Lançamento do Projeto Sertão em Rede



Alexandre Silva
Direto da Redação

Centro do Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social – CDTIS lança a edição de 2009 do Projeto Sertão em Rede, realizado com apoio do Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de Quixadá.

O Projeto Sertão em Rede é uma ação de cunho social, cultural e educativo destinado a formação e a inclusão digital de jovens da zona rural, com cursos de informática na área de Linux, desenvolvedores de softwares, acesso aos mundos virtuais através da internet, dentre outros.

Além disso, o Sertão em Rede promove a valorização da cultura local oferecendo oficinas de teatro, dança, música entre outros.

O Cinema também é estimulado na divulgação das produções regionais, através do Cine Sertão em Rede, com a participação massiva de toda a comunidade.

Assim como essas manifestações artísticas, a leitura entre os jovens também é incentivada. Para cada uma hora de acesso ou participação nos cursos, o beneficiado deve ler uma hora de algum livro, revista ou gibi do acervo de nossa mini - biblioteca.

Também nessa edição de 2009, após a visita do ônibus Sertão em Rede nas comunidades e com a articulação dos jovens participantes do projeto, será implementado um telecentro comunitário que será administrado pelos próprios jovens, dando continuidade ao projeto.

Essa ação é uma iniciativa ousada do Centro de Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social com o apoio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Prefeitura Municipal de Quixadá.

O objetivo é radicalizar no acesso aos mecanismos de tecnologias da informação e comunicação através de um equipamento inovador – Unidade Móvel de Inclusão Digital – e que dentro de sua proposta de difusão das TCI’s tem o software livre como filosofia de trabalho e eixo formador.

Dia 13 de março, sexta feira, às 19h, na praça da Cultura, centro de Quixadá, será realizado o lançamento da edição 2009 do projeto, que com a renovação do apoio do Oi Futuro, apresenta sua nova estrutura, a página na internet e a participação dos diversos atores envolvidos no desenvolvimento dessa ação.

0 comentários:

Postar um comentário