Campanha esclareceu dúvidas sobre Hanseníase

Fixação de cartazes, distribuição de material educativo, capacitação para agentes comunitários de saúde, sessões educativas em sala de espera, veiculação de spots em som volante e rádio, foram algumas das atividades que simultaneamente aconteceram em todas as unidades básicas de saúde do município, com o objetivo de prevenir a população contra a hanseníase.

Cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com a campanha, os dados são da organização, que teve a frente à coordenação do PSF e núcleo de Educação em Saúde, nas pessoas da enfermeira Karine Matias e do Educador em saúde Dário Queiroz.

A secretária de Saúde Valeria Carneiro avaliou como positiva e lembra o objetivo da campanha “temos que conscientizar a população sobre os sinais de sintomas e as formas de prevenção, a hanseníase é uma doença tratável e que tem cura, o portador dessa doença, fazendo tratamento correto, pode conviver tranquilamente na sociedade, o que realmente não tem cura é o preconceito” lembra Valeria Carneiro, Secretária da Saúde.

Dia 29 de janeiro foi o dia nacional de pessoas atingidas por Hanseníase, doença infecciosa causada pelo micróbio Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele provocando danos severos. Dos dias 23 á 30 de janeiro de 2009, a Secretaria Municipal da Saúde realizou a Semana de Combate e prevenção a essa doença.

Para o prefeito Rômulo Carneiro, que é médico, combater doenças desse tipo, na verdade, todo dia é necessário, não podemos parar de combater hanseníase, dengue e outras doenças infecciosas, comentou o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário