Evento literário: Quixadá recebe 1° Encontro de Leitores do Sertão Central


O prazer pela leitura nem sempre é satisfeito por todos os interessados, mesmo diante de tantas oportunidades para adquirir livros, como sites especializados na venda desse tipo de produto, além de sites que oferecem ebook grátis para usuários e lojas que oferecem departamentos só pra obras literárias, isso por que além de um preço um pouco elevado para certo tipo de classe social o incentivo à leitura nem sempre é levado a diante depois que saimos da escola.

A região do sertão central como várias outras tem uma grande carência em eventos culturais princialmente desse tipo, observando tal carência um grupo de estudantes e blogueiros resolveram idealizar o 1° Encontro de Leitores do Sertão Central.


Abaixo maiores informações sobre o evento:

O I Encontro de Leitores do Sertão Central surgiu com a finalidade de ser um dos primeiros eventos literários da cidade de Quixadá, pois a mesma carece de eventos do gênero. Tendo em vista tal déficit de eventos literários, o Elileudo Júnior, criador do blog Interessante de Ler (http://interessantedeler.blogspot.com.br/) juntamente com a Elizonara Gomes, graduanda em Letras na Universidade Estadual do Ceará, resolveram fazer este evento.

- O evento acontecerá no dia 16 de maio às 09:00 da manhã no Auditório da Câmara Municipal.

- O evento é gratuito, porém, resolvemos pedir 1 (um) kg de alimento não perecível para doar a alguma instituição. 

- Haverá sorteios de vários brindes e os mesmos acontecerão conforme as senhas que serão distribuídas no dia do evento.

- No dia, alguns autores estarão vendendo seus livros e caso alguém queira comprar o mesmo estará lá para autografá-lo, além de livros, a "Guarderia dos Meninos" estará com um estande com outros produtos disponíveis.

- O evento conta com a colaboração de vários autores, entre eles o nosso conterrâneo regional Bruno Paulino, que tem obras sendo utilizadas pela rede municipal de ensino em Quixadá. Além de autores o evento conta também com a colaboração de diversos blogueiros, editoras e outras empresas diversas.


Para maiores informações acesse a página do evento clicando AQUI.

Limoeiro do Norte no ranking dos maiores importadores de agrotóxicos do Mundo


Uma longa reportagem publicada pela agência Reuters mostra a realidade do uso de agrotóxicos no país, com destaque para o município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Segundo trabalho do repórter Paulo Prada, enviado especial ao local, o Brasil superou os Estados Unidos como o maior importador de agrotóxicos em todo o Mundo. Por esse motivo, o país se tornou um mercado atraente para substâncias proibidas ou que tiveram a produção suspensa em países mais ricos por riscos à saúde e ao meio ambiente.


Pelo menos quatro grandes fabricantes de defensivos agrícolas –a norte-americana FMC Corp, a dinamarquesa Cheminova A/S, a alemã Helm AG e a gigante suíça do agronegócio Syngenta AG– vendem em solo brasileiro produtos banidos em seus mercados domésticos, conforme revelou uma análise de agrotóxicos registrados realizada pela Reuters.
As próprias agências reguladoras do Brasil alertam que o governo não foi capaz de garantir o uso seguro de agrotóxicos, como são conhecidos os herbicidas, inseticidas e fungicidas. “Não conseguimos acompanhar...”, admite Ana Maria Vekic, chefe de toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão federal encarregado de avaliar os riscos dos agrotóxicos à saúde. “Não temos o pessoal ou os recursos para o volume e a variedade de produtos que os fazendeiros querem usar.”

VIOLAÇÃO DISSEMINADA

Avaliações das agências reguladoras mostram que grande parte dos alimentos cultivados e vendidos no Brasil viola as regulamentações nacionais. No ano passado, a Anvisa finalizou sua análise mais recente de resíduos de agrotóxicos em alimentos de todo o país. De 1.665 amostras coletadas, de arroz a cenoura e maçãs a pimentões, entre outros produtos, 29 por cento apresentavam resíduos que excediam os níveis permitidos ou continham agrotóxicos sem aprovação.

Desde 2007, quando o Ministério da Saúde do Brasil começou a manter uma série de registros mais recentes, o número de casos relatados de intoxicação humana causada por agrotóxicos mais que dobrou – de 2.178 naquele ano passou para 4.537 em 2013. O número anual de mortes ligadas ao envenenamento por esses produtos subiu de 132 para 206.
Especialistas em saúde pública dizem que as cifras reais são maiores, porque o acompanhamento continua sendo incompleto.


LIMOEIRO DO NORTE

A reportagem da Reuters mostra a situação no município de Limoeiro do Norte. Considerado exemplo na agricultura irrigada, com parte do território localizado na Chapada do Apodi, a área é considerada uma das terras mais férteis do Brasil e destaque na produção de frutas para os mercados interno e externo. Mas, o sistema de irrigação utilizado no local, que favoreceu o plantio, também aumentou o uso de agrotóxicos.

“A região virou um grande laboratório para o pior da agricultura industrializada”, disse Raquel Rigotto, médica e socióloga da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Raquel sustenta que sua equipe de pesquisa encontrou indícios de muitos agrotóxicos na água que sai de torneiras da região e uma taxa maior de mortes ali, ocasionadas por câncer, do que em cidades próximas com pouco plantio.

O crescente setor agrícola do Brasil será uma fonte crucial na alimentação. Mas em razão de sua luz solar equatorial, do clima e das plantações que vicejam o ano todo, o Brasil também é um terreno fértil para insetos, fungos e ervas daninhas – e os agricultores aplicam cada vez mais agrotóxicos para mantê-los sob controle, diz a reportagem.

Fonte: Ceará News7

Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas receberão cursos de medicina

Publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) o segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber cursos particulares de medicina. Foram escolhidos 22 municípios, dentro da estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação desses profissionais.



O edital prevê a abertura de 1.887 vagas nas 22 cidades pré-selecionadas, em oito estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Todos os municípios apontados têm relação de vagas em cursos de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e o índice de médicos por mil habitantes é menor que 2,7. A medida é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.

Os municípios que poderão receber cursos de medicina são: São Miguel dos Campos, em Alagoas; Parintins, no Amazonas; Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim, na Bahia; Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas, no Ceará; Itumbiara, em Goiás; Chapadinha, Codó e Santa Inês, no Maranhão; Bragança, Breves, Cametá e Castanhal, no Pará; Araripina, Arcoverde e Salgueiro, em Pernambuco.

As prefeituras pré-selecionadas que tiverem interesse em receber a faculdade devem confirmar participação entre os dias 13 e 24 deste mês pelo endereço eletrônico http://simec.mec.gov.br. Depois disso, o governo fará vistoria para saber se o local apresenta a infraestrutura necessária a um curso de medicina. O resultado será divulgado no dia 31 de julho e só então as instituições interessadas se candidatarão a abrir faculdade nos locais.

Fonte: CEARÁ NEWS7