Veja traz matéria sobre como Barbosa tirou o Supremo de sua zona de conforto

Na edição desta semana a revista Veja traz reportagem sobre como o mineiro Joaquim Barbosa, que sempre acreditou no esforço pessoal, chegou ao topo de uma bem-sucedida carreira jurídica sem precisar percorrer os conhecidos atalhos, lançar mão dos tradicionais jeitinhos ou recorrer a padrinhos influentes.

Filho de um pedreiro e uma dona de casa, estudou em escola pública, formou-se numa universidade federal e assumiu importantes cargos depois de ser aprovado em concurso. À carreira no Ministério Público, acrescentou uma sólida história acadêmica, com passagens, como estudante e professor, por renomadas instituições de ensino do Brasil e do exterior. Barbosa construiu sua trajetória sem a ajuda de padrinhos influentes e sem pedir favores. Numa sociedade acostumada a atalhos duvidosos e ao jeitinho, preferiu o árduo caminho da meritocracia. Essa biografia chamou a atenção do presidente Lula. Em 2003, ele indicou Barbosa para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo de Lula era nomear pela primeira vez um negro para a mais alta corte do Judiciário e, assim, tirar do papel a agenda de políticas afirmativas do governo. O que Lula não sabia é que a escolha renderia frutos bem maiores. Ele escalara o homem certo, na hora certa, para desferir o mais duro golpe contra a corrupção na história recente do país. Sorte dos brasileiros de bem, azar do PT.

Em 2012 e 2013, durante mais de sessenta sessões plenárias, Barbosa comandou o julgamento do mensalão, como relator do processo e, depois, também como presidente do STF. O resultado criminal é conhecido: o Supremo concluiu que o PT subornou parlamentares para se perpetuar no poder, durante o primeiro mandato de Lula, e condenou a antiga cúpula do partido à prisão. O resultado simbólico também é conhecido: a Justiça finalmente se fez valer para todos, sem distinção, o que foi considerado um divisor de águas na luta contra a impunidade que há séculos privilegia os poderosos no Brasil. Anunciadas as penas e decretadas as prisões, Barbosa se tornou uma espécie de herói nacional, o cavaleiro vingador da capa preta, aplaudido nas ruas e assediado para disputar as eleições. Mas esse era apenas um dos lados da moeda. A outra face, menos evidente, levou o ministro a anunciar, na quin­ta-feira, que deixará o Supremo em junho, onze anos antes do prazo fixado para sua aposentadoria compulsória. “Minha missão está cumprida”, disse Barbosa.

Em fevereiro, VEJA revelou que o ministro cogitava antecipar a aposentadoria. Essa possibilidade ganhou força depois de o plenário derrubar a condenação por formação de quadrilha imposta aos mensaleiros. Barbosa, que se acostumara a formar a maioria, acabou derrotado na votação. Ele suspeitava que dali para a frente, devido à nova composição do tribunal, tenderia a ser sempre derrotado nos embates criminais mais polêmicos. “Essa é uma tarde triste para o Supremo. Com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida e extremamente bem fundamentada”, lamentou o ministro. A reação estava diretamente relacionada às dificuldades presentes no caso. Lula e o PT jogaram pesado para adiar o início do julgamento, numa tentativa de facilitar a prescrição de certos crimes. Também procuraram ministros para convencê-los a reduzir as penas da companheirada e suavizar o enredo criminoso. Quando o julgamento finalmente começou, Barbosa teve de comprar uma série de brigas para tirar o tribunal de uma espécie de zona de conforto. Uma zona de conforto que, registre-se, sempre contribuiu para dificultar a condenação de políticos, empresários e banqueiros.

Fonte: CEARÁ AGORA

Vereador Iranildo se destaca na Câmara de Quixadá

yr3wyh
Merece especial atenção à atuação do vereador Iranildo Barbosa “Iranildo Bacurin” na Câmara Municipal de Quixadá, essa atenção se deve aos constantes requerimentos de sua autoria colocados em votação no plenário do legislativo municipal. Na sessão desta quinta 22 o vereador apresentou três requerimentos de grande importância para bairros carentes da cidade.

Requerimento de número 157/2014, trata de uma solicitação a Secretaria de Educação no sentido da construção de uma escola com quadra esportiva no bairro Jerusalém, o de número 158/2014, solicita ao poder executivo a perfuração de um poço profundo no bairro Monte Alegre e o de número 161/2014, solicita a Prefeitura de Quixadá, a construção de uma praça no planalto Nova Jerusalém.

São solicitações que vem de encontro os anseios da população, demonstrando assim a atenção do vereador com a população necessitada de Quixadá.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Quixadá

Vereador ameaça pedir afastamento do prefeito de Quixadá, caso ele não compareça à Câmara

“Ou o prefeito vem a Câmara prestar esclarecimentos ou vou pedir seu afastamento”, alertou vereador Higo Carlos.

A precariedade na Saúde Pública do Município de Quixadá voltou a ser foco das discussões na sessão desta quinta-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores. Após a participação dos representantes sindicais de Quixadá, professora Neiva Esteves, presidenta do SINDSEP e Marcelo Lucena, presidente do Sindicato Rural, que levaram para o plenário o manifesto fruto da mobilização do dia do trabalhador, dando ênfase à problemática da saúde, iniciou-se entre os parlamentares um amplo debate sobre a temática.

Enfático, o vereador disse que a Câmara está sendo omissa a tudo o que acontece em Quixadá. “Só de imaginar que neste momento no Hospital Eudásio Barroso, falta o básico do que era para ter lá e que não existem atendimentos médicos com regularidade e nem medicamentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que foi inaugurada agora recentemente, requer da gente uma ação”, falava Higo Carlos.

Sobre a falta de interesse do prefeito João Hudson em não discutir os problemas, o vereador desabafou. “O prefeito pensa que somos obrigados a receber advertências de sindicatos, imprensa e da sociedade, uma vez que a culpa desse caos que está aí é do executivo, é de gestão.”

“Se o prefeito não vem, nós não temos a obrigação de ficar aqui recebendo reclamações e muito menos deixar as pessoas morrerem por faltar o básico nas Unidades Hospitalares. Vamos passar os quatro anos assim, dessa forma?”, indagou.

O vereador Higo Carlos disse ainda que nunca fez oposição sistematizada ou raivosa ao prefeito, porém não poderia ficar esperando a boa vontade do chefe do executivo em prestar esclarecimentos ao povo e ao poder legislativo dos problemas existentes, por exemplo, na área da saúde.

Por fim, o parlamentar reafirmou que se o prefeito não for a Câmara Municipal até a próxima quinta-feira, 29, irá apresentar ainda na sexta-feira seguinte o pedido de afastamento do chefe do executivo.

Com informações da Assessoria do Vereador Higo Carlos

Ônibus tomba na BR 020 em Canindé e deixa vários mortos

foto: www.portalcaninde.net/
Um ônibus da empresa Princesa do Inhamuns, que vinha de Boa Viagem, tombou na manhã deste domingo, 18, por volta das 8h40, no quilômetro 304 da BR 020, município de Canindé.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, há várias vítimas fatais, pelo menos oito pessoas, e muitos feridos. Equipes de socorro estão no local com ambulâncias e dois helicópteros.

No acidente do km 304 da BR-020 em Canindé, a situação é de guerra, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal. As equipes de socorro estão trabalhando na retirada de corpos e falta rabecão para a quantidade de vítimas. Todas as vítimas não-fatais já foram socorridas e a maioria sofreu lesões graves. De acordo com o Controle de Policiamento do Interior já são pelo menos 20 mortos.


Não há informação de que tenha havido ocupantes ilesos, segundo a PRF. O motorista do ônibus, que sofreu lesões leves, informou aos policiais que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e tombou. No ônibus haviam 41 pessoas. A empresa informou que a lista de passageiros será entregue aos policiais ao meio-dia.

O teste etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo. PRF já fala em 22 vítimas fatais. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Canindé e alguns estão no Hospital São Francisco, também em Canindé.

Com informações do O POVO

Circuito InfoBrasil fará primeira parada em Quixadá


O evento de Tecnologia da Informação contará com palestras gratuitas dia 5 de junho e uma audiência pública para debater a instalação de um Pólo de TI na região.

Quixadá será o primeiro município a receber o Circuito InfoBrasil 2014. O seminário será dia 5 de junho, no auditório do IFCE, das 8h às 20h e contará com palestras sobre Inovação Tecnológica na Área da Saúde, Gestão de Projetos, Segurança da Informação, Políticas Públicas em TIC, entre outros temas. A participação é gratuita e aberta a estudantes, profissionais e demais interessados.

Audiência Pública debaterá Polo de TI das IES de Quixadá e seu entorno

O Circuito InfoBrasil será precedido de uma audiência pública sobre tema: Desenvolvimento do Polo de TI das Instituições de Ensino Superior de Quixadá e seu entorno, realizada no dia 5, às 8h, no IFCE – Campus Quixadá. A audiência foi convocada pela Deputada Estadual Rachel Marques (PT), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Governador diz não desistir da Segurança e abre crédito de R$ 24 milhões para comprar viaturas

O governador Cid Gomes (Pros) abriu um crédito suplementar à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na ordem de R$ 24,8 milhões. A verba deve ser empregada na aquisição de mais viaturas para a Polícia Militar.

(Foto Fernando Elpídio)

A novidade acontece um dia após o governador publicar um artigo intitulado “Segurança Pública: eu não vou desistir”, originalmente no jornal O Povo. Cid reafirma no artigo seu compromisso com o setor e, entre outros pontos, defende-se do fato de as estatísticas de violência seguem crescendo mesmo com os altos investimentos em Segurança Pública alegando que as ações têm reflexo a longo prazo.

A liberação de verbas foi assinada pelo governador na última quinta-feira (8) e oficializada nesta sexta-feira (9), endossada pelo secretário do Planejamento, Eduardo Diogo. Os recursos necessários fazem parte do superávit financeiro do balanço do ano passado.

Não é especificado o número de viaturas ou os modelos a serem adquiridos, mas a Polícia Militar é o único órgão listado na liberação do crédito

R$ 130 milhões da SSPDS

Cid assumiu o governo em 2007 e reforçou a frota dos órgãos de segurança principalmente com veículos do tipo Toyota Hilux, com destaque para o programa Ronda do Quarteirão. Pelo menos R$ 133 milhões já foram pagos pela SSPDS à Toyota do Brasil para aquisição de veículos e outros serviços.

Fonte: TRIBUNA DO CEARÁ