.net/blog/politica/ciro-gomes-candidato-a-collor-20/comment-page-1/#comment-35897

    http://estrelato.com/fernanda-torres/

    http://www.vooz.com.br/noticias/jonatas-faro-nega-romance-com-danielle-winits-31311.html
    http://www.blogadao.com/fotos-de-danielle-winits-e-christina-aguilera-gravidas-e-nuas/
    e leia o meu comentário completo sob o título:

    ‘Marcelo Madureira disse’

    V. não vai se arrepender.

    Aproveitando o embalo, acesse também os sites abaixo:

    http://community.webshots.com/user/cassetaplaneta

    http://www.webshots.com/explains/travel/cora-ronai.html

    e veja maravilhosas fotos do mundo inteiro.

    Saudações atenciosas do

    Marcelo Madureira
    cassetasplaneta@gmail.com

    ResponderExcluir