UPA de Quixadá já está com 70% das obras concluídas

“Estamos muito ansiosos para inaugurar essa importante obra para a saúde de Quixadá”, disse o prefeito.




Localizada no bairro Renascer, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, tais como pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com a inauguração da unidade deve desafogar o grande movimento do Hospital Eudásio Barroso.

A construção da UPA de Quixadá está sendo acompanhada de perto pelo prefeito municipal, João Hudson Bezerra Rodrigues, “estamos muito ansiosos para inaugurar essa importante obra para a saúde de Quixadá”, disse o gestor.


Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


As UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quixadá

PRB leva Debates Republicanos a Boa Viagem

Encontro reunirá várias lideranças regionais, que também farão ato de filiação ao partido

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) no Ceará realiza neste sábado (31), no município de Boa Viagem - a 221,6 km de Fortaleza, na região centro-oeste do Estado, o VI Encontro Regional da sigla. O evento vai reunir lideranças regionais a partir das 9h30min no Núcleo de Arte e Cultura (Naec) do município para dar sequência à programação do ciclo de discussões, denominado Debates Republicanos 2013. 
De acordo com o primeiro vice-presidente do PRB Ceará, deputado Ronaldo Martins, esses encontros vêm colhendo, nos diversos municípios, elementos para a formulação de um conjunto de propostas que servirão de base para o pleito eleitoral de 2014. O presidente do PRB Ceará, Miguel Dias, e o apresentador do Cidade 190, Evaldo Costa, que coordena a mobilização e juventude do partido, vão marcar presença no evento. 
Evaldo Costa, que se destaca como um dos pré-candidatos a deputado estadual nas eleições do ano que vem, reforça que o PRB vem fortalecendo as bases para manter presença constante e expressiva em todas as regiões do Estado. “Para isso, estamos mobilizando os segmentos da juventude, das mulheres, comunitários, das causas ambientais, das representações sociais que buscam reivindicar melhorias em suas áreas de atuação”, diz. 
Neste evento em Boa Viagem, o PRB terá também um ato de filiação de várias autoridades da região entre ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças. Os Debates Republicanos 2013 já ocorreram nos municípios de Maracanaú, Cascavel, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crateús e Limoeiro do Norte. No próximo mês, os republicanos vão a Cariús e Horizonte.

Com informações do CNEWS

POLÍTICA: Dois casos parecidos que geram polêmica

"Graças a Deus, a câmara está fazendo justiça". Disse Natan Donadon, condenado pelo STF por desvio e formação de quadrilha.


A política brasileira está cada vez mais deixando o povo envergonhado e ao mesmo tempo com mais vontade de protestar. Isso porque na maioria das vezes, ou quase sempre os políticos não respeitam a vontade do povo, aquele que confiou seu voto, e espera receber em troca ações que beneficiem e de alguma forma ajude na mudança do nosso país.

[1] Leonelzinho Alencar(vereador de Fortaleza)
[2] Natan Donadon(dep. Federal condenado e não cassado)
Dois casos parecidos envolvendo políticos corruptos vêm gerando polêmica, um caso é o do deputado federal Natan Donadon(sem partido), que foi condenado em última instância pelo Supremo Tribunal Federal(STF) a 13 anos de prisão, pelo desvio de uma “pequena quantia” no valor de 8,4 milhões da Assembléia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição, além de formação de quadrilha. Na última quarta-feira(28), foi votado o pedido de cassação do deputado, mas foi negado por 233 a favor e 131 contra a cassação, apesar da maioria dos parlamentares terem votado a favor da cassação, seria preciso pelo menos 250 votos para aprovar, coisa que não aconteceu. A votação foi secreta e manteve o mandato de Donadon. Ele acompanhou a votação, e depois de do resultado ele agradeceu de joelhos, em discurso ele falou da realidade na cadeia.

Outro caso foi o do vereador de Fortaleza, Leonelzinho Alencar(PTdoB), que foi denunciado por corrupção, improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar, e  inclusive ele e sua esposa foram denunciados por estarem inscritos no programa Bolsa Família, as denuncias foram feitas pela Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB). Mas na última terça-feira(27), a cassação do parlamentar foi arquivada, depois de uma votação na Câmara Municipal de Fortaleza, onde 30 vereadores votaram a favor do arquivamento, e apenas 5 votaram contra o arquivamento.
Votamos em todos esses... não sei nem como falar, mas essas pessoas fazem coisas desse tipo, será que um político que vota contra a cassação de um corrupto merece receber outra vez seu voto? É bom refletirmos sobre isso. Depois o povo vai pra rua protestar eles acham ruim e acham que é apenas baderna, mas é o nosso direito, de lutar pelo justo e tentar acabar com o errado.

Enquanto não aprendermos a votar, e enquanto existir políticos que só pensam naquilo(DINHEIRO), sofreremos amargamente nas mãos destes que só lembram do povo em época de eleição. Aliás ano que vem é ano de eleição, nesse período agente vai ver inauguração de tudo que é obra, até mesmo de obras inacabadas ou que nem existem.


Alexandre Silva

Acidente em Ocara deixa duas vítimas fatais

Um acidente deixou duas vítimas fatais no início da manhã da última quarta-feira na CE-359 a altura do Km 28 em Ocara. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual(PRE), o acidente aconteceu por volta das 5 horas da manhã.

Foto: João Paulo Maciel
Uma das vítimas fatais era a professora Maria de Lourdes Uchôa de 48 anos, mais conhecida como Duda, ela conduzia seu veículo, a segunda vítima foi identificada como sendo o senhor José Alcides de 62 anos, que era passageiro do outro veículo que se envolveu na batida.


O condutor e um outro passageiro desse segundo veículo, sofreram alguns ferimentos e foram levados ao hospital.





Compartilhe e curta o blog no FACEBOOK e TWITTER. Adicione na sua lista de favoritos. Sugira matérias e envie fotos pelo e-mail blogalexandresilva@yahoo.com.br

Prefeito assina decreto que exonera prestadores de serviços da Secretaria de Educação

O prefeito de Quixadá João Hudson Bezerra assinou o decreto de nº 27.08.001/2013 no qual determina a demissão de todos os prestadores de serviços contratados pela secretaria de Educação deste município, bem como exonera todos os cargos comissionados. E convoca todos os servidores efetivos da secretaria em desvio de função a serem reconduzidos aos cargos em que deveriam está, já que prestaram concurso para o mesmo.

De acordo com o decreto os prestadores de serviços e cargos comissionados serão exonerados aa partir do dia 30 de agosto.



Veja abaixo parte do decreto:







Compartilhe e curta o blog no FACEBOOK e TWITTER. Adicione na sua lista de favoritos. Sugira matérias e envie fotos pelo e-mail blogalexandresilva@yahoo.com.br


Prefeitura de Solonópole doa terreno para construção de escola técnica

Uma solenidade no Ginásio Municipal de Solonópole marcou a cessão de um terreno da Prefeitura para o Governo do Estado construir uma escola técnica profissionalizante na sede do município, a cerca de 280 quilômetros da Capital. O evento teve a participação do prefeito Webston Pinheiro e secretários de sua administração, além do procurador jurídico da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Fernando Ribeiro de Melo e Teobaldo Muniz, representando do secretário Mauro Filho.
Lideranças comunitárias e centenas de populares também se fizeram presente à cerimônia. A secretária de Educação do município, Ana Regina, disse que “cedendo esse terreno para a construção dessa escola técnica, a Prefeitura estará ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitos jovens. Estamos muito felizes e agradecidos”.
Para o procurador jurídico Fernando Ribeiro de Melo, a iniciativa da Prefeitura é uma demonstração de que, através da educação, tudo pode ser modificado. “Prepararando os jovens para o futuro, empresas chegarão em Solonópole, e estes jovens devem estar preparados para ocupar este mercado de trabalho. Só através do investimento em educação é que poderemos mudar uma cidade, um país, um mundo”, declarou.
Números
Após a solenidade, o prefeito Webston Pinheiro e uma comitiva foram até o terreno doado fazer uma vistoria no local em que será construída a futura escola profissionalizante. “É um investimento de R$ 14 milhões que trará benefícios não apenas para Solonópole, mas para toda a região. O que vai ficar na história da nossa cidade são os investimentos na educação, que estão abrindo um caminho para uma nova cidadania desta geração. Isto é um início de uma sequência de investimentos que teremos no próximo ano, atingindo um investimento de R$50 milhões”, discursou o prefeito, que, ao final, ressaltou que a construção da unidade em Solonópole deverá gerar cerca de 200 empregos diretos, movimentando a economia da cidade.
Nas escolas profissionalizantes os jovens se deparam com um currículo bastante amplo: 17 disciplinas. A grade é dividida entre matérias comuns, iguais para todos os alunos e técnicas de acordo com cada curso. Além disso, três dessas matérias são direcionadas à formação pessoal e empreendedora dos jovens e são oferecidas nos três anos do ensino médio: capacitação cidadã, preparação para o trabalho, e empreendedorismo e aprendizagem cooperativa. (com informações do portal Iguatu.net)

Ceará e outros estados do Nordeste sofrem com apagão

Nesta quarta-feira,28, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), informou que uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), por volta das 15:03 min, provocou a interrupção do fornecimento de energia em todo o Estado do Ceará nesta tarde.
Além do Ceará, outros estados do Nordeste também ficaram com o fornecimento suspensos, relatos do apagão também foram constatados nos estados da Bahia, Paraíba, Alagoas, Piauí, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Por meio de uma nota, a Coelce afirmou que ainda está apurando as causas.
O Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que a energia está sendo restabelecida gradualmente, sem previsão da operação total do serviço.
Este é o segundo apagão em menos de um ano, o último que atingiu o Nordeste aconteceu em 21 de outubro de 2012, quando uma falha humana teria ocasionado o apagão que atingiu também estados da região Norte, além do Distrito Federal.
O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, bem como os aeroportos de Salvador, Aracaju e Maceió, por meio da Infraero, informou que os geradores foram acionados. Não foram registrados cancelamentos ou atrasos. De acordo com a Infraero os equipamentos operam normalmente.

Mais informações a qualquer momento.

Compartilhe e curta o Blog no Facebook e Twitter, e coloque em seus favoritos.

Jornalista diz que médicas cubanas parecem empregadas



Será que são médicas mesmo? [...] Será que eles entendem de dengue?. Pergunta a jornalista 

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça.


"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã.
Ao G1, a jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou.
Justiça
O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista.  "Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes".

Projeto “Água para Todos” beneficiará 58 municípios e seis mil famílias

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), libera hoje, em solenidade no Palácio da Abolição, 151 Projetos de Abastecimento de Água do Programa Água para Todos. Cada representante da comunidade beneficiada com o Sistema, que tem de 15 a 150 famílias, receberá um certificado de que a comunidade será assistida. As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja. Os integrantes do comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo poder público. A solenidade terá as presenças do governador Cid Gomes e do ministro da Integração Fernando Bezerra.
O Governo do Estado e o Ministério irão inves...

Danilo Forte garante verba para reforma do hospital de Quixadá

danilo-forteQuixadá> Sem dúvida a saúde é um dos temas mais abordados nas manifestações pelo país. São hospitais sucateados, pessoal despreparado, péssimo atendimento, falta de medicamentos, e em alguns casos até ocorre o uso indevido das verbas destinadas a essa necessidade primordial para a população.

Na quarta-feira(21), o Deputado Federal Danilo Forte(PMDB/CE) garantiu uma verba significativa para reforma de hospitais municipais no Ceará, o valor da verba é de R$ 5 milhões. As cidades beneficiadas com este recurso são os municípios de Quixadá, Piquet Carneiro, Ibiapina e Paramoti, esses municípios têm hospitais com sérios problemas estruturais, como rachaduras, instalações inadequadas e infiltrações.

Quem ficou com o maior valor foi o município de Quixadá, que ficará com o valor de R$ 2 milhões, que será destinado ao Hospital Municipal Dr Eudasio Barroso, que além da população do município cerca de 85 mil habitantes, atende também pacientes de cidades vizinhas como Banabuiú, Ibaretama, Choró, Ibicuitinga, Pedra Branca, Solonópole e Milhã.

O deputado trabalhava desde janeiro junto ao Ministério da Saúde, para conseguir a liberação dos recursos. Na tarde da última quarta-feira em audiência com o ministro Alexandre Padilha, foi autorizado a liberação dos recursos extra-orçamentários.

Concerteza com a reforma dos hospitais a população só tem a ganhar, mas os prefeitos tem até 30 de agosto, para cadastrar as propostas de reformas dos hospitais no Sistema de Monitoramento de obras do Ministério da Saúde. Mas de acordo com Danilo, devido a grande cobrança da população os prefeitos já tem os projetos prontos, faltando apenas ajustes para se adequar ao valores autorizados.

Leia minhas matérias também no portal SERTÃO ALERTA

Médicos do hospital de Quixadá entram parcialmente em greve após 10 dias de salário atrasado

A população de Quixadá ficou surpresa ao receber a noticia de que alguns médicos da rede municipal de saúde estão em greve, o motivo de acordo com os grevistas é devido ao atraso de pagamento para alguns médicos. No Eudásio Barroso, maior hospital de atendimento de urgência e emergência da região do Sertão Central cearense, funcionou de forma ainda mais precária.

A Secretária Municipal de Saúde de Quixadá, Aída Magalhães, confirma a situação da saúde, ela recebeu a pasta recentemente, disse que tentou negociar com os grevistas, mas como não há previsão de pagamento as partes não chegaram a um acordo. O pagamento referente ao mês de julho deveria ter sido quitado no dia 10 de agosto, sendo que, a revolta dos grevistas foi porque parte dos médicos foram pagos, “deveria ter pago todos e não só a metade”, disse um grevista que mesmo assim está atendendo só caso de  urgência e emergência.

Leia matéria completa no portal Revista Central

SENADOR POMPEU > Evangélico assassinado a tiros no retorno de culto religioso

O pedreiro Antônio Rodrigues Torres, 40 anos, foi assassinado a tiros na noite deste domingo, 18, quando retornava de um culto evangélico para sua residência acompanhado de sua esposa. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar (BPM) o crime ocorreu nas proximidades do Cemitério da Barragem, a cerca de 5Km do Centro de Senador Pompeu.
Foi a esposa da vítima quem noticiou o crime a Polícia. Ela ainda disse que seguiam numa motocicleta quando foram abordados por um desconhecido. Ele a obrigou a correr e em seguida ouviu disparos de arma de fogo. A equipe da Polícia Militar seguiu ao local da abordagem. Chegando ali encontrou o pedreiro morto. Mais detalhes não foram revelados acerca do homicídio. A Polícia Civil investiga o caso.

FONTE: Diário Sertão Central/DN online

EDUCAÇÃO > MEC prorroga matrícula dos aprovados no sisutec

educaçãoO Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para o lançamento dos resultados do processo seletivo e a matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). O processo que se encerraria nesta sexta-feira, 16, irá se estender até ...

TELEFONIA > Justiça proíbe prazo de validade para créditos de celular pré-pago

A Justiça proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o território nacional. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), após recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra sentença da 5ª Vara Federal do Pará que manteve a validade dos créditos de celulares pré-pagos.


A decisão deve ser cumprida em todo o território nacional, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil, mas ainda cabe recurso.
Para o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, o estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular configura-se um confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores.

NOTA DE ESCLARECIMENTO > Samuel Paiva comunicador e blogueiro de Quixadá

O comunicador e blogueiro de Quixadá, Samuel Paiva, que é bastante conhecido na cidade e principalmente nas redes sociais, divulgou hoje uma nota de esclarecimento a cerca dos "ataques" direcionados a ele, por parte de alguns vereadores na sessão de hoje, da Câmara Municipal de Quixadá. O que gerou a polêmica teria sido uma postagem do blogueiro em seu perfil no facebook, que segundo os parlamentares teria ofendido um vereador da casa.

Segue abaixo a nota:



Nota de Esclarecimento


Meus amigos e minhas amigas;

Quero agradecer a solidariedade de colegas vereadores que usaram de seu tempo para sair em minha defesa, quando foi citado injustamente por uma postagem que fiz há algum tempo.
Digo aos amigos que estou disponível para todos os vereadores para falar sobre o assunto e esclarecer o mal entendido, não tenho medo de coação, pois quem não deve não teme, sou uma pessoa de caráter e reputação ilibada, proba e politicamente equilibrada, assim como alguns de vocês. 
Meus queridos e queridas amigas, em nenhum momento quis fazer chacota com nenhum vereador deste cobiçado município sertanejo. De forma humilde e solidaria queria pedir desculpas aos que se sentiram ofendido. 
Vejo também a necessidade de alguns vereadores verem a pauta a ser dita, a historia é completamente diferente da estória falada em plenário, reafirmando mais uma vez a disponibilidade a qualquer um amigo do legislativo.
Aos que me criticaram, apenas peço mais cuidado em seus pronunciamentos para que outros não tomem atitude semelhante. 
Finalizo com uma frase que gosto muito.

O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.
Norman Vincent Peale

Samuel Paiva, Comunicador e Blogueiro.


Alô, Cid! Governo Dilma aumentou em 40% gastos com festas no primeiro semestre

Do Blog do Eliomar

Enquanto a população foi às ruas em prol de melhorias na saúde, transporte, segurança e educação, por meio de uma melhor distribuição de recursos, a administração pública não poupou em comemorações. Os gastos com festividades e homenagens aumentaram 40% no primeiro semestre de 2013, se comparados ao mesmo período do ano passado. Até o fim de junho, R$ 24,9 milhões já haviam sido utilizados com esse tipo de despesa, valor bem superior ao constatado no primeiro semestre de 2012, quando R$ 17,8 milhões haviam sido executados. Só no mês de junho, período que coincidiu com a Copa das Confederações, R$ 7,2 milhões foram destinados às despesas com festividades e homenagens.
De acordo com série histórica levantada pelo Contas Abertas, os gastos no primeiro semestre deste ano são os maiores desde, pelo menos, 2006. Até o dia 30 de julho, já haviam sido desembolsados mais R$ 5,3 milhões. Foram utilizados os valores correntes em cada exercício para a análise dos dados.
O Ministério da Cultura (MinC) foi o principal responsável pelos gastos em comemorações. O órgão desembolsou R$ 13,1 milhões no primeiro semestre, o triplo do executado no mesmo período de 2012, quando R$ 4,2 milhões foram utilizados. O Contas Abertas entrou em contato com o MinC, mas não obteve resposta sobre o aumento ocorrido.
* Do Contas Abertas, confira mais gastos aqui.

40 cidades do Estado do Ceará enfrentam problemática da água

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou, nesta terça-feira (13), um relatório onde apontou que cerca de 36 cidades cearenses ficarão sem água até o começo do próximo ano. De acordo com o (Cogerh), as regiões são sedes de municípios que deverão procurar alternativas de abastecimento para suprir o problema.
As cidades de Quiterianópolis, Salitre, Antonina do Norte e Caridades já enfrentam a problemática nos últimos meses. O distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, deverá ficar também em situação insatisfatória até dezembro.
Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (12), durante reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará.
O assessor da presidência da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, declarou a situação não representa uma anormalidade e que medidas serão realizadas para o abastecimento das cidades.
“Sempre haverá alguma fonte (de água). Colapso nunca vai existir. Fonte hídrica insatisfatória significa que aquele açude que abastece a cidade não vai suportar. Aí vamos buscar alternativas pra abastecer, que pode ser poço, carro-pipa, adutora emergencial. Cidade nenhuma terá colapso”, informou o assessor.
Yuri Castro Oliveira informou ainda que a capital cearense possui abastecimento de água garantido.

COM INFORMAÇÕES DO CEARÁ AGORA

NOTA DE ESCLARECIMENTO > IPMQ esclarece antecipação do 13° salário

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá vem a público, esclarecer uma publicação no “blog Jaime Arantes”, sobre a antecipação de 13° salário para os funcionários públicos municipais.

A informação sobre a antecipação de 13° salário aos funcionários não foram disponibilizadas nos últimos anos da gestão anterior.

Também lamentamos a distorção dos fatos quando o supramencionado blogueiro destaca em sua matéria: “AUTORITARISMO: REGINA LÚCIA EMITE NOTA ESCLARECENDO O NÃO PARCELAMENTO DO 13º SALÁRIO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.” Na leitura explicativa, fica claro os esclarecimentos da Superintendente do Instituto de Previdência do Município de Quixadá (IPMQ), Sra. Regina Lúcia, além do respeito para com os meios de comunicação.

É de lamentar que o blogueiro nunca frequentou as dependências do Centro Administrativo em busca de saber dos fatos coerentes, informando apenas por viés de fofocas ou com objetivo de distorcer a verdade.

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá aproveita o ensejo e convida o blogueiro a entrevistar o Sr. Prefeito João Hudson Bezerra em seu gabinete.


Abaixo segue nota da Superintendente do Instituto de Previdência do Município




Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá

DOM RUFINO > Faleceu hoje o primeiro bispo de Quixadá

Dom Joaquim Rufino, 87 anos, bispo emérito da diocese de Parnaíba, faleceu no início da tarde de hoje (10) em Teresina onde se encontrava internado. 
Seu corpo será transladado para a cidade de Parnaiba onde acontecerá o velório e sepultamento amanhã à tarde.
Rufino era piauiense de Picos, onde foi vigário, em 1971 o papa Paulo VI o nomeu bispo da diocese de Quixadá (CE) que estava sendo criada naquele ano. Em 1986 foi transferido para a diocese de Parnaiba(PI) onde ficou até 2001 sendo sucedido por Dom Alfredo Schaffler atual bispo daquela diocese.

História
Joaquim Rufino do Rego era filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus. Fez o curso primário em sua cidade natal, Picos, e o médio no Seminário de Teresina, onde ingressou em 1940. Em 1947 foi transferido para o Seminário Arquidiocesano de Olinda para cursar Filosofia até o ano de 1948. Em 1949 foi enviado a Roma para continuar sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Efetuou seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, especializando-se em Teologia Dogmática.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em Roma no dia 5 de outubro de 1952. Ao retornar ao Brasil assumiu o cargo de Vigário Auxiliar da Catedral Diocesana de Oeiras no Piauí onde também era secretário do bispado. Em 1956 assumiu a paróquia de Simplício Mendes dedicando-se à construção da Igreja Matriz Paroquial. Em 1961 assumiu a paróquia de Picos onde foi eleito Bispo por Sua Santidade o Papa Paulo VI para a nova Diocese de Quixadá em 21 de abril de 1971. Deixou a paróquia de Picos em 30 de abril do mesmo ano.
Recebeu em 4 de julho de 1971 a ordenação episcopal das mãos de Dom Humberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil, em concelebração realizada em Picos. Tomou posse da Diocese de Quixadá na data de sua instalação em 20 de agosto de 1971 em solenidade presidida por Dom Humberto Mozzoni que depois de instalada a nova Diocese deu posse ao seu primeiro Bispo Diocesano.
Dom Rufino governou a Diocese por quase 15 anos como Bispo Diocesano até 2 de abril de 1986 quando anunciou sua renúncia da Diocese de Parnaíba, tornando-se Bispo Emérito.


Fonte: ACESSE PIAUÍ

AGROPÓLOS > Edital de seleção

O Instituto Agropolos abre processo seletivo para formação de cadastro de reserva de 170 técnicos.

Cerca de 62 técnicos de nível superior das áreas agrárias (Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas e Tecnólogos em Recursos Hídricos/Irrigação), 32 técnicos de nível superior nas áreas Sociais ou Humanas e 76 técnicos em Agropecuária, serão selecionados.

As inscrições estão abertas através do endereço eletrônico licitacao@institutoagropolos.org.br, com data de envio até às 17h do dia 12 de agosto.




Baixe aqui o edital: http://www.institutoagropolos.org.br/noticia/664

QUIXADÁ > Prefeito empossa 42 Agentes comunitários de saúde

O prefeito Municipal de Quixadá, João Hudson Bezerra Rodrigues, e a secretária Municipal de saúde, Aida Magalhães, realizaram ato público de posse de mais 42 agentes comunitários de saúde para atuarem em diversos bairros e distritos. A solenidade foi no Salão Paroquial de Quixadá.
foto/reprodução Facebook
O prefeito João Hudson, em seu discurso, parabenizou os agentes de saúde pela conquista no certame público, em seguida pediu empenho, “vocês são fundamentais para a melhoria de nossa saúde, visitem as casas de nossa população e juntos vamos combater, principalmente, a dengue, orientar as gestantes de seus direitos e tantas outras atividades que devem ser cumpridas”. João fez questão de reafirmar o compromisso com a classe dos servidores municipais, “em janeiro demos posse a 30 agentes, agora 42 isso mostra o nosso compromisso com a saúde de cidade”.

Para a secretária municipal de saúde, Dra. Aida Magalhães, os agentes são as pupilas dos olhos da saúde, dando ênfase que eles são às pessoas que convivem diretamente com os problemas sociais, “estou assumindo a pasta da saúde agora, pode ter certeza que vamos trabalhar incansavelmente para oferecer uma saúde melhor a nossa população”.
Esteve presente a representante da 8° macrorregião de saúde, Dra. Urbelândia Oliveira, que parabenizou os agentes e pediu desempenho no exercício da função. A Coordenadora da Atenção Básica Bruna Bezerra, disse: “trabalharemos juntos, unindo forças”.
O agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional que desenvolve ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita à Unidade Básica de Saúde. O elo entre o ACS e a população adstrita é potencializado pelo fato do ACS morar na comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção das doenças e agravos; de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares; ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob normatização do município e do estado, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão.


Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá

DESPEDIDA > Romário anuncia sua saída do PSB

O deputado e ex- jogador de futebol Romário(RJ) anunciou nesta sexta-feira, 9, no Twitter que acaba de se desfiliar do PSB, partido pelo qual foi eleito. Romário não explicou as razões da saída e disse apenas que irá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta tarde, para formalizar a decisão.
Embora o parlamentar não tenha anunciado, o destino mais provável é o PR, partido presidido no Rio pelo ex-governador Anthony Garotinho, pré-candidato ao governo do Estado em 2014. "Está tudo certo, as conversas estão bastante adiantadas. Demos total liberdade ao Romário. Ele poderá ser candidato a deputado federal, ao Senado. E ele tem a garantia de que, se quiser, poderá ser candidato a prefeito em 2016", afirmou Garotinho.

QUIXERAMOBIM > Iniciada investigação em contra movimento "Fora Igor"

O Ministério Público Estadual (MPE) comunicou ontem que foi instalado inquérito para investigar um movimento contra o promotor Igor Pereira, que atua no município de Quixeramobim. A mobilização é organizada por apoiadores do prefeito da cidade, Cirilo Pimenta (PSD), alvo - juntamente contra outros 25 gestores - de uma operação do MPE por suposto envolvimento em esquema de fraude em licitações. Já está marcado para hoje, por exemplo, um protesto denominado “Fora Igor”, que foi convocado por meio das redes sociais e pede o afastamento do promotor.


O anúncio do inquérito foi feito durante entrevista coletiva realizada no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira. O MPE quer chegar aos responsáveis pelo suposto “crime de incitação” do movimento. “O direito de se manifestar é livre, mas a partir do momento que eles atacam de forma caluniosa a instituição, eles têm que provar e arcar com tudo que falam”, afirmou o promotor Marcelo Pires.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE O POVO ONLINE

ESTELIONATO > Produtores culturais de Quixadá denunciam suplente de vereador

O suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores de Quixadá, Italo Beethoven(primeiro a esquerda na foto ao lado), está sendo acusado por produtores culturais de Quixadá, no sertão central cearense, de estelionato.
Segundo as pessoas que faziam parte da direção da Unimasc, União Musical Alternativa do Sertão Central, em 2011, Italo Beethoven estruturou a Casa da Juventude em Quixadá, casa que funcionava como ponto cultural dando espaço a grupos de vários segmentos utilizarem para ensaios e reuniões.
Na ocasião o suplente de vereador propôs á UNIMASC que ocupasse um dos espaços da casa estruturando o Estudio Popular Unimasc – um projeto da UNIMASC que estava sem funcionamento por falta de espaço adequado na cidade.
Ainda de acordo com a direção da instituição a época, poucos meses depois, o Italo solicita a Presidente da UNIMASC que a instituição seja proponente/agenciadora do Projeto FESTIVAL DA JUVENTUDE, pois ele precisava de uma instituição que não tivesse inadimplente, que pudesse assinar o convenio com o Banco do Nordeste e receber o recurso no valor de R$ 39.968,00 que segundo ele algumas ‘amizades’ já tinham viabilizado para que o projeto fosse aprovado.
A presidente da UNIMASC na época, Edna Leticia Uchoa, conversou com a diretoria que concordou, não vendo problema algum uma vez que o Ítalo se dizia parceiro e confiável.
A Presidente, juntamente com o Tesoureiro, na época Carlos Weiber, foram ao BNB de Quixadá abrir a conta do projeto, assinar documentos e fazer todos os trâmites para que o recurso entrasse na conta, no dia 22 de Setembro de 2011 o recurso ficou disponível na conta, então a Presidente Edna Leticia e o Tesoureiro Carlos Weiber foram ao BNB sacaram todo o dinheiro – levando em consideração ser poucos dias do início do evento e que os bancos estavam todos entrando em greve – na ocasião o Italo pediu que fosse retirado folhas de cheque da conta pessoa jurídica da UNIMASC que é também na agencia BNB, pois iria entrar um outro recurso nesta mesma conta proveniente de outros apoiadores e como o banco estaria em greve, então ele faria o pagamento em cheque.
Assim os dirigentes da UNIMASC fizeram, entregaram todo o dinheiro ao Italo Beethoven e as folhas de cheques em branco e assinado pela presidente e o tesoureiro.
Passou-se o evento e, semanas depois, a presidente e o tesoureiro tomaram conhecimento de que o Italo Bethoven não tinha pagado nem 20% dos músicos que tocaram no evento, nem os produtores, nem outros serviços como transporte, gráfica etc. e que tinha soltado todos os cheques sem fundo prejudicando totalmente a instituição perante o BNB e perante as pessoas que receberam cheques sem fundo que afinal eram assinados pela Edna Leticia e o Carlos Weiber.
Quando a diretoria da UNIMASC o procurava para que ele resolvesse ele dizia que estava aguardando um recurso do Ministério para resolver e que o BNB ainda devia uma ultima parcela do patrocínio e que as pessoas esperassem. Houveram várias conversas com o suplente de vereador, contudo, até hoje dois anos depois, o problema ainda persiste, ou seja, nem pagou as pessoas e nem prestou conta do recurso recebido, impossibilitando, inclusive, a instituição de firmar qualquer convênio ou receber qualquer recurso.
De acordo com informações pelo menos umas 08 pessoas foram lesadas diretamente, bem como em torno de outras 40 pessoas que ele tenha dívidas somente proveniente deste evento.
Depois de quase dois anos de espera pela regulamentação desta situação e sem êxito algum, algumas das pessoas lesadas foram a delegacia regional de policia civil de Quixadá e fizeram um B.O. (fotos abaixo) e estão mobilizando uma ação judicial contra o Ítalo Beethoven.
Procurado por nossa reportagem o suplente de vereador Ítalo Beethoven(PT) reconheceu que houve problemas na execução do evento, disse que alguns parceiros não pagaram o patrocínio combinado, contudo afirmou que não teria nenhum documento acerca do que foi combinado pelos seus parceiros. “Nós colocamos os cheques como garantia para os prestadores de serviços, como nós tínhamos uma expectativa de um recebimento, infelizmente os outros recursos não se efetivaram”. disse Ítalo Beethoven.
O atual presidente da UNIMASC, Cleyton de Paula, disse que “o descaso do Sr. Ítalo Beethoveen com relação a esse fato é o mais revoltante. São 2 anos esperando ele tomar alguma atitude. Buscar soluções. Hoje, a ONG UNIMASC, que surgiu em 2005 com o intuito de ajudar os músicos do cenário alternativo da região, encontra-se prejudicada perante a outras instituições, tal como o BNB. Porque ele realizou esse projeto, movimentou quase 40 mil reais e não prestou conta com o banco, muito menos efetuou pagamentos de alguns serviços: Ou seja, nos enganou.”
“Acreditamos que ele usou de má fé o nosso nome. Pois durante esses 02 anos em momento algum tomou atitude para buscar solução. Pelo contrário, simplesmente deu as costas. E são várias pessoas testemunhas disso. Temos bandas, produtores e prestadores de serviços que até hoje não receberam 1 centavo.” Completou o atual presidente.
Os músicos de Quixadá, que com muito trabalho e esforço conseguiram montar uma entidade de apoio esperam que o problema seja resolvido o mais rápido possível, pois eles desejam construir novas parcerias para desenvolver os talentos locais.

VEJA  B.O

NOVOS SECRETÁRIOS > Prefeito de Quixadá deve anunciar todos os nomes até quarta-feira

Com a prisão decretada, aos secretários investigados pelo Ministério Público, por meio da operação "Miragem II", o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, terá que fazer mudanças rapidamente, e escolher seu novo secretariado. Segundo João, todos os nomes definitivos deverão ser anunciados até a próxima quarta-feira.

Apesar de não ter anunciado oficialmente o nome de nenhum secretário, alguns nomes já foram sondados, e de acordo com postagens de usuários na rede social Facebook, três pastas já contam com seus novos titulares. E um já tomou posse.

A as pastas que já tem seus novos secretários acertados, são:

Antônio Martins/
Novo secretário da educação.

Secretaria de Educação, que terá como titular o professor Antônio Martins, este já foi empossado, e substitui o ex-secretário Francisco Valentim de Freitas Neto.

Secretaria de Saúde, quem assume é a Dra Aída Magalhães, substituindo a ex-secretária, Lívia Mara Bezerra.
Aída Magalhães/ Sec. Saúde

Ainda foi especulado o nome do vereador Audênio Morais, para a pasta da Agricultura, mas não foi confirmado, que no caso substituiria o ex-secretário Raimundo Damasceno.



Francisco das Chagas, ao lado do prefeito João Hudson





E hoje tomou posse o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente(SEDUMA), Francisco das Chagas, estudante de direito, este substituindo o ex-secretário, Pádua Silva. 









Em breve mais informações a cerca deste assunto