Roteador ADSL da Intelbras é bom de antena


Para quem usa conexão banda larga do tipo ADSL2+, um jeito fácil de compartilhar a internet é usar um roteador com função de modem, como o GWM 1420Q, da Intelbras. E além de centralizar toda a configuração numa caixinha, o aparelho testado pelo INFOLAB se mostrou uma alternativa interessante para resolver um problema comum em casas grandes – o sinal fraco. Equipado com uma antena de 5 dBi, ele manteve a conexão estável e sem nenhum tipo de engasgada.

Trabalhando com o padrão 802.11g, o roteador possui uma porta WAN ADSL 2+ e quatro portas Fast Ethernet LAN. O ponto negativo é não oferecer uma segunda porta, o que impede seu uso com links de banda larga por cabo. A antena do modelo é rosqueável e pode ser removida, caso seja necessário. Ela foi uma das responsáveis pelo ótimo alcance do produto, que manteve o sinal em 92%, segundo o Wireless Meter. A velocidade, aferida pelo programa Ixia Qcheck, foi de 25,2 Mbps. Nossa medição é feita em quatro cômodos diferentes de uma residência com dois andares, a uma distância máxima de 16 metros do roteador. O valor obtido é a média dessas situações.

A interface de gerenciamento do produto é um pouco confusa, mas apresenta recursos interessantes, como o controle de tráfego via QoS/HTB para os equipamentos conectados. Por ele, você consegue limitar a banda de download ou upload das máquinas ou dividir o link igualmente entre todos os micros da rede. O roteador da Intelbras também possui suporte a DHCP, faz atualização de firmware pelo navegador e guarda um backup com as configurações num documento com extensão .bin.

No quesito segurança, o modelo não tem novidades. Ele apenas trabalha com os protocolos WEP, WPA e WPA2, como praticamente todos os dispositivos de rede. O controle de usuário para acesso à interface é limitado e, após um tempo de inatividade, a interface é bloqueada automaticamente. Já o design é bem simples, com todo o corpo do GWM 1420Q em preto fosco e os habituais LEDs indicativos. Pela quantidade de recursos, o preço de 220 reais é justo – está 50 reais mais barato que o LevelOne WBR 3600, por exemplo.

Fonte:
http://info.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário