MPCE recomenda que serviço de taxi em Quixeramobim seja regularizado

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor titular 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Quixeramobim, Gustavo Pereira Jansen de Mello, expediu uma Recomendação direcionada ao prefeito e à Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim. O documento, assinado na última quinta-feira (23), orienta que os serviços de táxi no município sejam regularizados.




Chegou ao conhecimento do MPCE informações sobre irregularidades cometidas por condutores de táxi em Quixeramobim. Alguns motoristas estariam desrespeitando os pontos fixos e outros, mesmo com a permissão para trabalhar, não estariam atuando como taxista. Além disso, alguns motoristas trabalham de modo clandestino. A profissão de taxista foi regulamentada pela lei federal número 12.468, e a lei municipal número 2.517/2012 disciplina o serviço naquele município, mas para que o serviço funcione de modo correto é necessário que exista fiscalização.
 
À prefeitura foram recomendadas a realização, no prazo de 180 dias, de processo licitatório para a concessão das permissões a pessoas que, com base em critérios objetivos, demonstrem capacidade para o desempenho da atividade de transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi, nos termos da legislação aplicável à matéria. Além disso, foi recomendada a tomada das providências necessárias para que vigore no município a obrigatoriedade do uso de taxímetro pelos condutores, sugerindo-se o encaminhamento ao Poder Legislativo de projeto de lei para alterar a lei municipal número 2.517/2012 para que exista a obrigação do uso do equipamento nos veículos, nos moldes dispostos no artigo 8º da lei federal número 12.468/2011, tendo em vista que o município de Quixeramobim conta com mais de 50 mil habitantes.


À Autarquia de Trânsito foram recomendadas a realização de levantamento de todos os permissionários que não estejam utilizando seus veículos no serviço de atendimento ao público com a cassação dos respectivos termos de permissão; a fiscalização da observância dos pontos fixos de táxi pelos taxistas; a fiscalização dos condutores que eventualmente prestem serviços de táxi sem a devida permissão e de modo clandestino (“táxis piratas”), aplicando a eles multa cabível, nos termos da legislação municipal.

A Recomendação foi entregue a representantes da Prefeitura Municipal, da Autarquia Municipal de Trânsito e da Associação Comunitária dos Condutores de Táxi de Quixeramobim em audiência realizada na sede das Promotorias de Justiça. O Poder Público Municipal tem 60 dias para encaminhar informações sobre as medidas que serão tomadas para cumprir a Recomendação.

DA REDAÇÃO O ESTADO ONLINE
Fonte: MPCE
(NR)

José Guimarães diz que PMDB é importante aliado do Governo Dilma


O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), declarou agora há pouco que o PMDB é um "importante e fundamental aliado do governo Dilma Rousseff". Segundo o líder, desde o governo do ex-presidente Lula, " os peemedebistas têm cumprido papel relevante de sustentação ao projeto que está em curso no Brasil".

Para Guimarães, a articulação política sob a coordenação de Michel Temer "tem sido exitosa e a prova disso foram as aprovações das matérias do ajuste fiscal", disse. 

O lider destaca ainda que o PMDB tem papel importante na defesa da democracia e do Estado democrático de Direito. "Respeito a decisão do presidente Eduardo Cunha, mas sabemos que o PMDB tem entre os seus valores a defesa dos princípios do Estado de Direito, pautados pela impessoalidade e imparcialidade ", sustentou Guimarães.

Sobre a Operação Lava Jato "o governo federal não tem e nem pode ter interferência alguma, uma vez que as instituições no País funcionam dentro da normalidade", explicou. 

"Não é o governo que fará juizo do que é certo ou errado nas investigações, finalizou Guimarães, ao se pronunciar oficialmente pela Liderança do Governo, acerca do assunto.

Fonte: Ceará News 7

Operação Lava Jato: PF apreende Ferrari, Porsche e Lamborghini na casa de Collor

A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta terça-feira (14), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), três veículos de luxo na residência de Brasília do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB): uma Ferrari, um Porsche e uma Lamborghini.

Os agentes federais cumpriram nesta manhã mandado de busca e apreensão nas casas de Collor na capital federal e em Maceió na mais recente fase da Operação Lava Jato, batizada de Politeia. Ao todo, o STF expediu 53 mandados de busca e apreensão, que fazem parte de seis inquéritos que investigam políticos com foro privilegiado dentro da Operação Lava Jato.

A Ferrari apreendida na Casa da Dinda, propriedade de Collor que foi usada como residência oficial da Presidência na época em que ele comandou o Palácio do Planalto, é o modelo 458 Italia, cuja edição 2015 custa R$ 1,95 milhão.

Já a Lamborguini apreendida é o modelo Aventador LP 700-4 Roadster, avaliado em R$ 3,9 milhões para o ano 2014.

Além das casas de Collor em Brasília e em Maceió, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), em Brasília, na do ex-ministro e ex-deputado Mário Negromonte (PP-BA), na Bahia, e na do ex-ministro e senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

A defesa de Collor usou as redes sociais para se manifestar sobre a busca e apreensão em suas residências. No Twitter e no Facebook, os advogados do senador do PTB disseram repudiar com "veemência" a ida dos policiais federais a residência dele.

"A medida invasiva e arbitrária é flagrantemente desnecessária, considerando que os fatos investigados datam de pelo menos mais de dois anos, a investigação já é conhecida desde o final do ano passado, e o ex-presidente jamais foi sequer chamado a prestar esclarecimentos", diz trecho da nota.




Lamborghini foi levada por políciais federais da Casa da Dinda para a superintendência da PF, em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)