Óleo de fritura vira combustível em Quixadá

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá e Governo do Estado do Ceará, cerca de 30 jovens de baixa renda, filhos de famílias quixadaenses dos bairros populares e estudantes de ensino médio e universitários fazem parte da primeira Cooperativa de Jovens no Brasil atuando no ramo da coleta e reciclagem do óleo de fritura para produção de biodiesel em larga escala.

Este empreendimento juvenil é baseado nos princípios da Economia Solidária: Solidariedade, Cooperação, Viabilidade Econômica e auto Gestão. Toda receita gerada pela cooperativa será distribuída entre os próprios jovens para que estes possam concluir seus estudos e melhorarem a qualidade de vida própria e de sua família.

“Nós vamos recolher este óleo e fazer uma análise química para entregar à Petrobras que produzirá uma energia limpa. Vamos entregar aos parceiros o selo de amigos do meio ambiente. Esta iniciativa vai evitar que os comerciantes e donas de casa usem o óleo várias vezes na fritura e que jogue o óleo para o meio ambiente” assim afirmou a jovem Camila que é integrante da cooperativa. Os principais benefícios da Cooperativa de Jovens de Quixadá são:

ECOLOGIA: A Cooperativa recolhe o óleo usado em residências, bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Esse produto reciclado é transformado em Biodiesel e promove a preservação do meio ambiente;

ECONÔMICO: O óleo reciclado gera aos jovens da cooperativa, trabalho e renda, promovendo a diminuição do desemprego juvenil e melhorando a qualidade de vida pessoal e familiar de cada jovem de baixa renda;

SOCIAL: A Cooperativa desenvolve nas comunidades de Quixadá campanhas de Educação Ambiental e junto às Escolas Públicas e Particulares palestras e gincanas ambientais promovendo uma consciência social e ecológica. Os jovens da cooperativa tem acesso a outras ações voltadas para a sua profissionalização, elevação de escolaridade e formação cidadã.

Para a empresária Altanir, do Restaurante Sabores do Sertão, “Proprietários de lanchonetes que usam o óleo na massa de salgados, no dia seguinte, precisam ser conscientizados da importância de se dar um destino adequado ao óleo de frituras. Outros enviam para fazer sabão, mais agora vamos doar para a cooperativa de jovens, que vai gerar trabalho e renda para nossa juventude”.

Por fala em biodiesel, a Petrobras informou recentemente que as usinas de biodiesel de Candeias (BA) e de Quixadá (CE) superaram suas metas de produção previstas para 2008. Segundo a empresa, as duas unidades - operadas pela Petrobras Biocombustível – chegaram ao final deste ano de 2008 com uma produção total de 8,8 milhões de litros de biodiesel entregues ao mercado, ultrapassando os 8 milhões de litros vendidos nos dois leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) neste segundo semestre do ano. É exatamente a usina de Biodiesel de Quixadá, que vai comprar todo o óleo de fritura arrecadado pela Cooperativa de jovens, e de outras entidades.

Comerciantes e donas de casa interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a cooperativa pelo telefone: (88) 3412 - 1189

0 comentários:

Postar um comentário