Cursos buscam levar formação tecnológica


Empreendedores pretendem transformar Quixadá em um pólo de tecnologia para inclusão econômica e social

Quixadá. Uma fábrica de software e um projeto de formação de empreendedores. Com essas propostas, Quixadá pretende abrir espaço no Sertão Central para profissionais em Tecnologia da Informação (TI) e transformar a cidade em pólo de mão-de-obra especializada. Os profissionais poderão conquistar o mercado de trabalho ou montar seu próprio negócio. Os empreendimentos surgem através de iniciativas da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Na Faculdade Católica, 20 candidatos participam de formação especial em linguagem de computação. O maior campus universitário da região firmou parceria com a iFactory, especializada em serviços e soluções em TI. O consórcio tecnológico é voltado para os estudantes da área de informática da FCRS. A idéia é disseminar o conhecimento sobre plataformas e linguagens de desenvolvimento de software para facilitar o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho virtual.

O coordenador do curso de Sistemas da Informação e da Fábrica de Software da FCRS, Ernani Andrade Leite, acredita que é uma importante alternativa para mudanças do perfil profissional do Sertão Central, voltado essencialmente para a agropecuária. Para ele, será a oportunidade para a região expor outra potencialidade, a da inteligência virtual. No início da próxima quinzena, os profissionais habilitados através da formação especial estarão iniciando a produção de programas.

A outra iniciativa surge através da Ação Corredores Digitais, desenvolvida pela Secitece em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) e Prefeitura Municipal de Quixadá. O projeto tem por objetivo gerar oportunidades de criação de negócios em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para jovens estudantes, preferencialmente do ensino médio, de escolas públicas da cidade.

Para se tornar Agentes Digitais, os candidatos, na faixa etária dos 16 aos 29 anos, deverão participar de exame de seleção. As inscrições encerraram ontem. Mais de 200 candidatos se inscreveram. Os aprovados terão direito a bolsa mensal no valor de R$ 225 pelo período de 12 meses. Formados, estarão aptos a buscar na "rede" a inserção no promissor mercado de trabalho da informática, através do empreendedorismo inovador, via mecanismo de Incubadora de Empresas.

Segundo o articulador do projeto Corredores Digitais neste município, Osmundo Costa, a região carece de especialistas em produção de inteligência virtual. A implantação de redes de conectividade e de softwares se transformará brevemente numa realidade e excelente oportunidade profissional. "Quem estiver preparado encontrará na expansiva tendência tecnológica estabilidade e prosperidade econômica", avalia o coordenador.

Essa também é a opinião do professor Leonardo Lacerda. Dedicado há mais de uma década ao segmento da computação, o gerente de uma das unidades da Escola Móvel de Informática da Micro Poin destaca a acentuada procura pelos cursos profissionalizantes de Informática. A maioria busca conhecimentos básicos. Todavia, com a possibilidade da cidade se transformar em polo tecnológico, com certeza a demanda vai aumentar. "Mas para alcançar o nicho econômico inovador é preciso se especializar", completa.

Além da Faculdade Católica, a Universidade Federal do Ceará (UFC) também oferece cursos na área de Tecnologia da Informação em Quixadá. São 120 alunos no curso Sistemas de Informação. Outros dois novos cursos já foram aprovados na área: Redes de Computadores e Engenharia de Software, com 50 vagas cada. As inscrições para o vestibular 2010.1 estão abertas. O campus da UFC em Quixadá terá todos os cursos voltados para a área de Tecnologia da Informação.

ENQUETE

Qual a importância do pólo tecnológico para você?

Toni Silveira
33 anos
Professor de Informática
O comércio está saturado. Quem estiver preparado terá lucro e estabilidade nesse mercado virtual

Isaac Brito Silva
23 anos
Universitário
Assim como em qualquer outro lugar, a informática é capaz de superar qualquer barreira. Temos que aproveitar

Francimeire Lopes Pessoa
19 anos
Estudante
Conclui o Ensino Médio. Agora estou correndo atrás da informática para garantir meu emprego num futuro próximo

Gabriela de Castro
17 anos
Universitária
O mundo está globalizado. Precisamos nos adaptar às inovações tecnológicas para assegurarmos o nosso espaço

Mais informações
Faculdade Católica Rainha do Sertão
(88) 3412 6700
Quixadá - CE
www.fcrs.edu.br

0 comentários:

Postar um comentário