Funceme prevê chuvas em todo o Estado até segunda-feira


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas neste fim de semana até segunda-feira. Neste sábado (21) as maiores precipitações foram em Ipu (96 milímetros), Pires Ferreira (71 milímetros), Santa Quitéria (41 mm) e Croatá (25 mm). Após longo período de estiagem a conhecida Bica do Ipu, voltou a jorrar seu “véu de noiva”.

Já neste domingo, a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses durante o dia. Na segunda-feira também há possibilidade de chuva em todas as regiões ao longo do dia.

A Funceme prevê que a estação de chuvas nos meses fevereiro, março e abril de 2017 fique próximo à média histórica, que é de 800 milímetros durante o ano. A última quadra invernosa que superou essa média foi em 2011, quando houve precipitações de 1.034 milímetros no acumulado de 12 meses.

Funceme prevê chuvas na média neste ano, mas situação hídrica ainda preocupa


Após cinco anos de seca, o Ceará deverá apresentar chuvas dentro da média histórica na quadra chuvosa deste ano. A previsão foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 18, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição.

De acordo com ele, a probabilidade de ocorrências para os meses de Fevereiro, Março e Abril é de normalidade. Os gráficos apresentados pelo gestor apontam 40% de chuvas na média, 30% de ocorrências acima da média e 30% abaixo da média. A tendênica ainda é que haja mais chuvas na região Noroeste, onde Eduardo classificou a probabilidade como “ligeiramente acima da média”.

Mesmo diante da previsão de aumento na ocorrência de chuvas, o presidente se mostrou preocupado diante do nível dos reservatórios. Ele aponta que é baixa a probabilidade de ocorrências nas regiões onde se localizam os maiores açudes.

"Nos coloca uma preocupação porque é a região com os principais reservatórios. Em anos normais, são 50% de chances de escoamento significativo. Neste ano, tem 55% de chances de nao haver. Esta é uma informação importante que tem que ser levada em consideração", comenta, e alerta: "precisamos manter foco na transposição".

Quixadá: Profetas otimistas para chuvas



Célio de Assis observa a carnaúba e crê em boas chuvas
Já são 21 anos de previsões e sensibilidade. Os profetas das chuvas, mulheres e homens que encontram na natureza a resposta sobre a potencialidade da quadra chuvosa cearense, estão reunidos mais uma vez em Quixadá, a 167 km de Fortaleza. A maioria dos profetas que se apresentou na manhã deste sábado disse acreditar em boa quadra chuvosa. Insuficiente para trazer a recarga que os reservatórios precisam. Mas, segundo eles, o Ceará verá chuva nos próximos meses.

Os astros são os principais indicadores observados pelo profeta Josué. É na movimentação da estrela Dalva que ele confia para dizer se vai ou não chover. “A estrela está voltando para o Norte, isso significa que vai ser bom inverno, com muita chuva”, considerou.

Para Elismar, que também tem os astros como orientadores, 2017 foi ano difícil de prever — talvez porque poderá ser o sexto de estiagem severa no Estado. Ele acredita que haverá muita chuva localizada em regiões específicas, principalmente a partir da segunda quinzena de fevereiro, melhorando nos meses de março e abril.

“Deus me permitiu ver os astros”. (Colaborou Sara Oliveira)

Prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará será divulgado no dia 18/01

Resultado de imagem para chuva
Imagem da internet
Já tem data marcada a divulgação do prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará. Será no dia 18 de janeiro, em coletiva de imprensa marcada para as 9h30, no Palácio da Abolição. A previsão para o acumulado de chuvas no trimestre fevereiro-março-abril será elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, a ser realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017, na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 


Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, de agências meteorológicas de outros estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais, além da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). 

O prognóstico será apresentado na coletiva do dia 18 pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, e apresentará as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações nos três primeiros meses da quadra chuvosa. Em fevereiro, a Funceme elabora e divulga novo prognóstico fazendo referência aos meses de março, abril e maio. 

Os meteorologistas da Funceme adiantam que há uma forte tendência de neutralidade nas temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial (nem El Niño, nem La Niña) durante a quadra chuvosa de 2017. Essa indefinição no Pacífico aumenta a relevância da análise das diferenças de temperaturas entre o norte e o sul do Oceano Atlântico Tropical. Se a parte sul estiver mais aquecida, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tende a se posicionar também ao sul da Linha do Equador, atuando de forma mais favorável às chuvas no Ceará. Essa análise, explicam os meteorologistas, deve ser feita bem próximo ao início do período chuvoso, dando mais confiabilidade à previsão. 

Pré-estação

As chuvas no Ceará não começam somente em fevereiro, com o início da quadra chuvosa. Há também precipitações, que podem até ser intensas, na pré-estação chuvosa, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro. Neste ano, a Funceme já contabiliza registros de chuva em várias regiões do Estado, mas o órgão adverte que essas chuvas não têm relação com a quadra chuvosa. 

As chuvas de pré-estação são causadas pela atuação e posicionamento favorável dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), Cavados de Altos Níveis e influência de sistemas frontais. Esses sistemas meteorológicos são difíceis de prever em longo prazo (previsão climática com meses de antecedência) e por isso a Funceme orienta aos usuários que acompanhem diariamente a Previsão do Tempo (curto prazo) no site www.funceme.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

Quixadá: Prefeitura fará entrega dos boletos do Garantia Safra 2017

Resultado de imagem para garantia safra
A Secretaria de Agricultura de Quixadá iniciará na próxima segunda-feira, 16, a entrega dos boletos do Garantia Safra 2016/2017. A entrega será no Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota de 8h as 13h e segue até a sexta-feira, 20 de janeiro de 2017.


De acordo com o secretário de Agricultura, Kleber Junior, serão entregues 3.172 boletos de forma individual ou coletiva junto aos presidentes das Associações Comunitárias, estes devem levar a relação dos beneficiários em duas vias. Os agricultores devem ir munidos do RG e CPF.

Conforme a regra do Programa após o pagamento do boleto, o agricultor deverá tirar cópia do comprovante de pagamento. Para ficar apto a receber o benefício é necessário que plante de um a cinco hectares. O prazo para quitação do boleto expira no dia 31 de janeiro de 2017.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Agricultura e conta com as parcerias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATERCE e Federação das Associações.

Fonte: Assessoria da PMQ

Tradicional encontro dos Profetas das Chuvas será realizado neste sábado, 14 de janeiro

O Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central divulgou a programação do XXI Encontro dos Profetas das Chuvas. A atividade será realizada às 9h no Campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Segundo os organizadores, cerca de 30 profetas deverão participar do evento, e apresentar relatos e prognósticos para a próxima quadra invernosa com base nas experiências e na vivencia com a natureza.

Confira a programação do evento

13.01 (Sexta-Feira) – XI Encanta Quixadá (Festival de Violeiros) às 20 na Praça da Cultura.

14.01 (Sábado) – XXI Encontro dos Profetas, às 9h no Instituto Federal do Ceará.

15.01 (Domingo) – Seminário Convivência com o Semiárido, às 9h no Instituto Federal do Ceará.

Quixadá: Centro Cultural volta a oferecer cursos para a população

Resultado de imagem para centro cultural de quixada

O Centro Cultural Rachel de Queiroz volta a ofertar vagas para os cursos de violão, teatro, capoeira e inglês. As inscrições têm início na segunda-feira, 09/01, e seguem até o dia 31/01, em horário comercial na sede do Centro Cultural. 

As aulas começarão já na primeira quinzena de fevereiro com duração de seis meses em turmas divididas nos horários de 9h às 12, 14h às 17h e 19h às 21h. 

Os interessados devem ir munidos de documentação de identificação pessoal e comprovante de residência. 

“Para nós a valorização da cultura passa pela vivência e produção cultural. Os cursos que voltamos a oferecer representam a retomada da política cultural e a descoberta de novos talentos de nosso município”, ressaltou o titular da pasta de Cultura, Audênio Moraes. 



Serviço:

Centro Cultural Rachel de Queiroz 
Rua José Jucá, 343, Bairro Centro, Quixadá Ceará.