Quixadá discute Pacto das Águas


Nesta segunda-feira, 23, no auditório da Câmara Municipal, aconteceu a discussão municipal do Pacto das Águas. Participaram do evento representantes de órgãos, instituições, secretários municipais, vereadores e o vice-prefeito, Airton Buriti. Na ocasião os 75 presentes dividiram-se em três grupos para discutir o tema água em três vertentes: abastecimento humano; problemas das comunidades difusas e abastecimento emergencial e reservatórios públicos, bem como, infra-estrutura e obras.

O Pacto das Águas, uma ação pioneira no país, foi instituído em março de 2008 e no momento de sua implantação, o governador, Cid Gomes, propôs a erradicação dos carros-pipas no Ceará e promover a interligação das bacias hidrográficas do Estado.

A região Nordeste concentra apenas 3% dos recursos hídricos do Brasil. Desse percentual, estados como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte detém 30% dos mananciais que proporcionam abastecimento e energia para a sociedade.

A população de Quixadá é abastecida pelo Rio Pedra Branca e segundo dados da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) 98,49% dos quixadaenses tem acesso água. A cidade, que consome 214 milhões litros de água por mês, poderá obter cem por cento de abastecimento quando da implantação de uma nova adutora, através de um projeto, que será entregue a Secretaria de Recursos Hídricos e está orçado em mais de 22 milhões de reais.

A presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Edi Leal, lembrou que há muito tempo o município sofre com abastecimento de água. “O açude Cedro foi construído há mais de cem anos para resolver o problema de falta de água no município e, ainda hoje estamos discutindo o mesmo assunto, por isso é importante estamos aqui e nos prepararmos para o Encontro Regional do Pacto das Águas”, afirmou Edi Leal.

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Município, Joaquim Neto, confirmou que a atual gestão da cidade está empenhada em preservar os açudes e mananciais. “Nós estamos implantando a coleta seletiva de lixo que vai ajudar na preservação do meio ambiente, sobretudo dos açudes e mananciais”, completou o titular da Seduma.

Fontes: Secom - Secretaria de Comunicação e Mobilização Social


0 comentários:

Postar um comentário