A cidade de Quixadá, que está sempre na vanguarda de políticas públicas voltadas para a área social, lembrou, no dia 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi o meio pelo qual a Organização das Nações Unidas (ONU) encontrou para buscar conscientizar as pessoas a respeitarem os idosos. Para aumentar ainda mais essa corrente a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e outras entidades organizaram uma mobilização na praça José de Barros todas unidas para buscar explicar as pessoas que passavam pelo local que a melhor idade pode contribuir com a sua experiência em vários fatores e momentos da vida das pessoas que estão ao seu lado, seja ele filho, neto e demais parentes.


O dia de ontem foi especial por trata-se da data que chama a atenção para problemas sociais vividos pelos idosos e estimula as pessoas a não violarem seus direitos. Na Praça José de Barros os idosos da cidade foram recebidos com um belo café da manhã e participaram de várias atividades, inclusive dança. No senso do ano de 2000 foi constatado que dos 7,4 milhões de habitantes do Estado do Ceará 8,87%, ou seja, quase 670 tem mais de 60 anos.


Para a coordenadora do CREAS, Adriana Lemos, a ação no Centro da cidade conscientizou toda a sociedade para a problemática pela qual passa o idoso. “Os quixadaenses puderam acompanhar como o idoso deve ser tratado, evitando assim, a exploração e humilhações. Tudo isso é muito importante para que se busque políticas de amparo ao que reza o Estatuto do Idoso. O respeito e o carinho são fatores fundamentais para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Adriana.


0 comentários:

Postar um comentário