04
fev
2009

Campanha esclareceu dúvidas sobre Hanseníase

Fixação de cartazes, distribuição de material educativo, capacitação para agentes comunitários de saúde, sessões educativas em sala de espera, veiculação de spots em som volante e rádio, foram algumas das atividades que simultaneamente aconteceram em todas as unidades básicas de saúde do município, com o objetivo de prevenir a população contra a hanseníase.

Cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com a campanha, os dados são da organização, que teve a frente à coordenação do PSF e núcleo de Educação em Saúde, nas pessoas da enfermeira Karine Matias e do Educador em saúde Dário Queiroz.

A secretária de Saúde Valeria Carneiro avaliou como positiva e lembra o objetivo da campanha “temos que conscientizar a população sobre os sinais de sintomas e as formas de prevenção, a hanseníase é uma doença tratável e que tem cura, o portador dessa doença, fazendo tratamento correto, pode conviver tranquilamente na sociedade, o que realmente não tem cura é o preconceito” lembra Valeria Carneiro, Secretária da Saúde.

Dia 29 de janeiro foi o dia nacional de pessoas atingidas por Hanseníase, doença infecciosa causada pelo micróbio Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele provocando danos severos. Dos dias 23 á 30 de janeiro de 2009, a Secretaria Municipal da Saúde realizou a Semana de Combate e prevenção a essa doença.

Para o prefeito Rômulo Carneiro, que é médico, combater doenças desse tipo, na verdade, todo dia é necessário, não podemos parar de combater hanseníase, dengue e outras doenças infecciosas, comentou o prefeito.

Postagens Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário