Pedra Branca: Ministério Público cobra concurso público no município

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma Ação Civil Pública hoje (27) cobrando ao município de Pedra Branca a realização de concurso público para o preenchimento de todas as vagas atualmente ocupadas a título precário no prazo de seis meses. A iniciativa foi do promotor de Justiça Leo Junqueira Ribeiro de Alvarenga. 

O MP reconhece a ilegalidade da situação de mais de 1 mil servidores públicos contratados a vínculos precários, muitos dos quais recebem menos de um salário mínimo por mês. Com isso, requer à Justiça que seja determinada ao prefeito Pedro Vieira Filho a apresentação, no prazo de 15 dias, do cronograma completo para a realização do concurso público em cada uma das suas etapas, especificando a data prevista para cada uma delas. 

A Prefeitura deve ser obrigada pela Justiça a contratar todos os funcionários aprovados no certame. O MP solicita que a convocação ocorra em caráter imediato para as vagas existentes e hoje ocupadas e dentro do prazo de validade do concurso público para as demais vagas. Em caso de descumprimento, a multa diária sugerida é de R$ 2 mil.

Fonte: MP CE

Luiz Cruz é transferido do César Cals

Depois de três meses de internação, no Hospital Geral César Cals, o presidente da Biblioteca Circulante, Raimundo Luiz Cruz, 76, ou simplesmente Luiz Cruz, como é mais conhecido em Fortaleza, retornou para o ambiente familiar. Contudo, continua inconsciente e inteiramente dependente de cuidados médicos e de medicamentos.

O homem que, durante mais de 40 anos estimulou a leitura entre a população de menor poder aquisitivo do Ceará e que participou de muitas outras atividades de incentivo à educação e cultura, foi transferido de um leito na enfermaria do César Cals para a casa de uma irmã, na Rua Liberato Barroso, 1377, no Centro, por volta das 15h30 de ontem. "Trouxeram para cá porque ele não tem nenhuma condição de ficar sozinho onde mora, na Rua Padre Mororó", diz a irmã, Francisca Cruz, de 75 anos.

Nascido em Fortaleza e aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 25 de novembro último, Luiz Cruz, foi operado no César Cals de uma hérnia inguinal. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, nos minutos finais do procedimento cirúrgico, ele teve um ataque cardíaco. Submetido, pela equipe médica, a técnicas de ressuscitamento, sobreviveu, e, desde então, estava internado na unidade, onde era atendido através do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Ele não voltou ao normal. Não fala mais, às vezes abre os olhos, mas passa o maior parte do tempo dormindo, sempre com sonda e em um balão de oxigênio", diz a irmã, para quem Luiz Cruz "continua em coma". Mesmo assim, Francisca Cruz acredita que foi correto o hospital transferi-lo para o ambiente familiar. "Acho que ele vai se sentir melhor", cita.

Já a sobrinha Noélia Cruz acredita que no hospital as condições para cuidar do enfermo eram mais adequadas. "Lá havia enfermeiras e médicos com bem mais frequência", cita.

Sobre questionamentos de que a transferência iria reduzir a assistência ao paciente, a assessoria do César Cals informou que a equipe médica avaliou mais apropriado e indicou à família que o paciente deveria receber assistência em casa, por meio do Programa de Atendimento Domiciliar. A medida busca evitar riscos de infecção hospitalar e promover um maior contato do paciente com sua família, o que ajuda na recuperação e é uma tendência que vem sendo seguida no mundo.

Em nota à Redação, a assessoria reiterou que Raimundo Luiz Cruz continuará o tratamento médico aliado aos cuidados familiares. Ele já recebeu a primeira visita da equipe e na quinta-feira (hoje), receberá mais uma visita. Contudo, sobre a frequência das visitas aos pacientes tratados na residência, adianta que isso depende de cada caso.

"O César Cals disponibiliza cama, colchão, concentrador de oxigênio, aspirador, medicação prescrita, sonda de aspiração traqueal, gazes, esparadrapo antialérgico, soro fisiológico e a dieta enteral. Ele está estável, com sequela neurológica em consequência de uma parada cardíaca e respiratória. Ele se encontra num estado inicial de coma superficial", frisa a nota.

Luiz Cruz também fazia trabalhos educativos no Instituto Dr. José Frota e era jurado do programa Sábado Alegre, de Will Nogueira, na TV Diário.

Fonte: Diário do Nordeste

Policiais Militares ficam feridos após carro capotar em Quixadá, no Ceará

Dois policiais militares ficaram feridos na tarde desta quarta-feira (26), durante um acidente, em Quixadá, a 167 Km de Fortaleza. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), os policiais estavam em carro do Programa Ronda do Quarteirão que capotou no quilômetro 33 da CE-060, na localidade Córrego do Facó, conhecida como Estrada do Algodão. O veículo ficou bastante danificado.

De acordo com o comandante do Ronda do Quarteirão, Coronel Mendonça, os dois policiais tinham saído de Quixadá e vinham para capital a serviço. Os dois sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Quixadá e passam bem.

G1-CE

Quixadá: Carnaval patrocinado pela prefeitura é cancelado

O Prefeito Municipal de Quixadá João Hudson Rodrigues Bezerra, acatou na tarde de ontem (26) a solicitação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referente ao Carnaval Popular de Quixadá 2014.

O primordial fator para o cancelamento do Carnaval de Quixadá, foi a falta dos recursos Federais e Estaduais para o fomento a festa popular, assim, impossibilitando o município a arcar com todas as despesas usando os recursos do Fundo Geral do Município, pois sabemos das urgências e necessidades que passa nossa querida Quixadá.

A Prefeitura de Quixadá conversou com os presidentes dos blocos e garantiu todo o apoio logístico (SAÚDE, FISCALIZAÇÃO, MELHORIA DE ACESSOS E ETC) para a realização do evento.

O CARNAVAL POPULAR DE QUIXADÁ 2014 – DE MÃOS DADAS PELA PAZ, será realizado a partir de recursos da iniciativa privada e com a organização dos blocos carnavalescos de Quixadá, toda a estrutura do evento foi renegociada entre os presidentes dos blocos e os fornecedores, as atrações recém contratadas pelo município foram canceladas, assim não gerando nenhum ônus ao município de Quixadá.

A Prefeitura Municipal reafirma o compromisso em ajudar o Carnaval de Quixadá, garantindo toda a estrutura de apoio para os foliões de Quixadá.

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que o prefeito João Hudson Rodrigues Bezerra, determinou que a verba que seria usada do Fundo Geral do Município para a realização do Carnaval Popular de Quixadá 2014, fosse destinada para a compra urgente de medicamentos para o abastecimento dos postos de saúde e do Hospital Municipal de Quixadá Dr. Eudásio Barroso.

MAIS INFORMAÇÕES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(88) 9638.1045

OBS: O TCM não tem o poder de cancelar qualquer evento de uma prefeitura. Apenas foi pedido pelo órgão, um estudo socioeconômico para saber se haveria benefícios para o município com a realização da folia.

QUIXADÁ: UPA 24 horas será inaugurada na sexta-feira com a presença do governador

A Secretária de Saúde do Município de Quixadá Aída Magalhães, informa a população que nesta sexta-feira (28), no bairro do Renascer, às 10:00 horas será inaugurada mais um equipamento na área da saúde do município, a UPA 24 horas, com a presença do governador Cid Gomes, do prefeito João Hudson e convidados.


O modelo que atenderá Quixadá e a UPA Porte I: terá de 5 a 8 leitos de observação com capacidade de atender até 150 pacientes por dia à população na área de abrangência de 50 a 100 mil habitantes. Após a inauguração, a unidade passa a funcionar 24 horas com atendimento de urgência e emergência.

O Hospital Eudásio Barroso, continuará atendendo aos pacientes procedentes de outros municípios, por ser um hospital polo. A traumatologia continua sendo realizada no Eudásio Barroso. As Unidades Básicas de Saúde continuarão realizando seus atendimentos de segunda à sexta-feira; já nos finais de semana e feriados, os atendimento serão realizados pela UPA.

A UPA 24 horas terá o nome em homenagem ao médico quixadaense Dr. Antônio Moreira Magalhães e contará com um quadro de dois médicos plantonistas, um clinico e um pediatra, para melhor atender a população. O Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José permanece com o atendimento pediátrico no município.

MAIS INFORMAÇÕES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(88) 9638.1045

Carnaval de Quixadá: Prefeitura divulga cronograma da folia

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá vem informar aos meios de comunicação cearense, o Cronograma Oficial do Carnaval de Quixadá 2014, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá (SEDET).

O Carnaval Popular de Quixadá 2014 terá como seu tema principal “De mãos dadas pela paz”. A praça José de Barros, no centro da cidade, receberá durante os 4 (quatro) dias de folia, uma grande estrutura de palco, som e iluminação. Será montado um esquema de segurança com cabines de observação, circuito interno de câmeras, detectores de metal e equipe de segurança, além do efetivo das policias militar e civil.

A Secretaria de Saúde montará uma tenda para a distribuição de preservativos e orientará os foliões com informativos educacionais nas dependências da praça.

Durante o dia na festa popular a animação fica por conta dos DJ’s e paredões nas margens do Açude Cedro e na localidade dos Picos (CEDRO), a SEDET irá garantir a estrutura de banheiros, seguranças e salva vida. Além disso haverá o tradicional mela-mela nas proximidades da praça e a animação dos blocos Bixo Papão, Camaleão & Cia e Crocodilo, irão garantir a alegria dos foliões nas noites e em suas sedes durante o dia.

MAIS INFORMAÇÕES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(88) 9638.1045

Em Aquiraz: No carnaval, conheça o Engenhoca Parque Ecoeducativo

De 1º a 4 de março, muitas brincadeiras e apresentações musicais com as tradicionais marchinhas aguardam adultos e crianças que forem ao parque

Carnaval também é época de aventura, contato com a natureza e aprendizado. É nisso que aposta o Engenhoca Parque Ecoeducativo, atração turística localizada no município de Aquiraz, no Ceará. De 1º a 4 de março, o parque preparou uma programação especial para adultos e crianças que une, em um só lugar, uma grande variedade de atividades para todos os gostos. 

Para quem quiser dar uma escapada na folia, o Engenhoca tem a dose certa de aventura, com atividades como tirolesas, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d’água, mini golfe, fazendinha e muitas outras atrações. Na época mais alegre do ano no Brasil, os visitantes do Engenhoca encontrarão o parque totalmente decorado

Durante todos os dias, os mascotes oficiais do parque, Joca e Juju Sapece, serão os responsáveis por ser os grandes anfitriões das brincadeiras, alegrando os visitantes de todas as idades. Ainda na programação, o parque terá a apresentação de uma banda local que irá entreter adultos e crianças com as mais conhecidas marchinhas de carnaval.

Para animar as dependências do Engenhoca e entrar no espírito do Carnaval, o parque também irá organizar um animado bailinho infantil com direito a concurso de fantasias e premiação aos mais criativos. “Os vencedores do concurso ganharão brindes e ingressos para entrar no parque futuramente”, diz Luciana Targino, sócia-proprietária do Engenhoca Parque Ecoeducativo.

Para curtir ao máximo o carnaval no Engenhoca Parque Ecoeducativo, o Pacote Aventura custa R$ 60 (adultos) e R$ 55 (crianças) e oIngresso Conhecer custa R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). O parque está localizado à Rua Raimundo Coelho, 200 – Centro e o horário de funcionamento é das 09h30 às 17 horas de quarta a domingo.



Serviço
Engenhoca Parque Ecoeducativo
www.parqueengenhoca.com.br

Ônibus bate violentamente no centro de Quixadá e um homem fica preso nas ferragens

Quixadá > Final de tarde, na Avenida Plácido Castelo, próximo ao terminal rodoviário de Quixadá, um ônibus com 35 passageiros bate violentamente contra um poste deixando varias pessoas feridas e um homem que ficou preso as ferragens.

A Policia Militar esteve no local onde isolou a área para facilitar o trabalho dos profissionais do SAMU, muitos curiosos chegando em alguns momentos a atrapalhar o trabalho dos profissionais. Um ônibus do Cipó dos Anjos, distrito de Quixadá, mas que transportava pessoas do bairro Campo Velho para um domingo de passeio no distrito de Laranjeiras no vizinho município de Banabuiú. Com 35 passageiros o ônibus quebrou a barra da direção, segundo informações do motorista Evandro Freire, que após socorrer os passageiros se apresentou na Delegacia Regional de Policia.

Duas ambulâncias do SAMU se fizeram presentes ao socorro, como um dos passageiros ficou preso as ferragens foi necessário a intervenção do Corpo de Bombeiros que se deslocaram de Quixeramobim para realizarem o resgate de Derlando que ficou com as pernas presas no ônibus. Quatro pessoas foram socorridas ao Hospital Eudasio Barroso pela Policia Militar, um homem, duas mulheres e uma criança de 10 anos, todos passam bem. Diversas pessoas que estavam no ônibus estiveram no hospital para receberem atendimento pelo o susto passado.

Uma das vitimas é um homem que passava na calçada no exato momento do acidente, e por um poste no meio salvou a vida do técnico José Tavares do Sulamericano time amazonense de Manaus. Tavares esteve em Quixadá para assistir a partida do Campeonato Cearense no estádio Abilhão. Nossa reportagem em entrevista com o professor Tavares que estava olhando os jogadores do Canarinho do Sertão que poderá contar com os mesmos.





Fonte: Portal Sertão Alerta

Olheiro amazonense após susto afirma ter interesse em craques do quixinha

Quixadá > Com o bom desempenho do “canarinho no Campeonato Cearense neste ano de 2014, despertou o interesse de outros times no elenco do quixinha. O time Sulamericano da cidade de Manaus enviou seu técnico José Tavares como olheiro a cidade de Quixadá para conseguir alguns atletas para reforçar o time amazonense.

Professor Tavares gostou da torcida que levou incentivo ao time, além da hospitalidade dos quixadaenses. Segundo o técnico sulamericano em entrevista ao Sertão Alerta informou que tem interesse em quatro jogadores do canarinho, são eles defensor Tony Belém, meio de campo o interesse foi pelo quixadaenses Dim além de Lequinha e o arqueiro Rafael.

Tavares tomou um susto após o jogo, um acidente com um coletivo no centro da cidade o atingiu, segundo o mesmo salvo por Deus e a providencia de um poste de energia que segurou o coletivo deixando apenas escoriações leves, socorrido no hospital Eudasio Barroso o mesmo foi medicado e liberado em seguida.

FONTE: SERTÃO ALERTA

Petistas lançam manifesto e dizem que Cid comandará processo para eleição


O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes (Pros), será o principal protagonista da definição de quem disputará a sucessão estadual, de acordo com manifesto do PT Ceará. A informação parte do manifesto do PT Ceará contra a candidatura própriado partido ao Governo do Estado, lançado nesta sexta-feira, 21. Com apoio da maioria dos petistas cearenses, o documento ressalta a preferência do grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães pela vaga no Senado.

Intitulado “Manifesto de Apoio a Candidatura a Governador de Outro Partido”, o documento reafirma o interesse em assegurar a reeleição de presidente Dilma Rousseff (PT) e dar continuidade à aliança, iniciada em 2006, “com PT, PMDB, o grupo político coordenado pelo governador Cid Gomes, bem como os demais partidos da base aliada”.

“O governador Cid Gomes presidirá o processo. Nós apoiamos esse método. É uma decisão partidária”, defendeu o deputado Ilário Marques, durante a apresentação do manifesto. Ele negou a existência de racha interno no PT Ceará. “Não existe divisão que comprometa o protagonismo do PT”, pontuou.

O deputado federal Artur Bruno acrescentou, porém, que Cid não fará a escolha sozinho. “Não estamos deixando na mão do governador, estamos dizendo que ele tem um papel preponderante, o PT vai debater e discutir com o governador a escolha do nome e vai apresentar posições acerca do projeto politico, econômico e social”, disse o deputado.

Intervenção
O deputado Guimarães adiantou que não haverá intervenção no PT Nacional nas definições de aliança e disputa por cargos nos estados. “O PT do Ceará é crescido e tem autoridade perante a direção nacional”, disse o deputado que é também vice-presidente nacional do PT.

Na sexta-feira, 14, o grupo do PT liderado pela ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, divulgou manifesto em defesa da candidatura própria do partido para o Governo do Estado, inclusive com Luizianne como pré-candidata ao cargo. Além da posição contrária no próprio partido, o senador Eunício Oliveira (PMDB) também já se anuncia como pré-candidato e cobra apoio dos aliados.

Fonte:  O Povo Online

Quixadá: Programa Minha Casa Minha Vida será iniciado em breve

A Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação popular (FUNGETH) através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá, vem através desta nota, informar a população sobre o início do Programa Minha Casa Minha Vida em Quixadá.

Foi assinada a Opção de compra e venda do terreno para a implantação do programa, no mesmo momento, foi expedido pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), a licença de instalação, autorizando a empresa Mercurius Engenharia, realizar o desmatamento do terreno para a implantação dos imóveis.

No terreno com 379.000 m ², serão construídas 1.454 casas, também 2 escolas com 6 salas de aula cada, 1 creche e 1 unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde os mesmos ficarão localizados no bairro CEDRO VELHO.

No decorrer desta semana será divulgado pela Administração Municipal, a data do lançamento da Pedra Fundamental e o início das obras do programa Minha Casa Minha Vida.

MAIS INFORMAÇÕES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(88) 9638.1045

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Referente aos fatos divulgados a respeito da penitenciaria de Quixadá

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá vem através desta nota, esclarecer sobre os fatos expostos na mídia local, referentes ao terreno da Penitenciária Pública de Quixadá.

Foi encaminhado para ao Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), 2 plantas com levantamento topográfico, plano e altimétrico dos terrenos, o qual deu escala 2, sendo que necessariamente seria preciso fazer um aterro no mesmo para suprir as condições topográficas exigidas para construção.

Quando se refere a construção de um presídio, um terreno com aterro é inviável, pois assim, o mesmo fica vulnerável a prováveis escavações dos detentos, logicamente auxiliando na fuga dos mesmos.

O DAE sugeriu que a Prefeitura Municipal de Quixadá, apresentasse um novo terreno sem a necessidade de um aterro e sim com adaptação para corte, para que as edificações do Presídio fossem iniciadas em partes sólidas.

Um novo terreno está sendo apresentado ao Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), com todas as viabilidades exigidas, para que enfim a obra seja iniciada em nosso município.

MAIS INFORMAÇÕES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(88) 9638.1045

TRT instala Processo Eletrônico em Quixadá

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará instala, nesta sexta-feira (21/2), o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) na vara do trabalho de Quixadá. Localizado no sertão central do Ceará, há 173 quilômetros de Fortaleza. O município será a 34ª unidade da Justiça do Trabalho a receber processos exclusivamente por meio eletrônico.

Para a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar, a implantação do PJe/JT na região possibilitará à comunidade um acesso à Justiça do Trabalho mais rápido e efetivo. “É uma ferramenta que traz incalculáveis benefícios para celeridade processual, gerando economia de tempo e de gastos, facilitando o pleno acesso à Justiça”, afirma.

A vara do trabalho de Quixadá tem à frente o juiz do trabalho Marcelo Lima Guerra e soluciona conflitos trabalhistas de 18 municípios. Além da população local, também recorrem à unidade os trabalhadores e empregadores de Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Itapiúna, Itatira, Madalena, Milhã, Pedra Branca, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Atualmente, 33 das 36 varas trabalhistas cearenses utilizam o sistema de Processo Eletrônico. As unidades localizadas em Limoeiro do Norte e em Iguatu receberão o Processo Judicial Eletrônico até o mês de junho.

Fonte: CEARÁ AGORA

Vereador protocola requerimento onde solicita instalação de CPIs


Quixadá - O vereador Higo Carlos, protocolou na manhã desta terça, 18, na Câmara Municipal de Quixadá, três requerimentos. O primeiro solicita informações ao Ministério Público, das operações Miragem I e II; o segundo convida o prefeito João Hudson a Câmara para dar várias explicações ao parlamentares e o último cobra do presidente da casa vereador Pedro Baquit, a instalação das Comissões Parlamentares de Inquéritos – CPIs, criadas no ano passado, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades nas administrações anteriores e na atual.

O parlamentar disse ainda que a uma cobrança de toda sociedade, para que os fatos sejam esclarecidos e a demora na instalação das CPIs estaria transparecendo para alguns populares que há um acordo entre situação e oposição, fato que segundo o vereador Higo Carlos, garantiu não haver.

Higo Carlos colocou mais uma vez também a necessidade do prefeito ir a Câmara responder as indagações dos vereadores (as), que já foi convidado no ano de 2013, porém o prefeito não atendeu ao convite.

O vereador pede ao Ministério Público explicações referentes às operações Miragem I e II, realizada pelo MP no passado e que a sociedade aguarda o desfecho, “queremos saber como andam as investigações, e que o Ministério Público possa inocentar as pessoas que não tiveram culpa neste processo e que de fato aponte os culpados, dando assim uma satisfação ao poder legislativo e a toda sociedade que cobram as respostas da gente dia após dia”, disse Higo Carlos.

Veja cópia do requerimento



Informações da Assessoria de Comunicação do vereador Higo Carlos

SDA entrega primeiras cisternas de polietileno do Programa Água para Todos


O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entrega, nesta segunda-feira (17), as duas primeiras cisternas de polietileno do programa Água para Todos, parceria com o Ministério da Integração Nacional.

A primeira solenidade acontece na Comunidade Sítio Cobras, no município do Cedro, a partir das 9 horas. Cedro receberá 1.779 cisternas de polietileno, das 19.380 unidades do convênio, o que representa o valor total de R$ 10.905.572,43 (Dez milhões, novecentos e cinco mil, quinhentos e setenta e dois reais e três centavos). A empresa vencedora da licitação foi a Edmil construções S/A.

A segunda cisterna será inaugurada em Várzea Alegre, na comunidade Sitio Coité, a partir das 10 horas. O município será beneficiado com 1.700 cisternas de polietileno, das 19.380 cisternas do convênio do Programa Água para Todos. O total do investimento em Várzea Alegre é de R$ 10.421.289,00 (dez milhões, quatrocentos e vinte e um mil, duzentos e oitenta e nove reais). A empresa Edmil construções também foi a vencedora da licitação no município.

Ao todo o investimento do Programa Água para Todos, na construção das mais de 19 mil cisternas de polietileno chega a R$ 118.802.694,60 (cento e dezoito milhões, oitocentos e dois mil, seiscentos e noventa e quatro reais e sessenta centavos). Cada cisterna tem o custo R$ 6.130,17 (seis mil, cento e trinta reais e dezessete centavos). Além de Cedro e Várzea Alegre, Amontada (3.317 cisternas), Bela Cruz (2.376), Fortim (442), São Gonçalo do Amarante (1.277) e Trairi (4.252 cisternas) serão beneficiados com o convênio. Cada cisterna de polietileno tem a capacidade de armazenar 16 mil litros d'água.

FONTE: O ESTADO ONLINE

Prefeito de Baturité é afastado por 4 meses

Prefeito afastado, Bosco Cigano
Vice-prefeita, Cristiane Braga













Na manhã desta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Baturité aprovou o afastamento de Bosco Cigano, prefeito do município, por 120 dias. A decisão foi tomada por conta de uma série de protestos que vem acontecendo nos últimos dias. A vice-prefeita Cristiane Braga, irá assumir a posição de Bosco.

Entre as acusações, Bosco foi apontado por fraudes em licitações, irregularidades no pagamento de empresas terceirizadas e uso de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento na coleta de lixo do município. De acordo com a decisão, Bosco ficará afastado por 120 dias, período que a vice-prefeita Dra. Cristiane (PT) irá assumir interinamente a prefeitura.

Na última sexta-feira (14), os servidores intensificaram as manifestações reivindicando os salários há cinco meses atrasados.

O comércio não abriu nesta manhã em apoio aos servidores e manifestantes.

Alexandre Silva com informações do ESTADO CE

Comissão vota projeto que proíbe ligações telefônicas sem identificação

Empresas de telefonia fixa ou móvel poderão ser proibidas de oferecer serviço que impeça a identificação do número originador da chamada. Também poderão ficar impedidas de cobrar valor adicional pelo serviço de identificação do número que fez a ligação (bina). As normas constam do Projeto de Lei do Senado (PLS) 433/2013, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vai analisar na terça-feira (18).

As medidas visam impedir o anonimato de quem ligou, como no caso em que, em vez do numero originador da chamada, o display do aparelho telefônico mostra as palavras “bloqueado”, “restrito” e “não identificado”. O autor ressalta que chamadas não identificadas têm sido utilizadas pelo crime organizado, estelionatários e chantagistas, “que procuram aterrorizar suas vítimas sob o manto do anonimato”.

Vital lembra “casos de cidadãos que vieram a falecer de infarto durante o golpe do sequestro por telefone, acreditando que o suposto sequestrador estivesse de fato com um ente querido”. Se o número do telefone fosse identificado, argumenta Vital, a polícia poderia rastrear e prender os bandidos. Mas essa possibilidade se perde pela demora do procedimento previsto na legislação em vigor – apresentação de denúncia para obtenção do número de origem da chamada –, favorecendo o bandido, “que tem por hábito mudar de celular rotineiramente”.

(Agência Senado)

Prefeito de Baturité a ponto de perder o mandato

Do blog do Roberto Moreira

O prefeito de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva (PROS), conhecido como Bosco Cigano, aos poucos vai olhando sua base de sustentação ir embora. Depois do PMDB debandar da sua administração, agora foi a vez do PT desembarcar. Uma greve de garis está infernizando a vida dos moradores e o PT pede a cassação do prefeito. O blog tentou ouvir o prefeito mas não localizamos. Os funcionários informaram que ele não aparece há dois dias. O blog está aberto para saber a versão dele.

Baturité: Servidores vão às ruas e pedem saída do prefeito


Servidores da Prefeitura de Baturité foram às ruas na noite desta sexta-feira, 14, em protesto contra o prefeito Bosco Cigano (Pros). De acordo com os funcionários, os salários estão atrasados há cinco meses.


Os manifestantes fecharam uma das principais vias da cidade e atearam fogo em pneus. “Estamos há cinco meses sem receber um centavo, com aluguel atrasado e luz para pagar”, relata a varredora de rua Roseane Gregório.



Segundo ela, a maioria dos servidores paralisou as atividades e devem intensificar o protesto neste sábado, 15, com manifestações na feira e nas vias do município.

Fonte: O POVO

Aratuba: Grupo fortemente armado explode agência do Bradesco

Grupo explode agência Bradesco de Aratuba-Ce
 (Foto: Radialista Neto Rodrigues)
Um grupo fortemente armado explodiu a agência do Bradesco em Aratuba, Município de Maciço de Baturité.

De acordo com as informações repassadas à redação, na madrugada desta sexta-feira (14) por voltas das 00h30min, cerca de 10 homens fortemente armado dividido em três veículos, aterrorizaram moradores de Aratuba ao explodirem a agência do Banco Bradesco daquele município.



Após explodirem a agência, o grupo ateou fogo em um carro ECO SPORT que estava próximo. A quantia levada ainda não foi revelada, mas sabe-se que a agência havia sido abastecida na tarde desta da última quinta-feira.

No momento, todo o destacamento de policia da região do Maciço de Baturité realizam diligências no intuito de identificar e capturar os acusados.

PMDB realizará reunião em Banabuiú






O Município de Banabuiú será o centro politico estadual neste sábado dia 15, a partir das 9 horas da manhã. O PMDB estará fazendo uma reunião a nível de estado em Banabuiú para discutir o posicionamento do partido em algumas tomadas.

O Presidente Estadual da sigla Senador Eunício Oliveira, o presidente municipal vice-prefeito Eginaldo Oliveira e o prefeito de Banabuiú Veridiano Sales já garantiram a presença de diversos deputados tanto a nível federal como a nível estadual, além de vereadores e filiados do partido.

O prefeito Veridiano Sales disse que pela importância do evento, a responsabilidade do seu município é muito grande e espera que problemas dos municípios da região, principalmente o fator "Seca" sejam discutidos.

A população de Banabuiú esta ansiosa e também confiante, espera ainda o clamor popular seja ouvido, e a confiança em seus representantes e principalmente no senador eunício Oliveira que também é destaque na área de segurança pelos projetos do qual ele é o relator também abraça a causa, e a população espera que todos seus anseios sejam correspondido.

O vice-prefeito Eginaldo Oliveira espera que o seu município Banabuiú seja o iniciante de grandes soluções nacionais para o bem de toda população.

Radialista Joel Moraes - Assessor de Comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

MILHÃ: Começa distribuição das sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar

Começou a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar no Ceará e consequentemente no município de Milhã em uma parceria Prefeitura, Sec. de Agricultura e Ematerce. 

Até o dia 15 deste mês, chegarão às mãos de 130 mil agricultores cearenses 4 mil toneladas de sementes.

Muitos agricultores já estão plantando, animados com as chuvas caídas nos últimos dias. Na manhã dessa quarta-feira, 12, na sede da Secretaria de Agricultura de Milhã um grande número de produtores se aglomeraram para o recebimento das sementes. 

“Diante do quadro que encontramos, com uma estiagem que castigou muito, esperamos que a situação melhore, afinal de contas, a agricultura é forte em nossa economia, garantindo o sustento de muitas famílias”, disse a secretária de agricultura de Milhã, Rivânia Maria.

A distribuição visa incentivar o hábito de cultivo e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias que estão cadastradas. 

Polícia prende quadrilha que pretendia assaltar banco em Banabuiú



A polícia prendeu nesta quinta-feira (13) uma quadrilha suspeita de participar de uma série de assalto a bancos no Ceará. Segundo a Polícia Civil, o grupo planejava assaltar um banco em Banabuiú, no Sertão Central do Ceará, nos próximos dias.

Júnior Mesquita Lima (foto ao lado), de 35 anos, foi apontado pela polícia como o chefe da quadrilha. Ele foi preso com outras quatro pessoas com idade entre 22 e 38 anos. Eles foram presos após perseguição policial em Banabuiú com munições importadas.

Eles vão responder pelos crimes de posse ilegal de armas de porte restrito e associação criminosa, crime antes conhecido como formação de quadrilha. A polícia procura o restante do grupo. “Chegando à localidade Pedra Branca, uma das equipes se deparou com dois veículos, o grupo se dividiu e a nossa equipe seguiu um”, diz o delegado Rafael Vilarinho, sobre a prisão de parte do grupo.

De acordo com o delegado, outras quatro pessoas estavam em um carro branco e conseguiram fugir. Eles já são investigados. “Não há dúvida de que é uma quadrilha interestadual. Nós já temos trocado informações com a polícia de Pernambuco e Piauí. Vai ser estreitada essa relação para que a gente possa uniformizar o combate de roubo a banco não só no interior do Ceará, mas no Nordeste como todo”, explica a polícia Civil.

Fonte: G1

Ex-prefeita Luizianne Lins é condenada e fica inelegível até 2020

Um dos nomes mais cotados para disputar as eleições neste ano, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) foi condenada pela Justiça Eleitoral e ficará inelegível até 2020. Em decisão do juiz Josias Menescal, da 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza, a petista foi considerada responsável direta pela coação e demissão em massa de terceirizados da Prefeitura durante a eleição municipal de 2012 – com objetivo de alavancar candidatura de Elmano de Freitas (PT) na disputa.

A decisão do juiz, expedida na última segunda-feira, se baseia principalmente nos depoimentos de duas presidentes de sindicatos de funcionários municipais. Segundo elas, foram pressionadas e demitidas pessoas ligadas a vereadores que não apoiaram o candidato petista na eleição passada. “(As ações) iam desde a coação para participarem de atos de campanha, tais como panfletagem e bandeiraços, sob pena de terem o registro de ponto cortado, até a demissão (...) existiram casos em que foram homologadas duzentas rescisões por dia”, diz.

Entre os parlamentares citados, está o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante (PMDB), que teria tido dez funcionários de sua “grade” demitidos poucas horas após ele anunciar publicamente que apoiaria Roberto Cláudio (Pros) na disputa. Além dos depoimentos, foram anexados no processo uma ata de audiência da Procuradoria Regional do Trabalho e diversas denúncias que reforçam as acusações.

“Como se viu, a aqui representada efetivamente coagiu e demitiu terceirizados, exatamente objetivando auferir vantagem política, qual seja, a vitória dos candidatos por si apoiados”, conclui o juiz, que ainda diz “lamentar”a utilização de terceirizados como “massa de manobra”.

Leia a matéria completa no portal O POVO

Câmara cassa mandato do deputado Donadon

Preso há quase oito meses por desvio de recursos públicos, Natan Donadon (ex-PMDB-RO) teve seu mandato cassado na noite de ontem por ampla margem pela Câmara dos Deputados. 

O mesmo grupo de 512 deputados federais que o havia absolvido em agosto, em votação secreta, adotou postura diferente agora, na primeira vez que o Congresso analisou a perda de mandato de um congressista em votação aberta. 

Foram 467 votos pela cassação - 210 a mais do que o mínimo necessário, que é 257, e nenhum pela absolvição. Só houve uma abstenção (Asdrubal Bentes, do PMDB do Pará). Em agosto, houve 131 votos pela absolvição. 

Presente à sessão, Donadon chegou sob escolta policial trajando roupa branca - que é a vestimenta exigida no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília - e sem algemas. Após vestir terno e gravata em uma sala reservada, foi para o plenário, onde falou com os repórteres. 

Donadon entrou depois do início da sessão e se retirou antes do início da votação. Ele reclamou da votação aberta, alegando que o instrumento “constrange” os congressistas. 

“A Câmara me absolveu [em agosto], eu fico me questionando o que estou fazendo naquela prisão, eu deveria estar aqui, legislando, trabalhando”, afirmou o deputado, que se disse “injustiçado”, “bode expiatório” e “perseguido político”. “Quem é inocente não foge da raia.” 

O ex-peemedebista foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 13 anos de prisão devido a desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos. Ele torna-se agora o 18º deputado a ser cassado pelo plenário da Câmara desde a Constituição de 1988. 

Outro placar
No final de agosto, quando os parlamentares estavam protegidos pelo sigilo do voto, o primeiro deputado-presidiário da recente história democrática escapou da cassação já que só 233 colegas votaram pela perda do mandato - 24 a menos do que o mínimo necessário. 

Outros 131 votaram pela absolvição, enquanto 41 apertaram o botão da abstenção. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), porém, acabou suspendendo Donadon e convocando o suplente sob o argumento de que o ex-peemedebista estava impossibilitado de exercer o mandato. 

Ontem, Donadon circulou rapidamente pelo plenário, sentou em uma das cadeiras e foi cumprimentado por poucos colegas, entre eles Candido Vaccarezza (PT-SP) e Wladimir Costa (PMDB-PA). 

Donadon chegou até a prometer uma “entrevista coletiva” aos repórteres, momentos antes de ser conduzido pela polícia de volta ao presídio. Ele não discursou, nem acompanhou o resultado da votação. Apenas pode acompanhar a fala de seu advogado. 

Fonte: O POVO

Continuam abertas as inscrições para concurso da Caixa

Continuam abertas as inscrições para o concurso público nacional da Caixa Econômica Federal. Sob a responsabilidade do CESPE/UnB, o banco estatal lançou dois editais de nº 1/2014, destinados à formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo (Carreira Administrativa) e ao preenchimento de 09 vagas imediatas, mais formação de reserva técnica, nos cargos de Engenheiro (áreas Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho.


Inscrição

A inscrição deve ser efetuada até 16 de fevereiro de 2014, nas páginas eletrônicas dos respectivos concursos:

  • Candidatos a Técnico Bancário Novo devem acessar http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm, e pagar a taxa de R$ 43,00.

  • Candidatos aos cargos de nível superior devem se inscrever pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_ns, pagando taxa no valor de R$ 74,00.

No ato da inscrição, o interessado deverá preencher o formulário específico, optar por um polo, que automaticamente estará vinculado ao macropolo e à cidade de provas e imprimir o documento de arrecadação da taxa. A lista de polos para o cargo de Técnico Bancário está disponível na página do Cespe.

Maiores informações acesse o site da CESPE

Governo confirma que 89 profissionais abandonaram programa Mais Médicos

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (11), que 89 médicos abandonaram o programa Mais Médicos e desistiram do contrato com o governo para atender municípios no interior e nas periferias do País.

De acordo com o governo, dos profissionais desistentes, 80 são brasileiros. Os nove restantes são estrangeiros que vieram atuar no Brasil por meio do programa.

Dos estrangeiros, quatro são cubanos que vieram por meio do convênio com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). Eles atuavam nos Estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão e São Paulo. Entre eles, um foi localizado nos Estados Unidos.

O Ministério da Saúde informou ainda que um espanhol que atuava em Recife, uma colombiana que trabalhava em Belo Horizonte, uma ucraniana que atendia em Porto Alegre e um argentino que atuava em Salvador também abandonaram os postos de atendimento.

Além disso, uma brasileira formada no México, que foi lotada em Porto Alegre, desistiu do programa e não cumpre mais o contrato com o governo.

Para o ministro da saúde, Arthur Chioro, os problemas de desistências são normais e o governo vai tratar com naturalidade todos os abandonos registrados no programa.

— É claro que o programa enfrentará os seus problemas, mas trataremos todos eles com transparência. Essa é a orientação da presidente Dilma, essa é a orientação do nosso governo. [...] O número de abandonos está muito baixo. É coisa de 1% perto do universo dos médicos que estão em atuação. Se acontecer novos abandonos, não haverá nenhum problema.

Fonte: R7.com

Justiça nega pedido de João Paulo Cunha para estudar fora da cadeia


A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal rejeitou pedido do ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) para ser autorizado a deixar o Complexo Penitenciário da Papuda durante parte do dia para concluir o curso de direito. A decisão foi divulgada na noite de segunda (10) no andamento processual do site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Na semana passada, após ser preso e antes de renunciar ao cargo na Câmara, Cunha pediu autorização à Vara para continuar a exercer a função de deputado e também requereu aval de saída para estudar – ele frequentou a faculdade de direito na Universidade Paulista (Unip) até o quarto ano, em Brasília. No entanto, como o petista renunciou ao mandato na última sexta (7), o Judiciário analisou apenas a autorização sobre o estudo.

Em seu despacho, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, ressaltou que a autorização de saída para estudar está dentro das possibilidades previstas na Lei de Execução Penal somente para os condenados que têm autorização para saídas temporárias, como visitas à família. Ao contrário do trabalho externo, que pode ser requerido logo após a prisão, saídas externas só podem ser concedidas após o cumprimento de um sexto da pena.

"O benefício do estudo externo encontra-se previsto na Lei de Execuções Penais, sendo imprescindível, contudo, para sua fruição, a concessão do benefício das saídas temporárias", escreveu o magistrado na decisão.

Condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva em regime fechado, João Paulo Cunha cumprirá inicialmente a pena de 6 anos e 4 meses no semiaberto, que dá direito a tentar autorização para trabalho externo durante o dia, porque tem recurso pendente em relação à pena de lavagem, cuja punição é de 3 anos.

"Considerando que o sentenciado não se encontra no gozo do benefício das saídas temporárias, ante a falta de requisito temporal, ressaltando ademais, que se trata de benefício unicamente previsto para os presos do regime semiaberto que estejam no gozo das saídas temporárias, faz-se mister o indeferimento do pleito", conclui o despacho do juiz da Vara de Execuções Penais.

Fonte: G1.com.br

Divulgada nova foto de suspeito de lançar rojão em cinegrafista


A Polícia Civil divulgou, no fim da tarde desta terça-feira (11), uma nova foto, mais atual, de Caio Silva de Souza, de 23 anos, suspeito de acender o rojão que atingiu o repórter cinematográfico Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, durante protesto no Centro do Rio na quinta-feira (6). Uma primeira foto havia sido divulgada pela manhã. O Disque-Denúncia também divulgou um cartaz pedindo informações sobre Caio, que está foragido.

De acordo com a polícia, é ele quem aparece nas imagens registradas por fotógrafos e cinegrafistas usando calça jeans e camisa cinza suada.
saiba mais

Policiais da 17ª DP (São Cristóvão) realizavam, por volta de 18h30, buscas em diferentes regiões do estado, inclusive na Região dos Lagos, na tentativa de cumprir o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça na segunda-feira (10). Veja a decisão judicial no final da reportagem.

Segundo a polícia, Caio Silva de Souza é considerado foragido já que não foi localizado em seus endereços. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ele é auxiliar de serviços gerais para uma empresa terceirizada que presta serviço para o Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste.

O rapaz tem quatro passagens pela polícia – duas delas por envolvimento em ocorrências de tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil do Rio. No entanto, a corporação esclareceu que ele não chegou a ser indiciado (por isso não possui anotações criminais), já que as suspeitas não foram confirmadas. As ocorrências relacionadas a tráfico de drogas foram registradas na 53ª DP (Mesquita) e na 56ª DP (Comendador Soares), ambas na Baixada Fluminense, onde mora o suspeito.

Em relação à participação em protestos, Caio tem outras duas passagens pela polícia. Uma por ter sido vítima de agressão, outra por um crime de menor potencial ofensivo, ainda de acordo com a polícia.

O rapaz foi identificado após ajuda de Fábio Raposo, que confessou ter participado da ação e está preso desde domingo (9). Em depoimento, Raposo disse que Caio tem um perfil violento e que eles se conheciam apenas de outros protestos.


Investigação

O delegado Maurício Luciano, que conduz as investigações, disse que levou uma foto do suspeito para Fábio Raposo, que está à disposição da Justiça, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Ele reconheceu o autor do disparo. Os dois vão responder por homicídio doloso qualificado – quando há intenção de matar –, pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão. Se condenados pelos crimes, a pena pode chegar a 35 anos de prisão.

Segundo o delegado, o autor do disparo tinha intenção de matar. “Foi um homicídio intencional. Não foi um atentado à liberdade de imprensa. Infelizmente, o Santiago estava na linha de tiro. A intenção era ferir ou matar os policiais. Segundo o Fábio, ele tinha um perfil violento, pelo porte físico”, explicou o titular da 17ª DP.

De acordo com a decisão judicial, "o suspeito foi apontado por acender e posicionar o artefato que atingiu o cinegrafista". Diz ainda o texto expedido pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro: "A prisão temporária deve ser decretada para a garantia da ordem pública, da futura aplicação da Lei Penal e da futura instrução criminal. Há evidente necessidade de se resguardar a instrução, a fim de que as provas sejam colhidas garantindo-se, ao final, a instrução criminal da causa, que merece integral apuração, dada a lesividade social para que os eventos violentos não mais se repitam", diz a decisão.

Advogado passou nome de suspeito
O advogado de Raposo, Jonas Tadeu, entregou à polícia, na segunda, o nome, número de identidade e CPF do suspeito de acender o rojão. Apesar de Fábio Raposo ter colaborado para as investigações, o advogado afirmou que o delegado Maurício Luciano descartou o benefício da delação premiada para seu cliente. “Não está valendo. Mas isso vai ser uma discussão que eu vou levar pra juízo”, disse Jonas Tadeu.

A explosão – ocorrida durante confronto entre a PM e manifestantes – foi registrada por fotógrafos, cinegrafistas e câmeras de vigilância instaladas nas proximidades da Central do Brasil. Após a divulgação das imagens, Fábio Raposo se apresentou à polícia e disse ter passado o rojão ao homem que acendeu o artefato que atingiu o cinegrafista. No depoimento, o rapaz afirmou não conhecer o suspeito de lançar o rojão em meio à manifestação contra o aumento da passagem de ônibus.

Fonte: G1.com.br

Prefeitura de Quixadá dá posse a 32 concursados

Foto: Prefeitura Municipal de Quixadá dá posse a 32 concursados

A Secretaria de Administração Municipal empossou mais 32 candidatos que no ano de 2009 realizaram concurso público no município.
Os 32 profissionais empossados nesta segunda-feira (10), ampliarão os serviços municipais, dando apoio ao cidadão e ao poder municipal quixadaense.

Neste edital foram chamados: 16 Professores, 01 Fonoaudióloga, 10 Fiscais e 05 Agentes Administrativos. 
O prefeito João Hudson já anunciou novo concurso público, com data ainda indefinida, mas que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

Ana Júlia Arruda, Fonoaudióloga que assumiu o cargo hoje, após três anos de espera, disse:  “ recebi como um grande presente neste 2014. Está é uma conquista maravilhosa”.
Foram convocados 35 candidatos aprovados e apenas 32 compareceram para assumir os cargos no município.
foto: Prefeitura de Quixadá/Facebook

A Secretaria de Administração Municipal empossou mais 32 candidatos que no ano de 2009 realizaram concurso público no município.
Os 32 profissionais empossados nesta segunda-feira (10), ampliarão os serviços municipais, dando apoio ao cidadão e ao poder municipal quixadaense.

Neste edital foram chamados: 16 Professores, 01 Fonoaudióloga, 10 Fiscais e 05 Agentes Administrativos. 
O prefeito João Hudson já anunciou novo concurso público, com data ainda indefinida, mas que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

Ana Júlia Arruda, Fonoaudióloga que assumiu o cargo hoje, após três anos de espera, disse: “ recebi como um grande presente neste 2014. Está é uma conquista maravilhosa”.
Foram convocados 35 candidatos aprovados e apenas 32 compareceram para assumir os cargos no município.

Fonte: Prefeitura de Quixadá