Quixadá recebeu ontem Prêmio Pró-Equidade de Gênero





Na noite de ontem, 25, em Brasília, o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, recebeu o prêmio do Programa Pró-Eqüidade de Gênero. O prêmio trata-se de um selo de reconhecimento nacional pelo trabalho de políticas públicas para as mulheres na cidade.

Nos últimos anos a administração municipal criou a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, que propõe, elabora, articula, acompanha e desenvolve políticas públicas que elevem a cidadania e a justiça social; construiu Centro de Referência Mulher e Cidadania, responsável pelo atendimento, através de estrutura completa para orientar e receber as mulheres com advogado, assistente social, psicólogo e educadores sociais; instaurou o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e criou a Lei de Equidade Salarial nº 2.280, de 16 de fevereiro de 2007, que garantiu aos servidores municipais a igualdade de remuneração entre homens e mulheres.

O Selo Pró-Equidade de Gênero, iniciativa do Governo Federal, foi lançado em 2005 com o objetivo de estimular a igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, eliminando todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. O Programa conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O prefeito Rômulo Carneiro afirmou que foi a Brasília feliz por mais uma conquista do município. “Nós que fazemos a administração sabemos o quanto é importante valorizar o trabalho da mulher, o quanto é importante respeitar mães, donas de casas, funcionárias públicas e foi por acreditar na competência delas que seis secretárias fazem parte da nossa equipe. Fico feliz porque esse prêmio é nosso e de todas as mulheres que lutam por uma Quixadá melhor. Que ele sirva de exemplo para outras cidades do país”, completou o prefeito.

Além do gestor municipal, foram ao Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, local da entrega de premiação, o vice-prefeito, Airton Buriti e, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Sheila Gonçalves. Eles se juntaram aos representantes de mais 22 empresas e instituições agraciadas com o selo. Estas empresas são importantes para economia do país, pois empregam mais de 300 mil funcionárias/os.

Participaram ainda da cerimônia de entrega, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, que presidiu a cerimônia de entrega da premiação; a Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, Laís Abramo, e a vice-diretora do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher (UNIFEM) Brasil e Cone Sul, Junia Puglia.


Confira a lista de empresas vencedoras da segunda edição do Selo Pró-Eqüidade de Gênero:

Banco do Brasil – BB
Banco do Nordeste do Brasil – BNB
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Caixa Econômica Federal – CEF
Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA
Centro de Pesquisa de Energia Elétrica –CEPEL
Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobrás
Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A -ELETRONORTE
Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF
Eletrobrás Termonuclear S.A. – ELETRONUCLEAR.
Eletrosul Centrais Elétricas S. A.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –EMBRAPA
Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – INFRAERO
FURNAS Centrais Elétricas S.A
Grupo Hospital N.Sra. da Conceição
Itaipu Binacional
Manaus Energia
Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRÁS.
PETROS – Fundação de Seguridade Social
Prefeitura Municipal de Quixadá
Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO
Secretaria de Estado de Trabalho, Renda e Esporte – SETRE


0 comentários:

Postar um comentário