Aécio Neves e Dilma Rousseff estão tecnicamente empatados, aponta CNT/MDA

A 125ª Pesquisa CNT/MDA, realizada 18 e 19 de outubro de 2014 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra cenários para o 2º turno da eleição presidencial de 2014. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR - 01139/2014. Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 Unidades da Federação.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014


INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE (ESPONTÂNEA)

Dilma Rousseff (43,8%), Aécio Neves (42,1%)


2º TURNO - INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE (ESTIMULADA)

Dilma Rousseff (PT) – 45,5%
Aécio Neves (PSDB) – 44,5%


VOTOS VÁLIDOS

(percentual calculado excluindo os percentuais de brancos, nulos e indecisos)
Dilma Rousseff (PT) – 50,5%
Aécio Neves (PSDB) – 49,5%


LIMITE DE VOTO

DILMA ROUSSEFF: é a única em que votaria (38,1%); é uma candidata em que poderia votar (19,3%); não votaria nela de jeito nenhum (40,7%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (0,2%).
AÉCIO NEVES: é o único em que votaria (34,4%); é um candidato em que poderia votar (21,4%); não votaria nele de jeito nenhum (41,0%); não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar (1,1%).


HORÁRIO ELEITORAL

Assistiu ou ouviu no 2º turno: Sim (64,8%), Não (34,5%)
Candidato considerado o melhor no horário político (para quem assistiu/ouviu):
Aécio (47,4%), Dilma (38,0%)


FAVORITISMO DOS CANDIDATOS

Candidato que os eleitores acreditam que vencerá as eleições: Aécio Neves (46,7%), Dilma Rousseff (42,5%).


*Fonte: Ceará News 7, com informações da Agência CNT de Notícia

Pedido de uso da Força Nacional ganha apoio



O pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) dirigido ao governado do Estado Cid Gomes (Pros), para solicitar o envio de tropas da Força Nacional de Segurança, ganhou força ao receber apoio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O pedido também foi tema central de manifestações na Assembleia Legislativa, onde parte deputados se posicionou em favor do envio das tropas. 

Segundo a assessoria do TRE-CE, a solicitação da presença das tropas partiu do procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado em diálogo com a presidente do Tribunal, desembargadora Iracema do Vale. Para a PRE-CE, as tropas poderão garantir a normalidade do 2º turno das eleições na Região Metropolitana de Fortaleza.

A solicitação foi enviada ao governador ainda na tarde de segunda-feira (13) e, apesar do pedido de urgência feito pela presidente do TRE-CE, dando um prazo de 24 horas para o governador se manifestar, Cid Gomes ainda não havia enviado nenhuma resposta à corte eleitoral até o início da noite de ontem. O Estado tentou durante toda à tarde de ontem entrar em contato com a assessoria do governador, mas nenhuma das ligações foi atendida.

A força nacional só pode ser pedida mediante solicitação expressa do respectivo governador de Estado.

Após o pedido do procurador Rômulo Conrado, o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, também decidiu provocar o TRE para que solicite ao governador o pedido de intervenção para assegurar a tranquilidade do pleito no segundo turno. “Estamos zelando pela garantia do exercício pleno da cidadania, posto que o Ministério Público também é o guardião do Estado Democrático de Direito”, afirmou Ricardo Machado, em comunicado enviado à imprensa pela assessoria do MPCE.


Na AL

O jornal O Estado conversou com alguns deputados estaduais para repercutir a possível vinda das tropas nacionais para a capital cearense no segundo turno das eleições. Todos os deputados entrevistados colocaram-se a favor da medida. A deputada e ex-candidata ao governo do Estado, Eliane Novais (PSB), pede que a força adentre todo o interior do Ceará. De acordo o MPE, a presença de tropas federais seria necessária apenas na Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da Capital.

“Eu parabenizo a atitude do TRE e, se ainda houver possibilidade, peço que a medida se estenda para todos os municípios do Ceará. Eu acredito que, onde as tropas federais estiverem, vão intimidar a compra de voto, para garantir o maior exercício da democracia no interior do Ceará”, destacou Eliane. 

O deputado Roberto Mesquita também pede para que as tropas sejam enviadas para o interior do Estado. “A força nacional de segurança servirá para que o povo do Ceará seja livre para expressar seus pensamentos e vontade. A forçar nacional não deve vir somente para Fortaleza e Região Metropolitana não, deve ir para Juazeiro, Sobral e outros municípios. Não podemos esquecer que, em Sobral, o governador, no dia do primeiro turno, passou o dia na delegacia para tentar liberar um vereador aliado que havia sido detido por compra de voto”, enfatizou Mesquita. 

O deputado José Sarto (Pros), líder do governo na Assembleia, também se posicionou a favor da vinda das tropas nacionais. Segundo Sarto, o governador disse que iria ‘meditar’ sobre o assunto. “Na segunda-feira (13) à noite, após receber o ofício do TER, o governador disse que iria ‘meditar’ sobre o assunto e escutar algumas pessoas para, assim, tomar uma decisão. Eu sou favorável de que as tropas atuem em todo o Ceará, para que assim possamos garantir a transparência e honestidade das eleições”, destacou Sarto.

Vice-prefeito

O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudencio Lucena (PMDB), também se manifestou sobre o assunto, posicionando-se a favor da vinda das tropas nacionais, mas amenizou, afirmando que o motivo não seria o acirramento entre o governador e o vereador Capitão Wagner (PR).

“O motivo foi o aquartelamento da policia que não fiscalizou, o MP se preocupou porque não houve uma fiscalização da policia do Estado do Ceará. Estavam todas as viaturas paradas esperando ordem. Esse foi o motivo da solicitação do MP e não a divergência do governador com o Capitão Wagner. E agora sim, a força nacional chegando, a gente vai poder coibir o abuso que foi praticado na compra de voto”, declarou Gaudencio.

Datafolha/O Povo mostra Tasso Jereissati com 58% e Mauro Filho 21%


Pesquisa Datafolha contratada pelo jornal O Povo, mostra o candidato do PSDB, Tasso Jereissati, na liderança da disputa ao Senado Federal, seguido de Mauro Filho (PSB) com 21%. Confira os números abaixo:

Tasso Jereissati (PSDB) - 58%
Mauro Filho (PSB) - 21%
Raquel Dias (PSTU) - 1% 
Geovana Cartaxo (POL) - 1%
Em branco/nulo/nenhum - 7%
Não Sabe - 12%

A pesquisa ouviu 1,28 mil eleitores entre os dias 29 e 30 de setembro e está registrada com os números CE-00025/2014 e BR-00905/2014. /.

Pesquisa mostra empate técnico entre Eunício Oliveira e Camilo Santana


Nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1) pelo Datafolha mostra um empate técnico entre os candidatos Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT).

Eunício, que tinha 41% das intenções de voto, aparece com 39%, enquanto Camilo sobe três pontos e fica com 37%. Os candidatos Ailton Lopes (PSOL) e Eliane Novais (PSB) aparecem com 1%. Brancos e nulos somam 8%. 14% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar.

1.280 eleitores de 52 cidades do Ceará participaram da pesquisa.

A pesquisa foi encomendada pelos jornais “Folha de São Paulo” e “O Povo”.

Fonte: O ESTADO CE

Dilma tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%, aponta pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 5%

* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26, Dilma tinha 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00905/2014