Grupo cidista se aproxima do PROS



“Após ter definido cinco siglas para as quais poderia seguir ao deixar o PSB, o governador Cid Gomes (sem partido) deve anunciar amanhã sua filiação ao recém criado Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Na tarde do último sábado, Cid e seu núcleo político receberam, na residência oficial do governador, integrantes da executiva nacional do Pros para definir os detalhes do acordo. Parlamentares próximos a Cid já dão a adesão como certa.

Articulador nacional do Pros, o deputado federal Givaldo Carimbão (AL), que participou da reunião, diz que ficou “99% acertado” que Cid e todo o seu grupo vão mesmo ingressar no partido. De acordo com o parlamentar, o governador informou que iria realizar reuniões internas com deputados, prefeitos e vereadores antes de formalizar a decisão. A ideia, segundo Carimbão, é que haja uma “reunião final” amanhã é que, no dia seguinte, Cid e os demais assinem a ficha de filiação durante evento na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Estou muito esperançoso”, resumiu.

O secretário estadual da Saúde Ciro Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque e o prefeito Roberto Cláudio (todos sem partido) também participaram do encontro de sábado, além do presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior.

“Decidimos ir para o Pros e vamos todos juntos”, afirma o deputado federal Edson Silva (sem partido). Ele diz que havia “simpatia” pelo PDT, mas que várias complicações, principalmente no Interior do Estado, dificultariam a acomodação dos egressos do PSB. Ao anunciar sua saída do PSB, na última quinta-feira, Cid disse que seu irmão, o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, tinha predileção pelo PDT.”
(O POVO)

Leonelzinho Alencar poderá ir para o novo partido de Cid Gomes



O vereador de Fortaleza Leonelzinho Alencar poderá deixar o PTdoB e se filiar ao recém criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS) – provável destino do grupo do governador Cid Gomes após deixar o PSB. A informação é do presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior. Segundo o dirigente, o parlamentar e o pai dele são importantes apoiadores da legenda no Ceará e poderão se filiar à sigla nos próximos dias.
Além de Leonelzinho e do pai dele, Eurípedes Júnior comentou que, no Ceará, o PROS também tem recebido a “ajuda” do ex-vereador de Fortaleza João Batista. No último sábado, Batista esteve na Residência Oficial do Governo onde aconteceu a reunião do PROS com o grupo do governador Cid Gomes. Batista, contudo, chegou atrasado e não conseguiu cumprimentar o presidente nacional do partido. Ele foi embora antes de a reunião terminar.
Nas últimas semanas, o nome de Leonelzinho foi cotado como um dos que devem disputar vaga na Câmara Federal, nas eleições de 2014. Conforme o blog publicou, o PTdoB estaria em conversação com PMN, PSC, PRTB e PPL na tentativa de angariar votos, visando à eleição de pelo menos dois deputados federais. Será que, se o governador Cid Gomes assumir o comando do PROS, Leonelzinho vai ter a mesma “chance”?

Fonte: Blog Roberto Moreira

Adolescente de 17 anos morre em acidente envolvendo moto e carro

Os destroços de um gravíssimo acidente de trânsito impressionou quem passou na noite desse domingo, 29, pela no CE-265, uma Crypton da Yamaha colidiu frontalmente com um veículo Gol. O carro arrastou a motoneta por cerca de 50 metros, a parte frontal do veículo de duas rodas ficou alojada no gol.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual-PRE, composta pelos soldados Sadar e Bonfim, informou que o adolescente Bruno Silva Uchoa, 17 anos, conduzia a motoneta de placa NVB-4288, no sentido Quixadá a Ibicuitinga. O adolescente foi socorrido ao Hospital Dr. Eudásio Barroso com parte de alguns órgãos expostos, recebeu os primeiros socorros, mas morreu antes de chegar a cidade de Ibaretama, ele seguida para um dos hospitais da capital cearense. O condutor do Gol prata fugiu do local e não foi identificado. O adolescente usava capacete e estava indo buscar o seu avó na zona rural.


Leia a matéria na íntegra no portal Revista Central

Políticos de Quixadá podem está mudando de partido

Seguindo a onda de mudanças da política no estado, políticos de Quixadá devem mudar de sigla partidária, algumas especulações dão conta de que a maioria estaria de mudança para o recém criado PROS.

Os vereadores Louro da Juatama, Ivana Magalhães, Carlos Eduardo(DUDU),  e Weimar Lino, ambos do PTC deverão ser convidados para mudarem para o PROS. Além destes, o suplente Zé Rogério também do PTC  e o vereador Laércio Oliveira(PPS), são cotados para também mudarem para o novo partido.

De acordo com alguns meios de comunicação de Quixadá, esta “jogada” teria como objetivo, fortalecer a base de apoio ao prefeito João Hudson.


Outros boatos dão conta de que até mesmo o prefeito de Quixadá, João Hudson, estaria de malas prontas para o PROS, com a saída do PRB da base aliada do governador Cid Gomes, todos os prefeitos da sigla serão convidados a se filiarem ao novo partido.

Prefeito de Guaiúba reduz o próprio salário e de seu secretariado

Para acompanhar as medidas adotadas pelo governo federal, reduzindo impostos e gerando a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Guaiúba, Kaio Holanda, reduziu 5% do próprio salário a fim de diminuir os gastos da folha de pagamento do município.

A vice-prefeita, os secretários municipais, Controle Interno, Procuradoria e Chefe de Gabinete fizeram o mesmo. E não para por aí. O prefeito também suspendeu a criação de cargos, empregos ou funções públicas, contratação de hora extra, concessão de licença-prêmio e aumento, reajuste ou adequação a planos de carreira que, por acaso, aumentem as despesas.

Repasse menor
A redução dos salários, informa o prefeito, não é porque ele, a vice-prefeita ou o secretariado recebem muito. A redução, segundo ele, se deve à inauguração de várias obras promovidas pelo governo federal que diminuíram o repasse para os municípios. Assim, para que não haja exoneração na Casa, o chefe do executivo, em Guaiúba, tomou estas medidas. As outras medidas tomadas foram a redução em 10% no consumo de água e luz e em 30% nas viagens municipais e intermunicipais.


Fonte: O ESTADO ONLINE

Radialista Amadeu Filho receberá comenda Adolfo Lopes


Iniciou na sessão da sexta-feira, 27/09, a tramitação do projeto de decreto legislativo 013/2013, de autoria do vereador Higo Carlos concedendo a Comenda Adolfo Lopes para o professor e radialista Francisco Amadeu Ferreira.
O conhecido Amadeu Filho, nasceu em Quixadá em 7 de fevereiro de 1953, desde criança nutre grande paixão pelo rádio. Na infância um de seus brinquedos preferidos era uma lata de sardinha, onde ocupava boa parte de seu tempo tentando imitar grandes nomes dos rádios dos anos 60. Ao lado de seu primo e amigo radialista Jonas Sousa transmitia jogos em campos de várzea. Foi locutor do serviço de alto-falante Solon Magalhães, de propriedade de Adolfo Lopes, trabalhou na pioneira Difusora Cristal de Quixeramobim, integrou a equipe esportiva comandada pelo radialista Tom Barros na Ceará Rádio Clube, sendo também redator dos programas noticiosos da emissora e da extinta TV Ceará.

Amadeu acompanha a radiodifusão quixadaense desde o início, quando trabalhou na Rádio Uirapuru AM, que passou a se chamar Monólitos AM. A Rádio Cultura AM também teve o privilégio de ter Amadeu em seu quadro durante anos. Atualmente o radialista atua na Rádio Meio Norte FM de Quixadá.
Criada para homenagear profissionais e empresários da imprensa a Comenda Adolfo Lopes foi uma iniciativa do vereador Higo Carlos em parceria com a Associação de Imprensa do Sertão Central. Os primeiros condecorados foram escolhidos em reunião pela classe e receberão a titularidade em solenidade no dia 7 de novembro, data em que se comemora o dia do radialista. Também serão homenageados os empresários Dr. Everardo Silveira e Edilmar Norões


Fonte: Assessoria do Vereador Higo Carlos

José Albuquerque comunica oficialmente a Eduardo Campos desfiliação de lideranças do PSB-CE

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque, informou oficialmente, nesta sexta-feira (27), ao presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, a desfiliação de lideranças do partido no Estado, em Recife (PE).
O encontro no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, ocorreu de forma tranquila.
“Transmiti ao governador Eduardo Campos os encaminhamentos que foram tomados na reunião realizada ontem (26), em Fortaleza, de forma bastante objetiva e com muita tranquilidade de ambas as partes”, ressaltou José Albuquerque.
Deixam o PSB cearense, dentre outras lideranças, o governador Cid Gomes; o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes; os deputados federais Antonio Bahlmann, Ariosto Holanda, Domingos Neto e Edson Silva; e os deputados estaduais José Albuquerque, Ivo Gomes, José Sarto, Mirian Sobreira, Sineval Roque, Antonio Granja, Welington Landim, Sérgio Aguiar e Mauro Filho. Também se desfiliam do partido 38 prefeitos (dentre eles, Roberto Cláudio, de Fortaleza) e 287 vereadores.
De acordo José Albuquerque, os próximos dias serão de articulações envolvendo cinco partidos que convidaram o grupo político para filiação: PDT, PCdoB, PSD, PP e o recém-criado PROS.


FONTE: CEARÁ AGORA

Autoridades discutem TAC em prol da Segurança Pública de Quixadá


A reunião ocorreu na tarde da quinta-feira, 26/09, no Fórum Desembargador Avelar Rocha, e foi dedicada para apreciação e aprovação dos termos da redação a proposta de TAC relacionada a medidas conjuntas dos poderes constituídos em parceria com diversos outros seguimentos da sociedade na promoção de políticas públicas que possibilitem maior segurança no município de Quixadá.
O TAC prevê, por exemplo, que sejam instaladas câmeras de segurança em pontos estratégicos, bem como maior efetivo da Guarda Municipal, fiscalização ostensiva do Departamento Municipal de Trânsito, abertura de espaços públicos como as quadras das escolas nos finais de semana para a comunidade, entre outras.
A primeira redação foi aprovada na presença dos representantes do Ministério Público; Defensoria Pública do Estado do Ceará; Câmara Municipal de Quixadá; Secretarias Municipais do Poder Executivo representado pelo Dr. Davi Pordeus e secretário da SEDUMA, Sr. Francisco; OAB Seção Quixadá, na pessoa da Dra. Zhandra Gomes Carvalho; e da imprensa local.
A maior parte das atitudes que serão adotadas a partir da obediência do TAC geram despesas públicas e por isso requer prazos, em outro aspecto mexe com setores como o comércio noturno. Nesse sentido a Câmara Municipal se responsabilizou de realizar Audiências Públicas com maior participação dos envolvidos, o primeiro encontro ficou agendado para o próximo dia 02/10 às 19h na própria Câmara com prefeito e secretários.
O TAC  deverá ser assinado no dia 17 de outubro, às 15h, no Fórum Desembargador Avelar Rocha, até lá os ajustes da redação serão tratados diretamente com os promotores e defensores públicos, independente de uma nova reunião coletiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Higo Carlos

Deputado, Prefeito e secretária de saúde participam de audiência no Ministério da Saúde



O déficit entre os custos da saúde e os repasses do Fundo Nacional de Saúde nos municípios do Ceará foi o tema de audiência do deputado Danilo Forte com o ministro da saúde Alexandre Padilha, na terça-feira, dia 24 de setembro. Participaram do encontro também o prefeito e o vice-prefeito de Quixadá João Hudson e Antonio Wellington Xavier Queiroz, o Ci, e os secretários de saúde de Caucaia, Dr. Carlos Komoro, e de Quixadá, Dra. Aída Magalhães. Nas duas cidades, os hospitais municipais funcionam como hospital polo atendendo aos demais municípios da região, elevando o teto da média e alta complexidade, sobretudo pelo atendimento de cirurgias de trauma.

Com 85 mil habitantes, o sistema Municipal de Saúde de Quixadá atende também pacientes de Ibaretama, Banabuiú, Ibicuitinga, Solónopole, Pedra Branca e Milhã nos polos de emergência hospitalar, traumatologia e obstetrícia, dividindo o atendimento com o hospital parceiro Maternidade Jesus Maria José. Em agosto, o deputado Danilo Forte garantiu junto ao Ministério da Saúde a autorização de recursos para reforma do Hospital Dr. Eudásio Barroso que apresenta problemas de rachaduras, infiltrações, e inadequação das instalações.

Ontem, durante a audiência, Danilo Forte reforçou o pleito de liberação de recursos para a compra de equipamentos diversos para o hospital Dr. Eudásio Barroso, cujas propostas já estão cadastradas no Sistema do Governo Federal. O deputado pediu também a agilidade na liberação dos recursos, R$ 2.000.000,00 para reforma do Hospital Municipal de Quixadá já autorizada pelo Ministério, cuja proposta está em análise pela equipe técnica.


Com informações da Assessoria de Comunicação da P.M.Q

Prefeito de Quixadá discursa no primeiro dia do Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde




O Prefeito Municipal de Quixadá, João Hudson Bezerra, participou na manhã dessa quarta-feira, do FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE. O evento está sendo realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE), Campus Quixadá, e contou com as presenças do Secretário Adjunto da Saúde do Estado do Ceará Haroldo Jorge Pontes de Carvalho, Diretora da 8° CRES, Benedita Oliveira, da Secretária de saúde municipal, Dra. Aída Magalhães, dentre outras autoridades. 


Na solenidade de abertura, o prefeito João Hudson afirmou: “não podemos mais apenas combater as doenças, temos que preveni-las. O avanço tecnológico, a cada dia, proporciona mecanismos mais eficazes de tratamentos, menos evasivos. Porém, mesmo com tanta tecnologia, ela não chega a todos os recantos do sertão, principalmente. Por isso a atenção básica na saúde, tem que ser vista como o fator que irá prevenir”. 

E disse mais: “temos que investir no básico. Se Falta dinheiro para as maiores complexidades, vamos investir na prevenção! Investir em saúde é investir no bem-estar. E não podemos nos dar ao luxo de não termos o básico. Vamos aos meios rurais com os psf’s, tentando minimizar as distancias, levando os profissionais da saúde para dentro da casa do homem do campo”. 

O Prefeito lembrou aos presentes que tudo na saúde tem que ser uma parceria. Parceria do estado com o município, do município com a união, para que no fim, lá no final da linha, o povo seja beneficiado.

Hoje foi o primeiro dia do evento que acontece nos dias 25, 26 e 27, espera a presença de todos os profissionais da atenção básica, em busca de mais informações sobre o Sistema Único de Saúde no Nosso Município.


Alexandre Silva, com informações da Assessoria de Comunicação da P.M.Q

Quixadá recebe Fórum de Atenção Primária do Sertão Central

De 25 a 27 deste mês a Secretaria da Saúde do Estado realizará o Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde do Sertão Central. O encontro será realizado em Quixadá, no Instituto Federal do Ceará. O fórum contará com a presença de gestores regionais e municipais de saúde dos 20 municípios das regiões de saúde de Canindé, Quixadá e Tauá, profissionais da Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, representantes dos Conselhos Intergestores Regional e Conselhos Municipais de Saúde e ainda de instituições formadoras e ouvidores do SUS controle social.

O público esperado é de 200 participantes. Discutir a Política Nacional de Atenção Básica é o objetivo do fórum. Entre os temas, estão a atenção primária como centro de comunicação das redes de atenção, gestão estadual e municipal da atenção primária, Contrato  Organizativo da Ação Pública da Saúde, longitudinalidade do cuidado.  

Iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde, através do Núcleo de Atenção Primária, o fórum é o terceiro do total de quatro planejados para este ano. O primeiro foi o da macrorregião de Saúde de Fortaleza, ocorrido em maio. O segundo aconteceu na macrorregião do Cariri, no último mês de agosto.

Além dos gestores regionais e municipais, e outros participantes, o fórum terá a presença do secretário de saúde do Ceará, Ciro Gomes, que foi empossado pelo governador Cid Gomes, há poucos dias.



Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa

SDA seleciona novos Agentes Rurais



Serão selecionados 383 profissionais de nível médio e superior para prestar serviços de assistência técnica em 116 municípios cearenses

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza seleção de 383 profissionais de níveis médio e superior para prestar assistência técnica aos agricultores familiares do Ceará. Os selecionados vão atuar nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e promover a transferência de conhecimentos tecnológicos aos beneficiários do projeto de ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Estado do Ceará.

Serão oferecidas Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) que variam de R$ 1.254,00 (nível médio) até R$ 2.700,00 (nível superior). O prazo de vigência das bolsas é de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses. Os profissionais selecionados atuarão em 116 municípios.

As vagas disponíveis são para Profissionais de nível médio com formação em Técnico Agropecuário, Técnico em Aquicultura e Pesca, bem como, de nível superior com formação em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Pedagogia, Sociologia, Assistência Social, Geografia, Geologia, Engenharia de Pesca, Biologia,Tecnologia em  Irrigação e Tecnologia em Agronegócio.

Para o coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, Cristiano Goes, o objetivo da seleção é garantir que todos os escritórios da Ematerce no Ceará contem com profissionais que vão orientar os agricultores familiares sobre as políticas de assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. “Até o final do ano, a meta do Estado é finalizar as inaugurações dos escritórios da Ematerce e todos contarão com os agentes rurais”.

As inscrições começam a partir desta segunda-feira (23) e prosseguem até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas pelo link. O  edital e o conteúdo programático das provas também estão disponíveis para acesso.

A prova será realizada no dia 13 de outubro e os locais de prova serão divulgados no próximo dia 02 de outubro, no site da SDA.

Mais informações pelos números (85) 3101.8029 ou 3101.8023, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail: selecao@sda.ce.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cid Gomes dá adeus ao PSB

O Governador Cid Gomes decidiu se desligar do PSB. O adeus ao PSB poderá ser comunicado na noite desta terça-feira, em Fortaleza,  durante reunião da executiva regional do partido. A dúvida agora é saber qual o seu destino partidário. Com essa decisão, o PSB do Ceará sofrerá a maior debandada de militantes com mandatos – vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais.

O governador cearense amadureceu essa decisão após o rompimento do PSB com o Governo da presidente Dilma Rousseff e não tem mais motivação, nem ambiente para permanecer na sigla comandada pelo governador de Pernambuco e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos.

Cid dedicou as últimas 72 horas a conversar com interlocutores sobre o cenário político e partidário. As conversas envolveram o irmão, Ciro, o vice-governador Domingos Filho, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Assembléia Legislativa, José Albuquerque.

A vida de Cid Gomes dentro do PSB durou pouco mais de 10 anos. A trajetória política começou na Prefeitura de Sobral e passou pelas duas eleições ao Governo do Estado (2002 e 2006). Cid se filiou ao PSB após rápida passagem pelo PPS, sigla pela qual foi reeleito, em 2000, prefeito da sua cidade natal, Sobral. Quatro anos antes, havia sido eleito prefeito pelo PSDB.


Fonte: Ceará Agora

Município de Pedra Branca reclama da falta de energia

O promotor de Justiça do município de Pedra Branca, João Filho, irá convocar a Companhia de Energética do Ceará (Coelce) para uma audiência pública. O encontro será realizado, após o bairro de Santa Úrsula e setores da Vila Padre Geraldo está há três meses sem energia elétrica durante a noite.

A população já realizou diversas denuncias, comunicou a imprensa, a Coelce e ao Poder Público Municipal, mas nada foi solucionado.

Corregedoria Geral da Justiça do Ceará inspeciona Comarcas de Baturité e Pacoti

A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará segue as inspeções nas comarcas do Interior. Nesta terça-feira (24/09), a equipe de magistrados esteve em Baturité e Pacoti, distante 93 km e 118 km de Fortaleza, respectivamente.

O corregedor geral, desembargador Francisco Sales Neto, esteve na Comarca de Baturité, supervisionando as atividades. O serviço de inspeção é conduzido pelos juízes corregedores auxiliares João Everardo Matos Biermann, Mauro Ferreira Liberato e Marcelo Roseno de Oliveira.

O corregedor explicou que a finalidade principal é realizar diagnóstico da situação da Comarca e transmitir orientações de cunho pedagógico. A Corregedoria conta com o apoio do juiz Sérgio Girão Abreu, titular da 2ª Vara.

O juiz corregedor Neuter Marques Dantas Neto está inspecionando a Comarca de Pacoti. As inspeções seguem até a próxima sexta-feira (27/09) em Itapiúna, Itaitinga, Beberibe, Guaiúba e Cascavel. A população poderá sugerir ou fazer reclamações sobre o atendimento prestado pela Justiça estadual.

Fonte: O ESTADO CE

Agricultores testam retomada da produção de algodão em Ibaretama

Reprodução Nordeste Rural/CE

Do G1 CE

Agricultores familiares da cidade de Ibaretama, a 130 quilômetros de Fortaleza, investem na produção experimental de algodão. O Ceará já foi grande produtor no segmento, principalmente, na década de 1970, mas as plantações foram devastadas pela praga do bicudo.

A experiência começou com apenas três produtores da região, no sertão cearense. Cada um recebeu 20 quilos da semente. Agora, no período da colheita, o resultado foi tão bom que eles querem incentivo para plantar algodão todos os anos. Outros 200 produtores rurais de oito cidades foram convidados para uma aula de campo sobre técnicas do plantio.

"O Ceará já teve 1 milhão de hectares. A novidade é que agora será plantada em agricultura familiar como alternativa de renda.  A oportunidade para começar a coisa de forma correta", diz Valtemilton Cartaxo, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na fase experimental, a semente foi fornecida pela Embrapa. A variedade tem um código científico: o brs 8h. É a mesma usada antigamente.

Mercado
Conseguir incentivo e preço justo são alguns dos desafios dos produtores. "O produtor precisa vender com um preço justo. Não é só a instalação de indústria, mas o algodão pode ser uma fonte de renda para o agricultor do Ceará, mas hoje a arroba é vendida por R$ 20. O mínimo que poderia ser cobrado era uns R$ 30", diz Ednaldo Calixto, técnico da secretaria da Agricultura do município de Ibaretama. Para ele, também é necessário um programa governamental que estimule o agricultor.

O algodão é vendido para a indústria têxtil e o caroço pode ser aproveitado na alimentação de gado, principalmente, o leiteiro. A torta de algodão tem 28% de proteína - e é recomendada por criadores de gado leiteiro com experiência no mercado. "O animal em lactação precisa de energia e proteína”, diz Carlos Bezerra Filho, produtor de leite.

Detentos da Cadeia pública de Quixadá tem acesso a internet sem fio

É isso mesmo, não é piada, de acordo com matéria veiculada no Blog Diário Sertão Central, do correspondente do Diário do Nordeste na região, Alex Pimentel, dá conta de que detentos da cadeia de Quixadá, tem acesso fácil a rede mundial, com internet sem fio. Ainda segundo o blog, alguns criaram até fanpages nas redes sociais.

Leia abaixo a matéria do Blog Diário Sertão Central:

"A expansão do serviço de wireless público é aguardado com expectativa em muitas cidades do Interior do Ceará. Em Quixadá, no Sertão Central, não é diferente. Os internautas esperam a chegada do sinal de internet sem fio nas praças da cidade. Todavia, segundo denúncia anônima feita ao Diário Sertão Central, os presidiários da cadeia pública estão sendo os primeiros a contar com esse tipo de benefício tecnológico. Alguns deles estão navegando, enviando mensagens via twitter e até criando fanpages, dentro das celas."


Com informações do Diário Sertão Central

Vizinhança reclama de canal inacabado em Quixadá

Via SERTÃO ALERTA

Moradores da Avenida José Caetano, uma das mais movimentadas de Quixadá, reclamam da demora na conclusão da obra do canal de drenagem das imediações do terminal rodoviário de Quixadá e do bairro da Lagoa. Segundo a vizinhança, iniciada em agosto de 2012, a obra esta paralisada há mais de quatro meses e além dos transtornos causados no trânsito o acesso a algumas moradias está prejudicado. Quem está tendo mais prejuízos é o comerciante Cícero Holanda de Castro, mais conhecido como “Cícero da Bisteca”. O acesso ao restaurante dele é apenas parcial. A obra provocou queda de mais de 50% no movimento no seu estabelecimento.

Falta de água: Moradores de Chorozinho bloqueiam BR-116 em protesto

Moradores do município de Chorozinho, revoltados com a falta de água na cidade, interditaram nesta segunda-feira, 23, as duas faixas da BR-116, no quilômetro 64. Revoltada, a população ateou fogo na unidade da Cagece que fica no Centro da cidade. A falta de água nas torneiras obriga os moradores a comprar água para suprir as necessidades diárias. Segundo os manifestantes, a cidade está sem água há 25 dias.
Em resposta ao protesto, a Cagece divulgou há pouco tempo uma nota sobre o problema no abastecimento de água do município de Chorozinho. Veja a nota abaixo.
Sobre a reclamação de inconstância no abastecimento em Chorozinho, a Cagece informa que o sistema de abastecimento passou por várias emergências operacionais, nas últimas semanas, como, por exemplo, o roubo de cabos elétricos. As ocorrências já foram solucionadas, mas afetaram o equilíbrio hidráulico do sistema.
De forma imediata, com a finalidade de resolver a demanda por água, a Cagece já está adotando todas as medidas emergenciais possíveis e já tem um plano de trabalho para amenizar a situação, com melhorias no sistema.
A Cagece também informa que está pleiteando recursos do PAC2 para melhorar e ampliar o sistema de abastecimento do local. A demanda está sendo analisada pelo Ministério da Integração.

QUIXADÁ: IBGE publica edital de concurso público para 420 vagas


Concurso público aberto para o IBGE em 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou por meio do Diário Oficial da União de 23 de setembro, dois editais com normas relativas à realização de Concurso Público destinado à seleção de candidatos de nível médio e superior para atuação em várias cidades do país. Concurso será organizado e coordenado pela Fundação Cesgranrio.
São 300 vagas (15 para pessoas com deficiência) de nível médio para cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I, da carreira de Suporte Técnico em Produção e Análise de Informações Geográficas e Estatísticas, do Plano de Carreiras e Cargos do IBGE, com exigência de ensino médio completo (antigo 2º grau) e Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória. Vencimento básico do cargo é de R$ 2.813,10 podendo chegar até R$ 4.210,49 com a Gratificação de Qualificação. Oportunidades são para várias cidades (veja abaixo).
Para nível superior são 120 vagas (9 para pessoas com deficiência) para Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (60) e Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (60). Remuneração básica dos cargos será de R$ 6.355,60, podendo chegar até R$ 7.930,24, dependendo da titulação do aprovado (especialização, mestrado ou doutorado). Vagas para Analista são para lotação na cidade do Rio de Janeiro/RJ e estão distribuídas entre áreas de Administração Escolar, Análise de Sistemas, Arquivologia, Auditoria, Ciências Contábeis, Designer Instrucional, Orçamento e Finanças, Planejamento e Gestão, Recursos Humanos e Recursos Materiais e Logística. Já para Tecnologista oportunidades são para Análise Agrícola, Análise Pecuária, Análise Socioeconômica, Biblioteconomia, Cartografia, Edição de Vídeo, Estatística, Geografia, Geoprocessamento e Programação Visual - Planejamento e Desenvolvimento para Mídias Eletrônicas.
IBGE lança edital para 420 vagas em todo o paísAlém da remuneração será concedido a todos auxílio-alimentação no valor de R$ 373,00 e assistência à saúde médica e odontológica, opcional, ao servidor e aos seus dependentes, com valores que variam entre R$ 82,83 e R$ 167,70 por pessoa. Todos os cargos têm jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Interessados em participar do concurso do IBGE poderão se inscrever entre os dias

SAMU-CEARÁ INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO EM QUIXADÁ


Dezenas de profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de motoristas de ambulância, participarão de um treinamento realizado neste município para qualificá-los a atuarem junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O treinamento faz parte do processo de ampliação do SAMU Ceará, onde terá Quixadá como base regional.

O aludido evento acontecerá nos dias 28 e 30 do corrente mês, na Câmara Municipal de Quixadá.

De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Aída Magalhães, a implantação do Samu na região é mais um grande avanço para melhorar a saúde dos quixadaenses e região.

Como funciona o SAMU:

O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicaçã da P.M.Q

Amigo de ex-presidiário assassinado em Quixadá é morto em Itaitinga


Os assassinos do ex-presidiário Antonio Fernando de Sousa Junior, conhecido pelo apelido de “Júnior Itaitinga”, 27 anos, morto na tarde da última sexta-feira, 20, na zona rural de Quixadá, não respeitaram a dor dos familiares da vítima. Conforme o Comando de Polícia Metropolitana (CPM), um grupo chegou em um Gol vermelho no velório que estava sendo realizado na Igreja do bairro Parque Santo Antonio, em Itaitinga, onde “Junior Queimado”, como era conhecido naquela cidade da região metropolitana de Fortaleza, morava, e efetuou vários disparos com armas de fogo.

No tiroteio, efetuado no fim da tarde deste sábado, 21, três pessoas foram baleadas e uma delas, um homem identificado como Reginaldo Alves Pereira, 31 anos, morreu no local. O bando, ainda desconhecido, efetuou cerca de 20 tiros e se evadiu. Houve correria. Muita gente ficou desesperada, gritando e chorando. Alguns passaram mal e foram amparados pela vizinhança logo após os criminosos fugirem no Gol vermelho. As placas do veículo não foram anotadas, mas a Polícia Civil já tem uma linha de investigação e a identificação de suspeitos. Mais detalhes não foram revelados.


Fonte: Blog do Wilson Filho

Cadeia Pública de Pacajus é interditada

O juiz Claudio Augusto Marques de Sales, da 1s Vara da Comarca de Pacajus, determinou a interdição da Cadeia Pública de Pacajus. A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça Maria Deolinda Maia N. Costa, e pela Defensoria Pública do Estado, através do defensor Herbet Gonçalves Santos. Eles haviam ajuizado uma ação civil pública contra o Governo do Estado no dia 29 de agosto pedindo a interdição do local e a construção de uma nova unidade prisional. A decisão judicial data do último dia 12.
Segundo foi constatado pelo MP e pela Defensoria, a Cadeia tem capacidade para 15 detentos, mas conta com uma população carcerária de mais de 50 presos, além de pessoas que cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto. Além disso, a unidade tem instalações precárias e funciona em uma pequena casa situada em uma rua de intensa movimentação no Centro de Pacajus, o que coloca em risco a integridade física das pessoas, especialmente após as recentes rebeliões ocorridas no estabelecimento. Ressalte-se ainda a falta de segurança da Cadeia, onde já foram encontradas dezenas de celulares e drogas ilícitas.
Na decisão judicial, o juiz determina que fica proibido o retorno dos presos transferidos por ocasião da última rebelião, bem como o ingresso de novos presos, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil para cada dia de descumprimento. O valor da multa deverá ser pago pessoalmente pelos gestores responsáveis pelo envio e pelo recebimento de presos. O magistrado determina também que o Estado mantenha disponível um veículo exclusivo para transporte de detentos de Pacajus que se encontram em outros estabelecimentos, de modo a não adiar ou provocar atrasos nas audiências de réus presos. Se isso for desacatado, também será aplicada multa diária de R$ 5 mil.
Vagas
O juiz afirma ainda que a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) deve disponibilizar vagas no sistema prisional, preferencialmente na zona Metropolitana de Fortaleza, para receber os presos provisórios e definitivos da comarca de Pacajus até que seja construído um novo presídio, devendo informar à Justiça, em um prazo de 10 dias, qual será a quantidade de vagas disponibilizadas.
O Ministério Público salienta que a ação civil pública se fez necessária após inúmeras tentativas malsucedidas de solucionar o problema junto à Sejus. Foram realizadas reuniões, além de terem sido enviados ofícios e relatórios à Secretaria, mas nenhuma atitude concreta foi tomada.


FONTE: O ESTADO ONLINE

Ex-prefeito de Quixadá Ilário Marques é o novo presidente do INESP

Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá
O advogado Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá e novo presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa, já trabalha na elaboração de um plano estratégico para o órgão. Para tanto, tem realizado reuniões com os servidores recebendo todas as informações necessárias que serão utilizadas para construir seu programa de trabalho, fortalecendo o compromisso do Instituto com o Poder Legislativo.

Com atividades focadas no assessoramento técnico da Assembleia Legislativa, o instituto conta com os núcleos de projetos, pesquisa, coordenação e gestão, e de mobilização político-social e inclui entre suas atividades a coordenação de projetos como fóruns, jornadas municipalistas, seminários; lançamentos de livros editados e publicados pela gráfica própria. Além desses, trabalha na organização do Comitê de Acompanhamento as Obras da Copa (CapCopa).      
       
Ilário Marques nasceu no município de Quixadá em 1961. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com apenas 25 anos, em 1986, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Em seu primeiro mandato, foi membro da mesa diretora da Assembleia, atuando na Constituinte Estadual. No período, também exerceu a presidência regional do PT. Em 1992, foi eleito prefeito de Quixadá. Em 1998 conquistou novo mandato no parlamento estadual, onde ocupou o cargo de terceiro secretário na Mesa Diretora, e em 2001 retornou à chefia do Executivo de Quixadá, sendo reeleito em 2004. Em 2013, assumiu, como suplente, o mandato de deputado federal, na Legislatura 2011-2015.

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Gari é assassinado a tiros quando recolhia lixo no Centro de Quixadá

O gari Magno César Cavalcante, 41 anos, mais conhecido pelo pseudônimo de “Chapéu”, foi assassinado na tarde desta quinta-feira, 19, quando estava trabalhando no caminhão de coleta de lixo da Prefeitura de Quixadá. O crime aconteceu por volta das 14 horas no cruzamento das ruas Benjamin Barroso e Clarindo de Queiroz, no Centro da cidade. Conforme levantamentos feitos pela equipe da Polícia Civil, o servidor público municipal foi surpreendido por dois homens numa motocicleta. Um deles, o garupeiro, atirou nas costas e na cabeça de “Chapéu”. A vítima não teve qualquer chance de defesa.
CDSCF3797 2
No momento em que “Chapéu” foi executado o motorista e os outros dois garis estavam bebendo água na porta de uma residência. Somente a vítima estava próxima ao caminhão. Não viram nada. Apenas ouviram tiros, foi o que informam à polícia acerca do colega de trabalho com cerca de 20 anos prestando serviços para o Município. Os vizinhos também não informaram nada que pudesse levar a identificação do assassino e seu comparsa.
Mesmo assim a equipe da Polícia Civil, coordenada pelo inspetor Erismar Granja, identificou a dupla suspeita logo após o crime. Embora o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar (BPM) tenha divulgado o nome de dois suspeitos,  ambos já identificados, os policiais civis não confirmaram a informação. Os investigadores também não informaram os motivos do homicídio e nem outros detalhes, para não atrapalhar as investigações.
CDSCF3741
A Polícia acrescentou apenas que o assassino é um ex-presidiário da Cadeia Pública de Quixadá. Ele ganhou liberdade condicional recentemente. Os nomes dos criminosos serão divulgados logo após as confirmações, garantiram os policiais. O delegado Eduardo Tomé está à frente das investigações. Até a publicação desta edição a dupla ainda não havia sido localizada e presa.A motocicleta utilizada no crime também estava sendo procurada.

Fotos: Cleumio Pinto

Agência bancária de Palmácia é assaltada pela segunda vez este ano

FOTO: Kiko Silva
Bandidos assaltaram na madrugada desta quinta-feira (19), uma agência bancária em Palmácia, a 60 Km de Fortaleza. De acordo com informações da Delegacia Regional de Baturité (9ª Região), o grupo, formado por dez pessoas, invadiu a agência que fica no Centro da cidade. 

Segundo a Delegacia Regional de Baturité, não houve troca de tiros e ninguém ficou ferido. A Polícia Militar ainda não sabe informar o valor levado pelos suspeitos, que fugiram em motos e carros.


A polícia dos municípios de Caridade, Maranguape, e todo Maciço de Baturité fazem buscas na região com o objetivo de prender a quadrilha. Este não é o primeiro ataque a essa agência em Palmácia. Em maio deste ano, assaltantes explodiram os  caixas eletrônicos. Pelo menos sete homens participaram do assalto. Os assaltantes agiram rápido e também fugiram em veículos e motocicletas.

O Batalhão de Choque da Polícia Militar, o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Militar do município e de outras cidades vizinhas do Maciço de Baturité realizaram buscas na região para prender a quadrilha, mas ninguém foi capturado.


Fonte: REVISTA MACIÇO

ARTIGO > Contratar Serviços pela internet

Pouco a Pouco, em alguns países e localidades do mundo, e de maneira um tanto mais veloz em outros,as peassoas estão recorrendo a uma ferramenta de compra e aquisição que para alguns é um tanto quanto moderna, enquanto para outros ja faz parte do cotidiano a algum tempo; essa nova forma de comprar e vender se baseia na contratação de bens e serviços por internet.

Esse mecanismo, se bem se observa em maior medida em alguns ramos que em outros, não se restringe a um ou dois produtos, se não que vem ganhando terreno em outros espaços também, com cada dia mais empresas e comerciantes em geral vêm descobrindo este novo caminho para aumentar suas vendas, a um custo relativamente menor e talvez com maiores possibilidades de crescimento imediato.

Quanto mais o tempo passa, maior será o número de pessoas incentivadas a dar o primeiro passo, e entrar neste mundo virtual. Fazer compras e vendas a partir do conforto de nossa casa ou escritório de trabalho esta cada dia mais simples.

Uma área que vem ganhando terreno, especialmente no virtual, é o Seguro de Automóvel, que é um bom caso para analisar e levar em consideração. Por um lado, as companhias de seguros, vão  aumentando as chances de contratação online aos clientes, agilizando e otimizando seus sites para  realizar a cotação online, ou seja, já não é necessário ir de seguradora à seguradora para encontrar a melhor cotação. Serviços como estes, cotar online, te dão a opção de obter-las todas de uma so vez.

Por outro lado, também devemos mencionar a existência e o crescimento de outros sites especializados, e condenado ao assunto, que permitem aos usuários aprender, comparar, fazer negócios e comprar estes serviços através de poucos cliques, com notável segurança e conforto, incluindo várias opções em seus negócios de venda automática.

PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL ESPORTE CLUBE ASA BRANCA



O projeto foi apresentado a Secretaria de Esporte e Juventude, LEIA ABAIXO TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO.


“A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo dever da família, da comunidade, dar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

(BRASÍLIA, Congresso Nacional: Estatuto da Criança e do Adolescente, 1995)

ÍNDICE
1. SÍNTESE 
2. JUSTIFICATIVA 
3. OBJETIVO GERAL 
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
5. OPERACIONALIZAÇÃO 
6. HORÁRIO 
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO 
8. MATERIAL A SER UTILIZADO 
9. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO 
10.DICAS DA ESCOLINHA 


1. SÍNTESE

A falta de oportunidade no mercado formal de trabalho, a disparidade socioeconômica entre as diversas camadas da sociedade e o desordenado crescimento populacional é apontada como geradores do desequilíbrio social, trazendo consequências como o aumento da violência, da criminalidade e do sentimento de insegurança por parte da sociedade. Esses fatores atingem especificamente crianças e adolescentes e, diante disso, torna-se necessário buscar alternativas para diminuir ou até mesmo evitar o envolvimento desse contingente com a criminalidade. Uma delas é o desenvolvimento de projetos que favorecem atividades ocupacionais de cunho educativo, esportivo, lúdico, cultural e profissionalizante. O desenvolvimento das atividades de esporte e lazer são, comprovadamente, instrumentos efetivos para a melhoria da qualidade de vida, da afirmação da autoestima, do bem-estar, da saúde e para a integração social da população. O Projeto ESCOLINHA DE FUTEBOL visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças do Município de Quixadá – CE, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos.
Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade. 
É importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.
Através deste, tanto a criança quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que ela possa por si mesma transformar a sua realidade.

2. JUSTIFICATIVA

A educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta. Portanto, as iniciativas sociais que buscam oferecer oportunidades e experiências positivas e saudáveis às pessoas são consideradas prioritárias em muitos países, inclusive no Brasil.
Entre as camadas sociais menos favorecidas, as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.
O esporte é um direito de todos assegurado pela própria Constituição Federal, mas pode ser, também, e é um verdadeiro programa social, se constituindo em importante ferramenta na educação e socialização das crianças, a partir do momento em que auxilia no seu desenvolvimento integral, físico e emocional, e na construção de seus valores éticos e morais. Com isso, os princípios fundamentais do esporte são ampliados da esfera esportiva à social, satisfazendo as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças, fazendo com que estabeleçam laços afetivos espontâneos e indissolúveis ao longo das suas vidas.

3. OBJETIVO GERAL

O projeto visa, através do esporte, auxiliar as crianças e jovens na sua formação, integração e construção da cidadania, auxiliando na inclusão social como elemento aglutinador e eficiente meio de prevenção à marginalização, às drogas e à violência, se constituindo em um fator de incentivo aos estudos e à redução da evasão escolar.