Prefeito de Quixadá critica forma do repasse do FPM em evento da Confederação Nacional dos Municípios



No intuito de promover discussões sobre as práticas da administração pública local, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou o Diálogo Municipalista 2013. A realização do evento, contou com o trabalho e a articulação da Aprece. O encontro foi nesta terça-feira, 29/10, e contou com a presença de dezenas de prefeitos, além de secretários, assessores e técnicos municipais.

A presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, deu alguns informes importantes antes do início dos trabalhos por parte da CNM. Entre os pontos que ela abordou, destaque os relacionados a Finanças, Saúde, Educação e ao Desenvolvimento local. Na oportunidade, também foram pormenorizadas ações da Aprece junto à Receita Federal, Coelce, Secretaria de Saúde do Estado. Adriana Pinheiro ouviu uma série de demandas e solicitações por parte dos prefeitos

A diretora técnica da CNM, Elena Garrido deu início ao Diálogo Municipalista 2013. Ela explicou que se trata de uma ação para atualizar sobre as principais dificuldades do movimento municipalista e ouvir os problemas dos municípios de modo a instrumentalizar as ações da CNM. “É também uma oportunidade de trazer informações sobre como a Confederação vem trabalhando e lutando em favor dos municípios em Brasília, sempre em parceria com as diversas associações estaduais, a exemplo da APRECE”.

O prefeito municipal de Quixadá, João Hudson Bezerra Rodrigues, em sua participação fez uma explanação da situação financeira do Município. “A situação não é boa, temos muitas despesas que deveriam ser arcadas pelos governos estadual e federal, mas só sobra para a prefeitura”. João também criticou o desequilíbrio dos repasses do Fundo de Participação dos Município-FPM, “a gente nunca sabe o valor que será enviado ao município”. 

O coordenador de estudos técnicos da CNM, Eduardo Stranz, fez uma apresentação de dados sobre as principais linhas de atuação da Confederação e as grandes demandas municipais que vem sendo priorizadas. Ele falou sobre o Projeto Experiência Municipalista, ITR e ICMS, com Eduardo Stranz. A questão da Iluminação Pública, ficou a cardo de Marco Regulatório da Mineração e Despesas de Pessoal da CNM e outros temas de interesse dos municípios foram abordados por Elena Garrido. Foram mostradas, ainda, as iniciativas desenvolvidas pela CNM na área de tecnologia, como as ferramentas de gestão pública Urbem, CidadeCompras e Site Municipal. O encontro contou também com a participação da representante titular do Nordeste na CNM e ex-presidente da Aprece, Eliene Brasileiro.

Estiveram presentes os prefeitos da região: Ibicuitinga, José Edmilson Gomes (Deca); Choró, Antônio Mendes-Dê; Ibaretama, Eliria Maria, Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento; Itatira, Antônio Almir Bié da Silva.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Instituto Centec oferta 270 vagas em cursos gratuitos no Interior

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com inscrições abertas, até o dia 18 de novembro, para o vestibular das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), na região do Cariri, em Juazeiro do Norte, e no Sertão Central, em Quixeramobim. Na FATEC Sertão Central estão sendo ofertadas 45 vagas para o curso superior de Tecnologia em Alimentos e 45 para Agronegócio. Na FATEC Cariri são 45 vagas em cada um dos seguintes cursos superiores: Tecnologia em Alimentos, Irrigação e Drenagem, Saneamento Ambiental e Manutenção Industrial.

As Faculdades de Tecnologia do Instituto Centec são instituições de ensino e pesquisa credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que oferecem gratuitamente cursos regulares para a formação de técnicos de nível médio e de tecnólogos de nível superior. Para saber mais sobre o sucesso dos nossos estudantes acesse a matéria “Instituto Centec atingirá a marca de meio milhão de pessoas capacitadas” e conheça as nossas faculdades e alguns casos de egressos que alcançaram o sucesso profissional.


Fonte: O ESTADO CE

QUIXADÁ 143 ANOS: Hino

ATENÇÃO: Na legenda do vídeo diz que Quixadá
completa 147 anos, mas na verdade são 143 anos
de emancipação politica. Obrigado!!

HINO DE QUIXADÁ
Letra: Edgardo Moraes de Oliveira(Funcionário Público Municipal)
Música: Manoel Ferreira(1° Sargento da PM)

Linda terra rica e querida,
Povo forte, nobre e altaneiro.
Quixadá, tu és minha vida.
E me orgulho em ser brasileiro.
Teus monólitos e fazendas,
Contornando este imenso sertão,
Mais parecem de Deus oferendas
Aos teus filhos com devoção.

Quantas glórias cidade-menina,
Te contemplam em teu fadário.
És qual luz, pura e bela e cristalina,
Neste encontro tão dignatário.
Vou cantando feliz e contente
Tua história com amor e paixão,
Quixadá, grande, forte e valente
Viverás sempre em meu coração.

Prefeitura de Quixadá não realizará comemoração do dia do município

Diante da crise financeira que Quixadá passa nesse momento, a administração municipal resolveu não realizar a comemoração em alusão ao dia do município.

Em nota a prefeitura divulgou a decisão, leia abaixo a nota na íntegra:

Nota
O prefeito municipal de Quixadá, Sr. João Hudson Bezerra Rodrigues vem a público esclarecer aos quixadaenses, que em virtude das contrariedades financeiras e da realização do Exame Nacional do Ensino Médio-Enem no município, não haverá festejos em alusão ao aniversário de 143 anos de emancipação política e administrativa.
Como é sabedor por todos os munícipes, a Prefeitura Municipal de Quixadá passa por um momento de crise financeira, não tendo acepção neste momento a promoção um evento de grande-porte com o dinheiro público. Também era uma preocupação dos organizadores do Enem a realização de um evento festivo no dia exame nacional, tendo em vista que Quixadá é uma cidade Polo do Enem.
A crise financeira que assola os cofres municipais não é um privilégio somente de Quixadá, mas de quase todos os Municípios da Federação. É sabedor, que os recursos do Fundo de Participação dos Municípios-FPM tiveram decréscimo ao longo dos últimos meses, sendo essa uma grande luta da Associação dos Prefeitos para mudar a forma de repasse.
Na certeza da compreensão de todos, manifestamos dias melhores e que tenhamos um Quixadá com mais paz, mais saúde, educação e desenvolvimento, para isso estamos trabalhando incansavelmente para mudar o perfil de Município. Aos candidatos que farão o ENEM, desejamos uma excelente prova.

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá

Tribunal de Justiça destrói 2.915 armas de comarcas do interior

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) providenciou, ontem, a destruição de 2.915 armas oriundas de comarcas do interior do Estado. A incineração foi possível com o apoio logístico do Exército Brasileiro. Entre os armamentos estão fuzis, metralhadoras, rifles, pistolas e revólveres. A destruição de armas visa colaborar com a segurança pública do Estado, reduzindo o estoque de material bélico dentro das unidades do Poder Judiciário.
A medida é importante porque, estocada em fóruns, as armas são visadas por bandidos que assaltam as comarcas em busca de resgatar tais equipamentos e, posteriormente, usá-las em práticas criminosas. Até o final do ano, a previsão é atingir a meta de aproximadamente 20.000 armas recolhidas nas comarcas do interior. No primeiro semestre deste ano já foram destruídas 11.004 armas.
Insegurança
Ainda sobre a segurança dos fóruns, em visita à diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE),

Acidente com motocicleta deixa uma vitima fatal no centro de Quixadá

Quixadá > O magarefe, Francisco Auri Alves da Silva, foi a vitima fatal de uma colisão no centro de Quixadá, No cruzamento das Ruas Jose Queiroz com Rui Barbosa , um caminhão pipa vermelho de placas BOO 2517  colidiu no inicio da manhã  desta quinta-feira, 25, com a moto  Honda NBR  de cor preta com placa HYC 0325 pilotada pelo magarefe “Auri Carcara” nome com que conhecido na cidade. O mesmo foi a óbito no local. A Policia Militar foi acionada, ao chegar no local isolou a área até a chegada da Pericia Forense  e o rabecão para a remoção do corpo ao IML em Quixeramobim. O Departamento Municipal de Trânsito fez a condução do trânsito na via, com a aglomeração de curiosos o transito ficou difícil na área. O motorista foi conduzido a Delegacia Regional de Policia Civil em Quixadá que ficou encarregada de apurar as causas do acidente. 

Fonte: Sertão Alerta

NOTA DE ESCLARECIMENTO > Secretária de Saúde Dra. Aída Magalhães

A Secretária Municipal de Saúde, Aída Gomes Magalhães Ehbrecht, vem através desta nota esclarecer os fatos noticiados em blogs e redes sociais sobre o não atendimento ao convite dos vereadores para comparecer a Câmara Municipal no dia 10 do mês em curso:

1º- Em nenhum momento, a Secretária se negou a prestar qualquer tipo de esclarecimento à sociedade, conforme afirmaram alguns blogs e cidadãos contrários a atual administração pública municipal;


2º- O Não comparecimento da Secretária a ilustre casa do povo se deve ao fato de já ter compromisso, previamente agendado, com o Secretário de Saúde do Estado, Ciro Ferreira Gomes, bem como estiveram presentes a referida audiência, o Secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e a Coordenadora Regional de Saúde, Dra. Benedita Oliveira, para tratar de assuntos referentes ao Hospital Polo de Quixadá, conforme comprovante e foto em anexo.

3º- A Secretária de Saúde reafirma que as portas da secretaria estão abertas para todos os vereadores, imprensa em geral e para qualquer cidadão que queira buscar informações, conhecer o trabalho e dá sugestões, reiterando seu compromisso com a ética, com a transparência, com a gestão e com o erário público.

“A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim; lá está ela”.
(Winston Churchill)

Aída Gomes Magalhães Ehbrecht
Secretária Municipal de Saúde





Senado aprova projeto que permite a criação de novos municípios


O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que permite a criação de novos municípios. Proposto em 2008 pelo Senado, o projeto sofreu alteração na Câmara e, por isso, voltou para nova 
votação pelos senadores. Agora, seguirá para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Segundo o relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), atualmente, o projeto já permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em municípío – de pelo menos 188 distritos.

Uma nova lei sobre a criação de municípios precisava ser aprovada porque uma emenda constitucional aprovada em 1996 proibiu a criação de municípios por leis estaduais e definiu que isso só poderia ser feito por meio de autorização em lei complementar federal.

A matéria aprovada pelo Senado regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito.

O texto aprovado é um substitutivo, com várias alterações no projeto original, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Fonte: G1

Ceará ocupa 3º lugar do Nordeste em geração de empregos


O Ceará foi o 3º estado do Nordeste que mais gerou emprego em setembro de 2013. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No total, foram gerados 8.281 empregos celetistas (regidos pela norma do CLT)  no Ceará, equivalentes à elevação de 0,71% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.
No Brasil, o Ceará foi o 8º estado com mais geração de emprego. São Paulo está no topo da lista, com geração de 45.275; seguido por Pernambuco, com 29.988, e Alagoas, 16.285. Rondônia aparece em último lugar, com saldo de -72 empregos gerados
Serviços
O desempenho foi proveniente da expansão do emprego nos setores de serviços (3.928), do comércio (1.840), da construção civil (1.221) e da agropecuária (907).
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros nove meses do ano, houve acréscimo de 33.404 postos (2,93%). Ainda na série com ajustes, nos últimos doze meses, verificou-se crescimento de 3,32% no nível de emprego ou 37.697 postos de trabalho.
Municípios
Em Fortaleza, foram gerados 5.162 empregos celetistas. Maracanaú e Sobram aparecem em seguida, com 475 e 463.

Fonte: TRIBUNA DO CEARÁ

Verbas de prefeituras são retidas para pagamento de precatórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, determinou o sequestro de recursos de sete municípios do Ceará para pagamento de precatórios, totalizando a quantia de R$ 628.266,18. A medida foi tomada porque os gestores não pagaram as parcelas devidas apesar de terem sido intimados. O bloqueio dos recursos foi determinado no último dia 11.
As dívidas dos municípios de Acarape (R$ 14.939,22), Barro (R$ 114.971,32), Baturité (R$ 145.495,60), Groaíras (R$ 31.649,23), Monsenhor Tabosa (R$ 64.322,87) e Pacujá (R$ 167.575,42) são referentes ao ano de 2012. Já o município de Solonópole (R$ 89.321,52) tem débito relativo aos anos de 2010, 2011 e 2012.
Esses municípios estão sujeitos ao regime especial de pagamento de precatórios criado pela Emenda Constitucional nº 62/2009. Nessa condição, os gestores devem honrar a dívida em 15 parcelas anuais, cabendo ao TJCE o gerenciamento dos valores, que serão rateados entre o TJCE, Tribunal Regional do Trabalho-7ª Região e Tribunal Regional Federal- 5ª Região para pagamento dos credores de cada um.
De acordo com a legislação, cabe aos tribunais de justiça a administração do regime especial. Realizado o sequestro, o rateamento dos valores entre os tribunais será feito de forma proporcional à dívida neles existente. Em seguida, será feito o levantamento de quantos credores terão direito aos recursos.

Ministério da Saúde realiza nova vistoria e recua sobre sumiço de peças no HRN

Do Ceará Agora

O Ministério da Saúde realizou nova vistoria no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e constatou que os equipamentos que suspostamente haviam sumido da unidade estão no local.
A inspeção foi realizada nesse sábado (12/10), a pedido do secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes (PROS), após uma auditoria do Ministério apontar sumiço de aparelhos e pedir a restituição de R$ 819 mil aos cofres federais pela ausência dos equipamentos.
Ciro guiou a visita por todos os setores do hospital, mostrando os equipamentos, que foram comprados com recursos federais. Ele criticou o processo de auditoria e atribuiu a constatação de sumiço dos equipamentos ao fato de parte deles estar encaixotada na época da vistoria.
Porém, o secretário de gestão estratégica e participativa do ministério, Odorico Monteiro, reafirmou que os equipamentos não haviam sido encontrados, mas que agora foi constatada a presença deles e será feito um novo relatório. O pedido de ressarcimento de recursos deverá ser cancelado.
Em entrevista aos jornalistas, que acompanharam a visita ao hospital, Ciro Gomes chamou de “canalha” o procurador Oscar Costa Filho. O procurador garante que irá propor ação de improbidade administrativa contra a Secretaria de Saúde por causa das irregularidades apontadas no relatório, que consta de inquérito do Ministério Público Federal.
Em nota, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) informa que o procurador Oscar Costa Filho concederá entrevista coletiva nesta segunda-feira (14/10), a partir das 9h30, para apresentar à imprensa providências a serem adotadas pelo MPF com relação à auditoria realizada pelo Ministério da Saúde no HRN, além de anunciar novas medidas relativas à fiscalização da gestão da saúde pública no Ceará.

Governador anuncia mais 1.147 novos policiais militares

Durante a reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP), nesta sexta-feira (11), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, o Governador marcou para o próximo dia 05 de novembro a solenidade de formação dos 1.147 novos policiais militares (PMs). O evento acontecerá no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Essa será a segunda turma do concurso da Polícia Militar realizado em 2012 a concluir o curso de formação. Em fevereiro deste ano, 920 novos policiais militares foram designados para atuarem no Interior do Estado. Em 2014 será formada uma terceira turma, com efetivo que atingirá, ao final desta nova formação, um número total de 3.000 novos PMs (total das três turmas).

Cinturão das Águas
Durante a reunião, o chefe do executivo também destacou o andamento de obras prioritárias para o Estado, como o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Segundo o Governador, depois da Linha Leste, o CAC é a segunda maior obra implantada pelo Governo e que vai garantir a segurança hídrica do Estado. No próximo sábado (19), ele deve vistoriar as obras de implantação do primeiro trecho do Cinturão. "Vou ao Cariri e já quero encontrar pelo menos uma frente de trabalho em cada um dos quatro lotes do primeiro trecho, já que o quinto lote vai encerrar o processo de licitação. O Tribunal de Contas da União liberou o lote V, que estava aguardando uma avaliação, e hoje nós temos todos os lotes. Só no trecho V estamos falando de investimento da ordem de R$ 230 milhões, o total dessa obra nas cinco frentes, é algo em torno de R$1,5 bilhão", destacou. Cid Gomes.

Com 158 km de extensão, o primeiro trecho do CAC vai levar água do reservatório Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para toda a região do Cariri, passando pelo rio Cariús, afluente do Jaguaribe, chegando até o açude Orós. Trata-se de um amplo sistema, a partir de um canal principal com 30 m³/s de vazão, capaz de abastecer 17 municípios cearenses com água para consumo humano, hidratação animal e também para promoção da agricultura irrigada e de atividades industriais. Os municípios beneficiados são: Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós. 

MAPP
Ainda durante a reunião foram avaliados execução de ações e obras do Estado. "Devemos acompanhar com o maior nível de precisão possível o grau de execução das obras e das ações finalísticas que o Governo planejou para o ano de 2013. Nós já estamos entrando no último trimestre do ano, é hora de atualizarmos e já trabalhar na programação do ano que vem, que tem que ser entregue na Assembleia Legislativa ainda esse mês", concluiu Cid Gomes.

Estamos fazendo a duplicação do Anel Viário que tá bem avançada, que sai de Caucaia e vai até a BR-222 e a BR-020, e além dessa obra, fizemos a reunião com a ministra Míria para avaliar o andamento da Refinaria. O diretor da Petrobras informou que a área já está sendo cercado, uma área que foi doada pelo governo do Estado para a Petrobras de 1940 hectares, o Estado já está em estado avançado na duplicação da CE-085 que quando é simples passa no meio do terreno da refinaria, então nós estamos fazendo o desvio disso e ao mesmo tempo duplicando. Essas obras deverão estar prontas em janeiro de 2014. E a Petrobras anunciou que já com o estudo de viabilidade concluído, deve lançar os editais.

Fonte: Quixeramobim Agora

Ex-vereador mata esposa a facadas


O ex-vereador (hoje, suplente) pelo PT do B de Fortaleza, ex-presidente de uma cooperativa de topiqueiros e atual chefe de gabinete da Prefeitura de Madalena (186Km de Fortaleza), Francisco das Chagas Filho, 41, conhecido como ´Alan Terceiro´, foi preso, em flagrante, na tarde de ontem, logo após matar a esposa com, pelo menos, 10 golpes de faca. O crime passional ocorreu no interior da residência do casal, situada na Rua Frei Marcelino, no bairro Rodolfo Teófilo.


O assassinato de Andréia Aderaldo Jucá, 39, mãe de três filhos menores, revoltou a vizinhança e a Polícia Militar teve que mandar reforços para o local a fim de impedir que o político fosse também morto. ´Alan Terceiro´ foi levado para o plantão do 34º DP (Centro) e, em seguida, transferido, sob escolta policial, para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), pois apresentava ferimentos nas mãos.

Passional

Segundo apurou a Polícia Militar, o crime teve motivo passional. O ex-vereador de Fortaleza (obteve 1.889 votos nas eleições de 2012), alegou ter flagrado a esposa na companhia de um amante e, segundo ele, teria travado uma luta corporal com o rival. A Polícia, todavia, ouviu moradores próximos e ninguém teria visto o suposto amante da vítima.


A vizinhança afirmou ter ouvido gritos e barulho de luta corporal dentro da residência do casal por volta das 15 horas. O Ronda do Quarteirão teria sido chamado pelos vizinhos, mas houve demora na chegada da Polícia ao local. Quando os militares chegaram na casa, a mulher estava morta na sala e o marido permanecia na residência.


"Ele estava sentado na cama, com as mãos feridas", contou o subtenente PM James, da 1ª Companhia do 5º BPM (Centro) e fiscal do policiamento naquela área da cidade. Segundo ele, o ex-vereador não reagiu à voz de prisão e foi algemado.

Logo, dezenas de pessoas se aglomeraram na frente da casa e, ao saber que o assassino ainda estava ali, tentaram invadir o local. A PM teve que enviar várias patrulhas como reforço para impedir que ´Alan Terceiro´ fosse agredido ou mesmo linchado. Ele foi colocado numa viatura e encaminhado ao plantão do 34º DP (Centro). Contudo, como apresentava as mãos cortadas, teve que ser transferido para o Instituto Doutor José Frota, Centro, onde deverá ser submetido a uma cirurgia plástica. Mas, logo que receba alta médica, será autuado, em flagrante, por crime de homicídio. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

IFCE Campus Quixadá promoverá semana de tecnologia

O campus de Quixadá realizará no período de 15 a 17 de outubro programação local em referência a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em todo país acontece de 21 a 27 de outubro. O IFCE de Quixadá segue o tema nacional que este ano discute ciência, saúde e esporte. Para o evento o campus montou uma programação diversificada, com o objetivo de contemplar todos dos cursos.

Na Semana de Ciência e Tecnologia do campus de Quixadá um dos destaques é o “Momento IFCE na praça”, em que alunos e professores apresentarão os cursos e as pesquisas desenvolvidas. Destacam-se ainda os debates sobre
empreendedorismo que tem como convidado o empresário Honório Pinheiro, presidente da Federação das CDLs do Ceará e o debate sobre mercado de trabalho da construção civil com a direção Sinduscon –Ce.

CLIQUE AQUI e acesse a programação completa da Semana de Tecnologia.

Veja também o CARTAZ do evento.




Jornalismo IFCE - Campus Quixadá

Estado vai construir mais seis adutoras emergenciais

O Ministério da Integração Nacional liberou nesta quinta-feira (10) recursos da ordem de R$15.461.943,01 para a construção de seis sistemas de adutoras emergenciais que atenderão as cidades de Fortim, Pacujá/Graça, Parambu, Pindoretama, Potengi e Campos Belos (Caridade). A liberação foi publicada no Diário Oficial da União dois dias depois que o Secretário Chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, esteve em Brasília com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira para pedir a ampliação da quantidade de adutoras de montagem rápida no Estado. Juntos, os novos sistemas somam 85,9km de extensão e serão executados pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e Cogerh.
O estado do Ceará vem realizando diversas ações para enfrentar o atual quadro crítico de escassez hídrica. Dentre estas ações se destaca a construção de adutoras de montagem rápida para abastecimento de água dos centros urbanos que se encontram em crise de abastecimento de água em decorrência da estiagem.
O projeto de adutoras emergenciais foi concebido com a utilização de tubos fabricados em Aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. O fabricante estima a durabilidade média dos tubos de 10 anos, portanto após esta crise, os equipamentos ficarão a disposição do Estado para ações emergenciais de abastecimento, pois os mesmos poderão ser reutilizados em locais distintos. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas. Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem.
O Estado adquiriu 98 km de tubos e contratou as obras para realização de 7 (sete) sistemas adutores, que custaram ao tesouro estadual R$ 19.287.402,79, com a finalidade de

Policlínica de Quixadá será inaugurada em novembro


O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, se reuniram nesta quarta-feira (08) com 10 prefeitos da microrregião de Quixadá para definir a gestão partilhada da Policlínica Regional que atenderá a população local. A unidade será inaugurada no início de novembro e terá capacidade de realizar mais de quatro mil consultas e mais de seis mil exames por mês.

"A Policlínica de Quixadá, além de contar com profissionais especializados, evitará que a população da região tenha que se deslocar até Fortaleza para realizar exames específicos", afirmou o governador Cid Gomes. "É um equipamento que agrega qualidade à rede de saúde pública que vem sendo montada no Ceará, com interiorização de todos os serviços e que vem se tornando referência para o país", completou Ciro Gomes.

A gestão e o custeio da unidade serão partilhados entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais que compõem a microrregião. De acordo com os gestores municipais, a Policlínica mais perto da população fará com que mais pessoas busquem atendimento especializado e fortaleçam o sistema de saúde.

O Governo do Estado quer, com a Policlínica, ampliar o acesso aos especialistas e a exames na própria região onde as pessoas moram, evitando transferências para a capital. Na Policlínica Regional em Quixadá, a população dos 10 municípios que integram a 8º Região de Saúde - Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Ibicuitinga, Pedra Branca, Solonópole, Banabuiú, Choró, Milhã e Senador Pompeu - terá acesso a exames complexos perto de casa que até agora, na rede pública, eram realizados somente em hospitais da capital. É o caso da tomografia computadorizada. Com a inauguração da Policlínica, a tomografia será realizada gratuitamente na própria região. Em relação aos especialistas a população passará a ser atendida em 13 especialidades médicas: neurologia, endocrinologia, angiologia, clínica médica, cirurgia, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, mastologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e urologia.

Na Policlínica Regional em Quixadá foram investidos R$12.120.762,98, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No interior do Estado há 10 policlínicas regionais construídas pelo Governo do Estado em pleno funcionamento em Acaraú, Camocim, Baturité, Tauá, Aracati, Pacajus, Brejo Santo, Itapipoca, Sobral e Campos Sales. Há outras nove em fase final de construção. No total, são 22 policlínicas que fazem parte da nova rede de assistência à saúde em construção pelo governo do Estado.

Assessoria de Comunicação da Sesa

CADSUS MULTIPLATAFORMA


É o Sistema do Ministério da Saúde que cria o CNS (Cartão Nacional de Saúde). O objetivo do CNS (Cartão Nacional de Saúde) é facilitar o atendimento, possibilitando uma identificação mais rápida do paciente, a marcação de consultas e exames, e o acesso aos medicamentos de alto custo fornecidos pela rede do SUS (Sistema Único de Saúde) entregues na Secretaria de Saúde do Município. Este Sistema começa com o Cadastro das Famílias, que é realizado pelo ACS (Agente Comunitário de Saúde) que cadastra a residência e a família. Depois de realizado este cadastro o ACS o leva a Secretaria de Saúde/setor CADSUS, onde o mesmo é corrigido e digitado no Sistema, daí vem o número criado para os pacientes.

Vale ressaltar que este Sistema foi implantado no ano de 2002 e somente na gestão anterior, foi dado o devido valor pelo trabalho dos ACS, conseguindo computadores e profissionais para a evolução do Sistema. Temos cadastrados em nossa base municipal 60% da população do município, tendo em vista que, quando os trabalhos foram iniciados ainda na gestão anterior, só tínhamos 2%.

Nesta gestão foi um compromisso da Dra. Aída Magalhães, Secretária de Saúde, que diante do Conselho Municipal de Saúde comprometeu-se a comprar uma impressora de alta resolutividade para a emissão de todos os cartões já digitados e entregá-los aos Agentes Comunitários de Saúde para que os mesmos distribuam em suas áreas de trabalho.

Devemos então ficar sabendo que através do Cadastro que é realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, você receberá em sua residência o seu Cartão. Todavia, sabemos que é impossível imprimir todos os cartões de uma só vez, pois temos 173 Agentes e uma população de mais de 83.000(Oitenta e Três mil) habitantes no município, por este motivo vimos a necessidade de acelerarmos a entrega do Cartão e abrimos uma Central de Atendimento aos pacientes que necessitam do mesmo com urgência.

LOCAL DE ATENDIMENTO: Secretaria de Saúde de Quixadá
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
RG(Documento de Identidade;
CPF;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Comprovante de Residência.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
MANHÃ- 07:30 às 11:30 hrs
TARDE-13:30 às 17:00 hrs
De Segunda à Quinta-Feira
Sexta-Feira- 07:30 às 13:00 hrs

Esclarecemos que mesmo recebendo o CNS(Cartão Nacional de Saúde) na Secretaria de Saúde você deverá procurar seu Agente Comunitário de Saúde para a realização do cadastro de sua residência e seus moradores, fazendo com isso, a validação de seu CNS(Cartão Nacional de Saúde).

Se você não conhece o seu Agente Comunitário de Saúde, procure conhecê-lo, pergunte aos seus vizinhos, se informe, eles tem uma área de trabalho extensa, na qual estão atuantes, e a prova de seu trabalho é que os cadastros estão chegando na Secretaria de Saúde e o Cartão Nacional de Saúde) está sendo entregue em suas respectivas áreas de trabalho.

Sabendo da necessidade dos pacientes e do compromisso com o trabalho dos Agentes de Saúde vimos através deste, informar que se você fez seu Cadastro, não importa o tempo, você receberá seu Cartão, e em caso de urgência, dirija-se a Secretaria de Saúde, levando a documentação necessária. No caso se Área Descoberta por ACS (Agente Comunitário de Saúde), procure a sua Unidade Básica de Saúde e receba as orientações da equipe.


Assessoria da Secretaria de Saúde de Quixadá

Quixadá tem novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo


Na manhã de hoje, 10/10/2013, tomou posse da SEDET, Rosier Alexandre Saraiva Filho.

Nascido em Monsenhor Tabosa, casado, pai de dois filhos, Rosier teve seu primeiro contato com a cidade de Quixadá aos 15 anos, quando veio passar férias e visitar familiares. Desde então percebeu a riqueza de oportunidade que a vida oferecia para a prática de Esportes de Aventura, vivenciando aqui algumas experiências que foram levadas para o seu crescimento profissional. 


Montanhista profissional, foi o primeiro montanhista do N/NE a escalar o Aconcágua (6.962m) na Argentina, a maior montanha das américas.
Seu objetivo é dar uma cara nova ao turismo de aventura na cidade, trazendo turistas e fazendo com que a própria população conheça as belezas naturais do município.


Assessoria de Comunicação da P.M.Q

CE-253 reduz acesso entre Sertão Central e Maciço de Baturité

O governador Cid Gomes inaugurou, na noite desta sexta-feira (04), em Campos Belo, distrito ligado ao município de Caridade, 25,16 quilômetros de pavimentação do trecho da rodovia CE-253, que liga Inhuporanga (antiga Campos Belo) à Pernambuquinho, denominada rodovia Dr. Silvio Leal. A solenidade completou uma agenda de compromissos, que iniciou com uma visita técnica a uma adutora emergencial em Canindé e com a participação do Governador na tradicional Missa de São Francisco, no mesmo município.
Durante a visita técnica à adutora, Cid Gomes ressaltou a importância da construção do equipamento em tempo recorde e falou do benefício que trará. “São 20 quilômetros de adutora, fazendo a conexão do açude Escuridão com o município de Canindé. A adutora foi construída em apenas 35 dias e assegura o abastecimento de água para Canindé até fevereiro de 2014. Vale lembrar que Canindé estava com o abastecimento de água ameaçado, com água somente até novembro de 2013”, comentou. Na ocasião, o Governador testou o equipamento, acionando o bombeamento da água do açude.
Para a construção da adutora, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 5,56 milhões. A obra é ligada ao açude Escuridão, que compõe a bacia hidrográfica do Curu. Para beneficiar uma população de aproximadamente 46.875 habitantes, a adutora funcionará com uma vazão de 95 litros de água por segundo. A visita contou com as presenças do secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro e do presidente da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh), Renes Frota.
Após a visita técnica, Cid Gomes participou da tradicional Missa de São Francisco em Canindé e da procissão na cidade. Em seguida, o Governador participou da solenidade de inauguração da rodovia Dr. Silvio Leal na CE-253, trecho Inhuporanga – Pernambuquinho, no município de Caridade. Para a construção dos 25,1 quilômetros de pavimentação, foram investidos recursos da ordem de R$ 22,1 milhões, em serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações vertical e horizontal, obras de arte correntes (pontes) e revestimento em Tratamento Superficial Duplo.
De acordo com o Governador, o trecho inaugurado promoverá a conexão com outras regiões do Estado, promovendo o desenvolvimento. “É uma grande alegria vir aqui a Campos Belo inaugurar uma obra que vai trazer muito desenvolvimento para esse distrito. Esta estrada, além de ligar Campos Belo à Pernambuquinho, integra três regiões do estado do Ceará. É uma redução de 25 quilômetros, pra quem se desloca daqui para o Maciço de Baturité. Além do Maciço, nós estamos integrando aqui, Tejuçuoca e General Sampaio, que também recebeu uma estrada, integrando com o Vale do Curu. Ainda em outubro, deveremos estar concluindo outro trecho, de Tejuçuoca para Itapajé, que já é outra região. E já temos a estrada nova de Itapajé até Itapipoca. Então a distância de Campos Belo para o Maciço de Baturité, pra toda a região do Vale do Curu e para região de Itapipoca, encurtou. Isso significa mais passageiros, mais transporte, o que reflete um incremento na economia dessa região” destacou Cid.
Para a população de Campos Belo, Cid Gomes enfatizou que retornará outras vezes, muito em breve, para realizar outros investimentos que promoverão ainda mais o desenvolvimento local. “Dentro de dois meses eu retornarei a Campos Belo para inaugurar uma escola de ensino médio. Ainda retornarei aqui, em breve, para inaugurar uma antena de celular, com estrutura que vai permitir a utilização da internet, que é uma porta aberta para o conhecimento, para a diversão e para o lazer. E ainda retornarei uma terceira vez para inaugurar uma adutora emergencial. Mas não vamos ficar somente nesta adutora emergencial, vamos construir também uma adutora definitiva, que vai trazer água lá de Pentecoste, do açude Pereira de Miranda até a sede deste distrito”, concluiu Cid Gomes.
Após a solenidade, o governador Cid Gomes ainda percorreu o trecho recém-inaugurado, para atestar a qualidade dos serviços executados. A solenidade de inauguração contou com as presenças dos deputados estaduais Wanderley Pedrosa, Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa; o deputado federal Genecias Noronha; Sérgio Azevedo, superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER); da prefeita de Caridade, Simone Tavares e demais autoridades.


Fonte: O ESTADO CE

Solidariedade atrai Wesley Safadão de olho na Assembléia ou Câmara Federal



O deputado federal Genecias Noronha conseguiu, nesta sexta-feira, atrair para os quadros do Partido Solidariedade o cantor Wesley Safadão que, em 2014, poderá concorrer a um mandato de deputado estadual ou federal. Wesley é hoje um dos cantores de forró mais populares do Nordeste e faz shows com milhares de fãs e admiradores na Capital e cidades do Interior do Ceará.

Com essa estratégia, o Solidariedade, pelas mãos de Genecias Noronha, ganha visibilidade e abre caminhos para eleger boas bancadas federal e estadual. ”O Wesley agrega dezenas de milhares de votos, seja na disputa de um mandato de deputado federal ou estadual.  É um nome novo, respeitado no mundo artístico e que fortalece o Solidariedade dentro de uma proposta de trabalho na defesa dos interesses da população”, disse Genecias, ao comemorar a filiação do primeiro artista popular ao partido.


(Do Ceará Agora)

Quase 260 mil agricultores foram beneficiados com o Garantia-Safra

Quase 260 mil agricultores cearenses receberam, no último mês de setembro, as parcelas do Garantia-Safra 2012-2013. O pagamento foi feito em duas etapas. A primeira em referência a safra 2011/2012, para 30.407 agricultores de 28 municípios que receberam a última parcela do programa. O benefício corresponde ao valor de R$ 135,00 e é paga em 13 parcelas. Já para a safra 2012/2013, 228.760 agricultores de 124 municípios receberam as parcelas de R$ 140 e R$ 155, dependendo do mês de ingresso na folha. No total foram 152 municípios e 259.167 agricultores beneficiados com o Programa.
Para este mês de outubro a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) aguarda a liberação da folha de pagamento do benefício, que deve ser feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O secretário Nelson Martins lembrou a importância dos agricultores aderirem ao Programa. “Nós já temos 308 mil agricultores inscritos no ano passado e temos mais 27 mil vagas para que possamos chegar as 335 mil”, afirma. Os agricultores que já estão inscritos vão passar pelas etapas de seleção e homologação da inscrição, o que é feita pelo Governo Federal, logo depois eles receberão o boleto bancário para efetuarem o pagamento.
Prevenção
O secretário lembra ainda que sem a garantia de inverno ano que vem é importante que os agricultores tenham essa segurança. “Nós não temos nenhuma garantia que vamos ter inverno próximo ano, por isso é importante que o agricultor se previna, e pagando o seu seguro do garantia safra ele vai poder ter a certeza de que se perder a safra vai ter esse seguro garantido, que no próximo ano será no valor de R$ 850”, ressalta.
O agricultor que ainda não aderiu ao benefício e que deseja ingressar no Garantia-Safra deve procurar a Prefeitura do seu município, os Sindicatos Rurais ou escritórios da Ematerce, até o dia 30 de outubro para fazer a inscrição.

FONTE: O ESTADO ONLINE

Ex-prefeito de Hidrolândia é condenado a pagar multa de R$ 20 mil

O ex-prefeito do Município de Hidrolândia Luiz Antônio de Farias foi condenado a ressarcir os danos causados ao erário durante três anos da gestão (1998, 1999 e 2000). O valor será apurado na fase de liquidação da sentença. Também deverá pagar multa de R$ 20 mil e terá os direitos políticos suspensos por cinco anos. Durante o mesmo período, o ex-gestor estará proibido de contratar com o poder público, de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. A decisão é do juiz Luciano Nunes Maia Freire, integrante do Grupo de Auxílio, constituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para auxiliar o cumprimento da Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Autos
De acordo com os autos, acórdão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concluiu que o ex-prefeito, que esteve à frente do município (distante 252 quilômetros de Fortaleza) entre os anos de 1997 e 2004, praticou irregularidades administrativas, como abuso de concessão de diária e pagamento de salário de servidor já exonerado.
Entre janeiro de 1998 e maio de 2000, foram concedidas, em média, 20 diárias por mês, inclusive nos fins de semana. Nas folhas de dezembro de 1999 e de janeiro e maio de 2000, consta o pagamento de servidor que havia sido exonerado em julho de 1999. Diante das irregularidades, o Ministério Público Estadual (MP/CE) ingressou com ação civil pública de improbidade contra Luiz Antônio de Farias. Em contestação, o ex-gestor alegou a ocorrência de prescrição do caso e defendeu que não praticou improbidade administrativa.
Ao julgar o processo, o juiz considerou que o prazo prescricional só começou a ser contado após o término do segundo mandato de prefeito, no final de 2004. Como a ação foi ajuizada em 2005, está dentro do prazo previsto pela Lei de Improbidade. Considerou também que os autos comprovam a prática de atos de improbidade, que resultaram em enriquecimento ilícito e causaram danos ao erário.


9° Batalhão da Polícia Militar tem novo comandante


Após a troca do comando da Policia Militar no estado, o interior também começa a ter suas mudanças, o 9º Batalhão de Policia Militar, sediado em Quixadá no sertão central tem novo comandante. O Tenente Coronel José Ednardo de Carvalho Calixto que já passou pelo comando da corporação ainda quando pertencia ao 1º Batalhão de Policia Militar e era apenas uma companhia. O novo comandante informou que as operações deverão continuar e com muito trabalho a prioridade será diminuir a violência no município sede e em toda a área do batalhão. O antigo comandante, Coronel Paiva passa a comandar o 4° Batalhão de Policia Militar sediado em Canindé.


Alexandre Silva, com informações do Sertão Alerta

INSTITUTO AGROPOLOS: Processo seletivo abre 13 vagas para o Sertão Central

Quixadá > O Instituto Agropolos do Ceará tornou público o processo seletivo para contratação de 36 técnicos em diversas áreas. Desse total 13 vagas são para o Sertão Central, com nove vagas de nível superior e quatro de nível médio. Na lista geral estão 16 técnicos de nível superior das áreas agrárias (Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas, Tecnólogos em Recursos Hídricos e Irrigação,Tecnólogos em Agronegócios e outros cursos de nível superior das áreas agrárias. Também serão contratados dois técnicos de nível superior nas áreas Sociais ou Humanas e  18 de nível médio em Agropecuária ou Agricultura.
Segundo o Instituto Agropolos os técnicos serão contratados com finalidade de executar ações de  assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares nas regiões do Sertão Central, Sertões dos Inhamuns, e ainda Vales do Curú e Aracatiaçú. Os candidatos selecionados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho, com dedicação exclusiva e salário base de R$ 2.500,00 para nível superior e R$ 1.300,00 para nível médio. Todos os contratados terão direito a R$ 339,17 de ticket alimentação, seguro de vida e plano de saúde. Os técnicos de nível médio terão ainda direito a R$ 200,00 de combustível por mês para execução dos serviços.
Conforme o Edital, as inscrições e entrevistas no Sertão Central serão realizadas no dia 8. O resultado será divulgado no dia seguinte, 9. 

Para ver o edital completo clique aqui > Edital Instituto Agropolos.


Vereador Higo Carlos apresenta projeto que dispõe sobre Transporte Coletivo


Em reunião na Câmara Municipal de Quixadá, ocorrida na noite de segunda-feira, 30/09, representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade, bem como da imprensa, contribuíram com a elaboração do Projeto de Lei de autoria do vereador Higo Carlos que tem como objetivo autorizar o município a implantar o serviço de Transporte Coletivo.
De acordo com o texto original, que foi aprimorado pelos presentes na reunião, o projeto prevê que seja identificado como serviço de Transporte Público Coletivo a  condução de passageiros sentados, efetuada por ônibus, micro ônibus, e similares.
Outro ponto fundamental é que o serviço seja adequado às condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, modernidade, generalidade cortesia na sua prestação e modicidades das tarifas. Os veículos deverão atender toda área urbana da cidade.
Para a líder comunitária, Amanda Teles, o transporte coletivo é algo fundamental. “ A gente que mora no bairro São João encontra dificuldades para vir por exemplo  participar de evento cultural no centro da cidade”, disse.
Já o funcionário público e radialista, Francisco Ferreira (PIO), avaliou com bastante alegria a iniciativa do vereador. “Quero dizer de coração que o Higo é um rapaz que veio para mudar a política de Quixadá e vai fazer a diferença, quem for vivo verá. Não tem nenhum projeto escandaloso, são todos com os pés no chão”, salientou Pio ao parabenizar o vereador Higo Carlos.
Sempre atuante no rádio e também nas redes sociais, o presidente da Associação de Imprensa do Sertão Central, jornalista e radialista Wanderley Barbosa, que também reivindicava essa iniciativa, abordou um ponto importante para o pleno exercício da cidadania. “Tudo que vem de novo incomoda, gera polêmica, discussões, e a sociedade tem que participar, não adianta só reclamar, tem que participar, cobrar dos vereadores e fazer com que eles façam sua parte. O transporte coletivo é muito importante para toda sociedade, e merece o carinho, respeito e atenção da Câmara Municipal e do prefeito”, ressaltou Wanderley Barbosa.
Para o ex-secretário de Urbanismo do município, Carlinhos, já é tempo de implantar o serviço de transporte coletivo em Quixadá. O ex-gestor ressaltou que a administração poderá ainda firmar parcerias com o setor privado. Na oportunidade Carlinhos que foi vereador por três mandatos disse que o modelo de discussão do projeto, envolvendo a sociedade é a mais democrática.
A agente de saúde, Julia Lima, reconheceu que Quixadá há anos merecia que fosse implantado o serviço. “Com o aumento da população e a vinda das Faculdades, o projeto é muito bem pensado, pois quando uma cidade com quase 100 mil habitantes não tem transporte coletivo, isso chama-se atraso”, disse Julia.
Por sua vez, o vereador Higo Carlos, colocava a importância de se discutir o projeto  junto dos seguimentos que representam a sociedade, e ressaltou que Quixadá está se aproximando dos cem mil habitantes, assim como teve grande impulso em seu crescimento ao longo dos últimos vinte anos, “Quixadá cresceu, agora vamos projetar nossa cidade para avançar, implementando novos projetos, como por exemplo, o transporte coletivo”, falava Higo Carlos.
Também contribuíram com elaboração do Projeto de Lei, o presidente do CDL e da Maçonaria de Quixadá, Sr. Junior Capistrano; ex-vereador Antonio Louro; presidente do Instituto Inovar de Quixadá, Luiz Filho; vice-presidente do CDL, João Soares; representante do IFCE-Quixadá, professor Claudemir Monteiro; representante da Escola Martins Rodrigues, professor Fernando; líder juvenil, Pedro Henrique; integrante do grupo Bicicleteiros; Sr. Silveira; assessoria jurídica, advogada Dra. Marcela Marcolino, e empresário Ronaldo Cavalcante.
A Assessoria de Comunicação do Mandato do vereador Higo Carlos informará aos veículos de imprensa todo o acompanhamento desse projeto de lei, que também poderá ser visualizado no site: www.higocarlos.com.br

Alan Queiroz, assessor do vereador Higo Carlos