Rachel visita projeto Sertão em Rede




O ônibus que visita semanalmente comunidades rurais leva não só a inclusão digital como também incentiva a leitura e a cultura.
O projeto Sertão em Rede desenvolve ações educativas destinadas à formação cultural de jovens da zona rural com oficinas de teatro, dança, música e outros, além de cursos de informática onde também aprendem a desenvolver softwares. O Projeto é desenvolvido dentro de um ônibus móvel equipado com 13 computadores conectados a internet. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá, a operadora Oi e executado pelo Centro de Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social o Projeto existe desde 2008.

A deputada Rachel Marques visitou no sábado, (01/08), no distrito de Cipó dos Anjos no município de Quixadá o ônibus do Sertão em Rede que atende aproximadamente 50 jovens por comunidade rural nos três turnos. O idealizador e coordenador do Sertão em Rede Ítalo Beethoven ressaltou a importância do projeto: “Esse é um projeto único de inclusão digital de uma unidade móvel que vai para as comunidades rurais. Além dos cursos culturais e de informática também incentivamos a leitura tendo em vista que dentro do ônibus temos uma biblioteca”, explica.

Para a deputada Rachel Marques a iniciativa é louvável: “Esse é um projeto que está revolucionado a política de inclusão digital nas comunidades rurais e dessa forma garantindo a esses jovens o acesso as novas tecnologias da informação e comunicação no meio rural”, disse.

Segundo Beethoven o projeto funciona com uma equipe multifuncional de oito pessoas, Para o ano de 2009 as perspectivas segundo o coordenador é que o Projeto cresça ainda mais. “O Sertão em Rede foi aprovado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará o que irá garantir o financiamento do Projeto até 2011”, afirma.

Entre as expectativas do Projeto estão a instalação de 15 laboratórios de informáticas em 15 comunidades rurais até o ano de 2011, além dos computadores, os laboratórios serão equipados com máquinas fotográficas, impressoras e internet. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver um site para a sua comunidade que será hospedado no site do Projeto www.sertaoemrede.org.br. Para 2009 estão previstos a instalação de três laboratórios, as comunidades beneficiadas serão: Lagoa Redonda, Sítio Veigo e Assentamento Guanabara.

Fonte:www.rachelmarques.org.br

0 comentários:

Postar um comentário