FICHA LIMPA > Lei em risco com propostas de mudanças

A Lei da Ficha Limpa corre o risco de ficar fragilizada com mudanças que são propostas por um grupo de parlamentares. Os deputados querem que os gestores públicos só fiquem impedidos de concorrer a cargos eletivos se as contas forem julgadas irregulares pelo Poder Legislativo.
Essa mudança esvazia a lei que surgiu com o propósito de excluir da vida pública que cometeu atos de improbridade administrativa. Hoje, a Lei da Ficha Limpa estabelece que, com contas desaprovadas pelos tribunais de contas, os administradores do dinheiro público não podem concorrer a novos mandatos.
O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados responsável pelo projeto que modifica a legislação eleitoral em vigor no Brasil, uma espécie de minirreforma política, vai entregar, na próxima terça-feira (4), as propostas que abrandam a Lei da Ficha Limpa e facilitam a vida dos gestores que tiveram contas reprovadas.
Coordenador desse grupo, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o projeto de lei complementar será inicialmente levado ao colégio de líderes e, no mesmo dia, ao plenário. A expectativa é de que a matéria seja aprovada até o fim de junho.
Pela Lei da Ficha Limpa, os gestores que tiverem as contas rejeitadas pelos tribunais de contas não podem se candidatar nas eleições dos próximos oito anos. Um dos pontos a serem modificados é justamente este, para muitos a razão de ser da Lei da Ficha Limpa.
A proposta de mudança esvazia o poder dos tribunais de contas. Pelo novo texto, a palavra final sobre as irregularidades nos balanços contábeis dos chefes de executivo seria dada pelas respectivas casas legislativas.
Na prática, aqueles que tiverem as contas reprovadas apenas pelos tribunais de contas vão poder se candidatar normalmente. Prefeitos, governadores e presidentes só seriam impedidos de concorrer a cargos eletivos se os pareceres dos tribunais de contas fossem aprovados pelas câmaras municipais, assembleias legislativas ou Congresso Nacional.



Com informações do Ceará Agora.

CRIME PASSIONAL > Empresário mata ex-esposa e em seguida tira a própria vida

Á esquerda o empresário sem vida em seu carro, e do lado direto sua ex-esposa
Quixadá > Um crime chocou a população do município no início da noite desta Quarta-feira,29,. O empresário do ramo da informática, conhecido por todos como 'Bixo Novo', matou sua ex-companheira e em seguida se suicidou.
  A jovem Universitária do curso de Psicologia da Faculdade Católica de Quixadá, Grace Kelly, estava em um bar no bairro da Lagoa, acompanhada por duas amigas, quando foi surpreendida pelo empresário, que com uma pistola calibre 380, efetuou três disparos contra ela, que atingiram a cabeça da vítima que veio á óbito no local. O autor fugiu do local, mas algumas ruas depois, no bairro da Rodoviária, com a mesma pistola, tirou a própria vida, dentro de seu carro, um corola preto.
  O relacionamento do casal nunca foi um mar de flores, sendo que á pouco mais de dois anos, teve fim, mas o empresário nunca aceitou,e tentava á todo custo reatar com a universitária,mas ela não queria mais. Grace Kelly já havia registrado dois boletins de ocorrência contra o empresário, um dos B.Os dá conta de uma grave agressão sofrida pela vítima. O autor chegou á ficar detido durante cinco dias, mas conseguiu a liberdade, e segundo boato, ainda dentro da cadeia, ele chegou a dizer que mataria a ex-mulher. Infelizmente o fim dessa história, foi trágico. Duas vidas ceifadas, por causa de um ciúmes incontrolável.

DIVISAS MUNICIPAIS > Georreferenciamento já cobriu 63 municípios do CE


Do  Diário do Nordete Online


Plenário da Assembleia Legislativa deverá apreciar projeto de lei com parte do trabalho sobre divisas no Ceará

Iguatu. Parte do projeto de elaboração do Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará, com os memoriais descritivos e mapas com os limites entre os municípios, já chegou à Assembleia Legislativa do Ceará e, em breve, será transformado em projeto de lei.

As localidades de Pontal da Serra, entre Brejo Santo e Abaiara, e Olho D´Água da Bica, entre Tabuleiro do Norte e Alto Santo, estão em disputa pelos municípios e constituem pendências ainda existentes no trabalho técnico FOTO: ANTO. VICELMO/ MELQUÍADES JR.

Até agora, o serviço já foi concluído em 63 municípios das macrorregiões de Planejamento do Litoral Leste/Jaguaribe, e Cariri/Centro-Sul.

Nessas duas macrorregiões, há duas pendências que somente serão resolvidas por meio de plebiscito (consulta direta aos eleitores), envolvendo os municípios de Brejo Santo e Abaiara, no Cariri, que disputam a localidade de Pontal da Serra; e Tabuleiro do Norte e Alto Santo na região jaguaribana, que disputam a localidade de Olho D´Água da Bica.

Para solucionar esses dois impasses, a Assembleia Legislativa deve elaborar um decreto legislativo autorizando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a realizar plebiscitos nos municípios envolvidos para definição das áreas em litígio. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada por ocasião de eleições municipais ou estaduais.

A localidade de Pontal da Serra, legalmente, integra o território do município de Abaiara, mas há vários anos é assistida por Brejo Santo, que investe em saúde, educação e outros serviços. Do Pontal da Serra para Brejo Santo é distante apenas 18km, mas para Abaiara são 70km.

Situação semelhante ocorre entre Tabuleiro do Norte e Alto Santo. A localidade de Olho d´Água da Bica é assistida por Tabuleiro do Norte, em serviços básicos oferecidos pela por aquela prefeitura mas legalmente pertence a Alto Santo.

Curiosamente, nos dois casos, os municípios fazem despesas em área territorial pertencente a outro, e não recebem recursos para isso. Haveria ilegalidade praticada ao longo dos anos pelos gestores? Sem acordo entre os municípios, a forma de corrigir esse problema é através de plebiscito. Para isso, deputados estaduais já encaminharam pedido formal de agregação de área que tramita na Assembleia.

Atualmente, equipes de técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalham na definição de limites dos 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e de 13 do Maciço do Baturité. Nessas duas áreas, os trabalhos técnicos (visita de campo, georreferenciamento, audiências públicas) já foram concluídos. Até a primeira quinzena de junho, todo o serviço que envolve os municípios da Região Metropolitana da Capital deve estar concluído. Pelo menos, essa é a previsão do presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão. "Precisamos reunir os prefeitos porque há pontos a serem definidos que envolvem tríplice junção", explicou. "É mais uma questão técnica, do que disputa territorial", explicou ele.

A equipe também já começou a fazer os levantamentos na região do Sertão Central, que incluem 21 municípios. Até agora, o trabalho de campo já foi concluído em 90 municípios. Em seguida, será a vez da região dos Inhamuns, Serra da Ibiapaba/Sobral e, por último, Litoral Oeste. "O trabalho deve ficar pronto em 2014", prevê Mourão. Havia uma previsão inicial de conclusão do Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará para o fim de 2012. "O ano passado foi atípico, com eleições municipais, com deputados e prefeitos em campanha e o trabalho não avançou", disse.

A nova lei que vai definir os limites entre os 184 municípios cearenses a partir do Atlas de Divisas Georreferenciadas deverá corrigir pendências e divergências. "Não haverá mais definição por acidente geográfico, como por exemplo, uma pedra, que sequer existe mais, que é falho, mas por pontos georreferenciados", explicou Mourão. "O trabalho é de adequação e ajuste de divisa".

A elaboração do atlas é coordenada pela Assembleia Legislativa e envolve a participação de equipes de técnicos do IBGE, Idace, Ipece, em parceria com as prefeituras, União dos Vereadores do Ceará (UVC) e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).

Mais informações
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Telefone: (85) 3277. 2777/2932
Ipece
Telefone: (85) 3101. 3518

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER 

QUIXERAMOBIM > Policia Civil realizou apreensão de centenas de animais silvestres

05A Polícia Civil de Quixeramobim realizou na manhã desta terça-feira, 28, o resgate de centenas de pássaros da fauna silvestre que estavam sendo criados em cativeiros de forma irregular. 
Segundo informações da polícia civil, uma denuncia feita aos policiais davam conta de que no bairro Planalto Sabonete, periferia de Quixeramobim, se encontrava em uma residência centenas de pássaros sendo criados de forma irregular. Ao chegar ao local foi encontrada uma verdadeira criação de pássaros de dar inveja a qualquer área de preservação ambiental. 
A polícia conduziu o proprietário da residência para a sede da Delegacia Civil de Quixeramobim ao qual responderá por criação ilegal de espécies da fauna silvestre além de pagar uma multa que será estipulado pelo IBAMA. Segundo o major Naum Mauricio, do corpo de Bombeiros de Quixeramobim, que também ajudou juntamente com a guarnição de serviço a polícia civil no resgate dos animais, eles deverão ser soltos em uma área de preservação ambiental no município.


Leia matéria completa no Portal Sertão Alerta

Ariovaldo Umbelino critica a PEC 215 e o “sistema integrado de informações”, e alega que o governo federal compactua com a bancada ruralista

Em momento de polêmicas sobre a ocupação das terras e a demarcação de          territórios indígenas, Ariovaldo Umbelino realiza palestra em tom de represália às declarações da Ministra Gleisi Hoffman e à PEC 215     
                                                                                                                                                                        Em uma palestra no IEA-USP, em 11 de maio, Ariovaldo Umbelino, livre-docente em Geografia pela Universidade de São Paulo e um dos maiores estudiosos das questões agrárias na Amazônia, recebeu com revolta as medidas e os projetos recentes relativos à demarcação de terras indígenas.   
                                                                                                                                Segundo o especialista, a história da ocupação agrária na Amazônia se relaciona com a História do Brasil como um todo. O mito de que se trata de um território de grande vazio demográfico que deve ser ocupado para a efetiva defesa do território nacional foi disseminado durante a ditadura militar, e é uma grande falácia. É nesse ambiente que se situam 56% dos indígenas brasileiros, que habitavam e ainda habitam um território com enorme diversidade cultural e biológica. Ariovaldo prenuncia que esses indígenas serão os maiores alvos de perseguições na Amazônia em um futuro próximo, pois o acesso à terra é uma questão central na economia. E é o que se tem verificado nas discussões em pauta na Câmara nas últimas semanas.
                                                                                                                                         A maioria das terras indígenas se encontra na Amazônia e frequentemente tem sido alvo de interesses do agrobusiness. Exemplos recentes incluem a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a ocupação da terra Raposa Serra do Sol pelos arrozeiros.                                                                                                                                                          
                                                                                                                                                                De acordo com a declaração de Gleisi Hoffman, Ministra da Casa Civil, a demarcação de terras indígenas – que até então se realizava com base nos laudos antropológicos da Funai – deve passar a se subordinar também à avaliação de outros órgãos, como a Embrapa, do Ministério da Agricultura. Essa resolução já foi tomada para três estados (MS, SC, RS), e o projeto da bancada ruralista da Câmara é que isso se estenda a todos os demais, sob a alegação do princípio de isonomia.


A Ministra afirmou que esse "sistema integrado de informações" será útil para a demarcação das terras indígenas, pois fornecerá informações com maior precisão do que a Funai, que teria interesses em privilegiar os índios. Seria necessária a coincidência de laudos desses órgãos para que a demarcação se efetivasse.

Além dessa medida, está em tramitação o Projeto de Emenda Constitucional 215, que pretende transferir ao Legislativo (Congresso) a responsabilidade por demarcações e homologações de terras indígenas e quilombolas, que pertence hoje ao âmbito do Executivo e pretende rever até mesmo as decisões sobre territórios cujo processo estava encerrado.

Segundo Ariovaldo Umbelino, o descrédito e a limitação do poder da Funai fazem parte de uma visão do Congresso como detentor de todo o poder, o que feriria a tripartição dos poderes.

Essa análise “integrada” das terras, por diversos órgãos, pode retardar ou até inviabilizar demarcações que já estavam em curso ou que já haviam até mesmo sido concluídas.

De acordo com o especialista, a medida toca a dívida histórica do governo para com os índios, os primeiros habitantes do território, além de ferir a Constituição de 1988, que declara os direitos originários de terra aos indígenas. Segundo o artigo 231, “são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas,crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam,competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”.

Além do problema da inconstitucionalidade, Ariovaldo afirma veementemente que não compete à natureza dos trabalhos da Embrapa a demarcação desses territórios no Brasil. Até então, o processo tinha como base profundos estudos e laudos antropológicos sobre a área necessária a um grupo indígena para que este pudesse realizar plenamente sua cultura e sua cosmovisão. “O que a Embrapa conhece para dizer se um território é indígena?”, diz ele. De fato, a função autodeclarada da Embrapa é a de “viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira”, o que não tem relação com avaliar ocupações históricas.

Segundo o especialista, há muitos interesses em jogo, como o direito à exploração de áreas economicamente importantes (vide a região de Carajás, por exemplo, onde se encontra grande quantidade minérios, como manganês, minério de ferro, níquel, cobre, boa parte dos quais em terras indígenas) e o favorecimento da bancada ruralista, que inclui os produtores de cana, soja e arroz, além dos pecuaristas – áreas que movimentam em torno de 500 bilhões de dólares ao ano (dados de 2010).

Ariovaldo foi mais longe: mesmo se declarando um dos fundadores do PT, afirmou que a presidenta Dilma Rousseff tem compactuado com os interesses ruralistas e que,se tudo correr da mesma forma como correu a votação do novo código florestal, os ruralistas levarão novamente vantagem. Ele salienta o descaso da presidenta com relação ao tema, uma vez que o governo Dilma não apresentou nem mesmo plano de Reforma Agrária. “Temos que pedir o impeachment!”.

Aos que argumentam que a bancada ruralista deve ser levada em consideração,em razão da importância do agronegócio para a economia brasileira, Ariovaldo ainda complementou: as técnicas de definição sobre o que é agronegócio são duvidosas. Nos Anuários do agronegócio, por exemplo, são incluídas nesse setor empresas como Carrefour e WalMart. Isso significa que a importância desse setor, nos cálculos, não é tão grande quanto se alardeia. Mais um motivo para se ponderar a influência da bancada ruralista nas decisões do governo. Além disso, a natureza da exploração que ocorre no agronegócio brasileiro também seria condenável, pois não se cumpre nesse modelo econômico a função social da terra, ou seja, a de produzir de modo a preservar o ambiente e por meio de relações de trabalho legais.

Ao fim e ao cabo, ao olhar para a questão por uma perspectiva mais abstrata, o que está em jogo nessa disputa territorial são modos de ver o mundo. Como se bem sabe, os indígenas não se enquadram na lógica do capital e frequentemente sofrem por serem os remanescentes de uma cultura em que o trabalho não era o que dignificava e enobrecia o homem, mas escravizava; e de um modo de produção cujo objetivo não era o acúmulo, mas sim o auto-sustento. É esse grupo que exige um território – não aquele espaço privado, capitalista, individualista, mas sim um território comunitário, de produção para todos das tribos. Do lado oposto, temos uma bancada cujo objetivo é simples e oposto a esse: a produção capitalista sem fim social para o aumento dos lucros e acúmulo de riquezas. Isso resume a onda de conflitos por terras, e resta saber para qual lado penderá o governo federal.


Matéria cedida pela estudante de jornalismo, Amanda Lenharo di Santis

ENCONTRO DE PREFEITOS > Quixadá recebe retroescavadeira

 
Na foto, João e o secretário Damasceno
  Quatro ministros estiveram presentes ao Encontro dos
 Novos Prefeitos, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, ministra-chefe, Ideli Salvati, e os ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e dos Portos, Leônidas Cristino, juntamente com o Governador do Estado Cid Gomes reafirmaram os compromissos dos Governos Federal e Estadual em melhorar a vida dos cearenses. No Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores também participam de palestras e receberam atendimento individual de representantes dos principais ministérios.

     No encontro, foram entregues 38 retroescavadeiras, e ainda 34 motoniveladoras á 72 municípios do Ceará. Seis municípios da região do sertão central, foram agraciadas, foram eles: Quixadá, Quixeramobim, Pedra Branca, Mombaça, Canindé e Boa Viagem.
     O prefeito de Quixadá João Hudson Bezerra, e o secretário da agricultura, Raimundo Damasceno, receberam  para o município, um retroescavadeira, que foi entregue no último sábado(25), em frente á secretaria de agritura familiar e desenvolvimento agrário.

BOLSA FAMÍLIA > Segundo estudo programa do Governo Federal não contribui na redução da desigualdade

   O Bolsa Família, programa social do Governo Federal, atende cerca de 13 milhões de pessoas em todo Brasil, com pagamentos mensais entre 32 R$ e 306 R$.
 O intuito do programa é combater a miséria, mas só contribui com 1% na redução da desigualdade no país.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Brasília(UnB).
  Apesar da constatação, na última semana milhares de brasileiros de 12 estados do país protagonizaram um verdadeiro reboliço com os boatos sobre o fim do benefício.
Segundo os dados colhidos pelos pesquisadores Marcelo Medeiros e Pedro Souza, o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, que atende idosos e pessoas de baixa renda com deficiência física, são praticamente irrelevante para modificar a realidade de desigualdade no país.


COM INFORMAÇÕES DO CEARÁ AGORA.

BOLSA FAMÍLIA > Caixa antecipou saques do Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família tiveram o saque do dinheiro liberado na sexta-feira (17),  um dia antes dos boatos sobre o fim do programa que levaram milhares às agências em ao menos 12 estados do país no último sábado, 18. Durante a semana, o governo continuou negando a hipótese de antecipação de saques. No entanto, neste sábado (25), a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do Bolsa Família, confirmou a alteração, sem aviso prévio, de todo o calendário de pagamento do programa.
A presidente Dilma Rousseff, que está na Etiópia, afirmou neste sábado que "pode ter tido falhas". “Nós temos que esperar o resultado da investigação para dizer, foi isso, ou foi aquilo”, afirmou. 
Reportagem publicada na edição deste sábado do jornal “Folha de S.Paulo” afirma que a Caixa Econômica Federal confirmou ter alterado, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento um dia antes dos boatos. 
A descoberta da mudança no calendário ocorreu porque uma dona de casa da região metropolitana de Fortaleza apresentou comprovante da antecipação do pagamento em 12 dias. Confrontada pelo jornal, a Caixa mudou a versão. 
Neste sábado, o órgão prestou esclarecimentos por meio de uma nota enviada à imprensa. A Caixa afirmou que a antecipação dos saques de todos os 13,8 milhões de benefícios fora da data prevista no calendário individual pode “ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas”. Nesse caso específico, havia em andamento "desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado". 
"Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual", diz a nota. 
Reportagem do jornal "O Globo" afirma que a Polícia Federal descobriu indícios de que uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro foi usada para difundir o boato de que o Bolsa Família iria acabar. 
Primeira explicação
A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, disse na última terça-feira que não houve antecipação de recursos e que a liberação do pagamento ocorreu para "evitar tumulto". 
“Nós liberamos o pagamento para evitar tumulto e para garantir a integridade física dessas pessoas”, disse. “No final de semana, exclusivamente, os beneficiários tiraram o dinheiro do Bolsa Família do mês independente se seu numero era 1, 2, 3, 4 ou 5. Isso não está mais acontecendo porque agora, com as agências abertas, temos condições de dar um atendimento qualificado”, afirmou a ministra durante o programa "Bom Dia, Ministro". 
Em nota, o PSDB cobrou neste sábado explicações sobre a antecipação do benefício, sem prévio aviso. De acordo com o líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que o PSDB irá convocar a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para que ela esclareça se tinha conhecimento da antecipação do pagamento. 
Pagamentos
Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família segue a ordem do último número do cartão do beneficiário. Quem tem cartão com final "1" recebe o pagamento a partir de uma data definida previamente, e o beneficiário com cartão com final “0”, recebe no último dia. 
A Caixa diz que o volume de saques na sexta-feira foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. “Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18)”, diz a nota. 
Ainda segundo a Caixa, somente por volta das 13h de sábado foi verificada a anormalidade de saques em alguns estados quando começaram a circular boatos sobre o fim do Bolsa Família.
“Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana”, diz o texto. 
A Caixa informou ainda que tem "total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos e que prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração". A origem dos boatos ainda é desconhecida – a Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso. 
Cinco vezes maior 
Campello afirmou, na última terça, que a quantidade de saques do Bolsa Família realizados no sábado (18) foi cinco vezes maior que a média registrada nos sábados. 
Segundo informações da assessoria do ministério, a quantidade média de saques realizados aos sábados é de 100 a 200 mil. No último sábado, porém, quando houve rumores de que o benefício seria suspenso, o número de saques foi de 500 mil. No domingo, houve 400 mil saques, ainda de acordo com assessoria. 
Os cerca de 900 mil saques feitos durante o final de semana contabilizaram R$ 152 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Com Informações do CNEWS

AMAZÔNIA > Paulo Artaxo discute desafios e problemas político-econômicos envolvidos na preservação Amazônica

Em palestra exclusiva, Paulo Artaxo tece críticas a posturas governamentais e afirma que 
o “negacionismo” sobre o aquecimento global pode ter interesses político-econômicos 
As grandes questões ambientais das últimas duas décadas têm girado em torno do 
aquecimento global e da poluição dos solos, das águas e do ar, e de como criar um planeta 
sustentável para as próximas gerações. 
Desde então, os holofotes têm se voltado à 
Amazônia, considerada, se não o principal, um 
dos principais “pulmões do mundo”. Apenas 
regiões da África e do sudeste da Ásia – 
Bornéu, mais especificamente – têm 
capacidade semelhante de absorção de CO2. 
Desde então, surgiram até mesmo discussões 
sobre a possível internacionalização dessa 
área, como patrimônio da humanidade. 
Em uma palestra exclusiva ao Projeto Repórter 
do Futuro, no IEA-USP, em 4 de maio de 2013, 
Paulo Artaxo, especialista em física 
atmosférica e membro do IPCC, tratou de 
questões polêmicas acerca do macrotema da Amazônia – seu foco de estudos há 
aproximadamente 20 anos –, como os reflexos do aquecimento global na Amazônia e as 
políticas públicas envolvidas na preservação da floresta. 
Artaxo salientou como os diversos fatores relacionados ao clima (tais como os ciclos da água e 
do carbono) estão intimamente relacionados mundialmente. Ele demonstrou que, como numa 
espécie de “efeito borboleta”, o que ocorre na Amazônia afeta muito o que ocorre no mundo 
como um todo em termos de atmosfera e clima (afinal, a Amazônia é o maior reservatório de 
carbono do planeta - principal gás de efeito estufa -, onde há cerca 100 a 200 milhões de 
gigatoneladas) e vice-versa. Essas inter-relações são as chamadas “teleconexões”. Assim, uma 
das maiores preocupações dos especialistas do projeto LBA é como o aumento da temperatura 
global tocaria esse “pulmão do mundo”, uma vez que qualquer mudança climática, como um 
aumento de 3o
 C, que faça as plantas da Amazônia começarem a perder carbono (ou, ainda, a 
absorver mais carbono do que o seu natural) poderá causar consequências drásticas no 
ambiente global:“Qualquer mudança no ciclo do carbono pode ser desastrosa(ou muito 
benéfica)”. 
É por essa razão que as políticas ambientais relacionadas à Amazônia adquirem uma 
importância tão elevada. Embora o especialista assuma que tem havido enormes progressos 
em termos de redução das queimadas e da emissão de CO2 (o Brasil foi o país da ONU que 
mais reduziu esses índices desde a Conferência de Copenhagen, em 2009) – e, portanto, de 
Artaxo trata do sistema físico-climático da Amazônia no IEA-USP.redução do efeito estufa –, ele afirma que ainda há muito o que ser feito com relação às 
políticas públicas e à fiscalização, uma vez que é preciso manter essa taxa de declínio de 
emissões. 
Segundo o especialista, 56% das emissões 
brasileiras são fruto de devastação da 
Amazônia (o restante é principalmente 
advindo de agrobusiness e de produção de 
energia). Uma questão fundamental, para ele, 
seria extinguir no Brasil o hábito da 
impunidade aos praticantes de poluição acima 
dos níveis permitidos por lei: “A legislação 
brasileira de ‘proteção ambiental’ [...] é avançada. Se ela pudesse ser aplicada, seria mais que 
suficiente para proteger o funcionamento dos ecossistemas. A questão é que a capacidade do 
Estado brasileiro de implementar essas políticas é muito limitada[...]”. Sobre o relatório da 
Cetesb, divulgado na semana passada, que demonstrava que o nível de poluição máximo do 
Conama foi ultrapassado 180 vezes no ano passado, Paulo Artaxo questiona: “Quem foi punido 
por isso? O que aconteceu com os órgãos reguladores, que não atenderam a própria 
legislação? [...] Não é assim nos outros países [...]”. O que mais o impressiona é o fato de a 
falta de punições não ser nem questionada pela população e pelos jornalistas. Caberia aos 
órgãos fiscalizadores tomarem as atitudes devidas. 
Ele ainda complementa que provavelmente muitos órgãos e grupos interessados em defender 
as atividades econômicas não sustentáveis em detrimento das questões ambientais, 
naturalmente, disseminam a “corrente cética” do aquecimento global ou “corrente 
negacionista” (aquela que recusa que esteja havendo o aquecimento global ou que nega a 
responsabilidade humana ou “antropogenia” sobre ele). “E isso ocorre porque é uma área em 
que há interesses socioeconômicos enormes, como os da indústria do petróleo, que 
movimentam em torno de 12 a 14 trilhões de dólares por ano”, além de por interesses 
políticos. 
No caso brasileiro, por exemplo, sabe-se que a Petrobras foi considerada uma empresamodelo no governo Lula, além de uma grande geradora de divisas – ainda que se saiba que a 
extração do petróleo é uma das atividades que mais liberam gás carbônico para a atmosfera. 
No entanto, Artaxo afirma que o poder de influência da comunidade científica nas discussões 
em órgãos como o Conama ainda é muito pequeno. 
Embora assuma as limitações da ciência, ao não poder ainda precisar qual seria o impacto de 
um aumento na temperatura em um ecossistema como o amazônico nem qual é a 
porcentagem de fato de responsabilidade humana no aumento da temperatura no planeta, 
Paulo afirma que é melhor nos atermos aos 95% de certeza sobre a responsabilidade do efeito 
estufa e evitarmos maior degradação. 
Paulo Artaxo menciona também os desafios, não apenas para os cientistas, mas para os 
governos, de se lançarem estratégias para a proteção desse bioma único. Segundo ele, uma 
das dificuldades é aliar estratégias diversas para pontos diversos do bioma, pois esse é um 
“A presença do Estado, a [...] 
governança é fundamental na 
questão de políticas públicas 
ambientais, e nisso o Brasil ainda 
tem muito a trabalhar.”ecossistema muito diverso: enquanto certas espécies vegetais reagem bem ao aumento de 
CO2, outras não o suportam, por exemplo. 
Um agravante para esse desafio é a lentidão das ações governamentais para a pesquisa e a 
preservação da região amazônica. Um exemplo citado por ele é o caso do projeto CBA (Centro 
de Biotecnologia da Amazônia), que está parado por falta de verba. 
Apesar desses entraves, Paulo Artaxo permite uma visão esperançosa para a questão da 
devastação e do aquecimento na Amazônia. Segundo ele, as previsões dramáticas para daqui a 
5 ou 10 anos são sensacionalismo. Ele salienta que, apesar dos 17% de floresta devastados, 
ainda restam 83% intocados. Cabe a nós e aos governos mantê-los assim. 



Matéria cedida pela estudante de jornalismo
Amanda Lenharo di Santis,

BANABUIÚ > Nova agência do Banco do Brasil deve ser inaugurada em Junho

 
Pouco mais de um ano depois da explosão que destruiu a antiga agência do BB de Banabuiú, a instituição ainda está sem funcionar no município, assim quem tem pagamentos, contas e outros serviços, tem que se deslocar á vizinha Quixadá. Os Correios da cidade que é parceiro do banco, faz alguns serviços, mas são limitados, ou seja transações mais complexas só em Quixadá
Mas esse problema deve ser sanado á partir de Junho, quando está prevista a inauguração da nova agência do banco na cidade.
   A explosão que aconteceu no dia 01 de março de 2012, deixou a cidade em pânico, quando 15 homens invadiram e explodiram a agência antiga.
Segundo a assessoria do banco, falta apenas a instalação dos equipamentos, que já estão sendo providenciados, e em junho provavelmente Banabuiú estará contando novamente com uma agência do Banco do Brasil.

SÍNDROME DE DOWN → Termo garante transporte para tratamento de pacientes em Banabuiú



O promotor de Justiça de Banabuiú, Leo Junqueira Ribeiro de Alvarenga, celebrou nesta terça-feira, dia 21, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito Veridiano Pereira de Sales, a fim de que seja fornecido transporte a portadoras de Síndrome de Down para tratamento de saúde em Quixadá e Fortaleza.
A medida foi acordada em razão de que aquele município não possui profissionais necessários para o acompanhamento de enfermidades relacionadas a alterações genéticas.
A iniciativa que resultou na assinatura do TAC originou-se com o caso da criança K.K.A.N., de apenas três anos, portadora de Síndrome de Down e necessitada do devido tratamento interligado de uma equipe multidisciplinar. A criança depende de Além do prefeito, também se comprometeram com o TAC a secretária de Saúde, Sâmia Cristina Sousa de Oliveira e o coordenador de Transportes do Município, Francisco Neldo Oliveira Carneiro.


VEJA MATÉRIA COMPLETA NO Monólitos Post

SECA → Governo declara estado de emergência em 175 municípios do Ceará

O governo do Estado decretou estado de emergência em 175 municípios do Estado do Ceará devido os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. 
A decisão foi anunciada após levantamento e análise dos danos e prejuízos em comparação com a Receita Corrente Líquida dos municípios afetados.
Segundo o decreto, os titulares dos órgãos municipais de proteção e defesa civil dos 175 municípios deverão informar dados específicos relacionados à seca, através do site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará.
Confira aqui a lista com todos os municípios beneficiados com o decreto.


COM INFORMAÇÕES DO CEARÁ AGORA

CHARGE DO DIA

Charge de Mauricio Silva.

IBARETAMA → Prefeitura e Cagece assinam contrato de concessão

       A Prefeitura Municipal de Ibaretama, e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará(CAGECE), assinaram um contrato de concessão, onde fica a CAGECE, responsável pelos serviços de água e esgoto do município do sertão central. O contrato tem vigência de 30 anos.

        A partir de 20 de junho, a Companhia vai iniciar uma licitação para atender com abastecimento de água uma população de 5.853 pessoas, na sede da cidade e nos distritos de Pirangi, Posto São Paulo Barreiro e Lajedo.
A implantação do sistema inclui 13.622 metros de rede e 1.565 ligações de água, representando um investimento de R$ 3.359.962,29, com recursos do Tesouro do Estado.

--
Com informações do Ceará Agora.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA → Justiça Federal condena ex-prefeito de Quixadá Ilário Marques

Do Diário do Nordeste



Quixadá - O ex-prefeito do município de Quixadá, José Ilário Marques, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi condenado pela Justiça Federal por ato de improbidade administrativa. Deverá pagar multa de doze mil reais. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). A ação é fundamentada na fiscalização realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Verificou-se a ausência de elaboração e envio das Guias de Recolhimento do FGTS (GFIPs) e de Informações à Previdência Social, constatando descumprimento de obrigação tributária.
Segundo o MPF o ex-gestor de Quixadá informou que havia Ato da municipalidade delegando as atribuições de preenchimento e envio das GFIPs ao ex-Secretário do Município, não apresentando, contudo, o referido documento. Coube então ao Juiz federal substituto da 23ª Vara Federal de Quixadá, Sérgio de Norões Milfont Júnior, análise da denúncia, verificando a efetiva prática do ato de falsificação de documento público, com o escopo de burlar a fiscalização da autarquia previdenciária.  A divulgação foi feita através do portal da Justiça Federal – 5ª Região.
O juiz condena a prática, a qual atenta contra os princípios da Administração Pública, mormente o da moralidade e da impessoalidade, enquadrando-se, pois, no caput do artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa. Ao falsificar ato administrativo no intuito de burlar a fiscalização previdenciária, o promovido desviou-se da legalidade e do interesse público ínsito à sua atividade administrativa. “Tal prática atenta ainda contra o princípio da impessoalidade na medida em que visa a favorecer o seu subscritor, sem qualquer relação com o interesse público primário ou secundário”, acrescenta o magistrado.

Boatos sobre Bolsa Família é criminoso diz Dilma

        Boatos se espalharam pelas redes sociais neste sábado(18), e fez com que milhares de beneficiários,se dirigissem ás agências da Caixa e Casas Lotéricas, causando assim, muito tumulto.
Não foi só uma versão que rodou na rede,mas várias, como a que dizia que o Bolsa Família iria ser suspenso, e só poderia receber até a noite de sábado, já outra versão era a de que a presidenta Dilma teria mandado um pagamento extra para as mulheres pelos dias das mães.
Os boatos foram desmentidos, e o calendário vai seguir normalmente, e mais, quem recebeu o benefício neste fim de semana, não irá mais receber neste mês, só no mês de Junho.

A presidente Dilma Rousseff criticou nesta segunda-feira (20) o boato que surgiu no último fim de semana de que os benefícios do Bolsa Família seriam suspensos e assegurou o compromisso do seu governo com o programa.
E ainda disse que o boato era criminoso e desumano: “É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Além de ser desumano, ele é criminoso. Por isso colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem do boato, que tinha por objetivo levar a intranquilidade a milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema”.

BOLSA FAMÍLIA → Boatos viram caso de polícia

Falsa informação sobre fim dos pagamentos geraram tumulto no Nordeste, e a Polícia Federal investigará, para desvendar de onde partiu os boatos.
BOLSA-FAMILIA
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) . A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até ontem (18) levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão, Ceará e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado. A Caixa Econômica Federal e oMDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS. ”A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família ", diz a nota da Caixa. O calendário de pagamento está no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai dar uma coletiva sobre o assunto às 14h.
Da Agência Brasil

....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

BOLSA FAMÍLIA → MDS desmente boato de suspensão do programa

bolsa-família
Correram vários boatos, de que o Bolsa Família seria suspenso, e que só seria possível fazer o recebimento até o fim da noite do último sábado(18), e que seria o último, antes da suspensão. Devido à esses boatos, milhares de pessoas lotaram as agências da Caixa Econômica, e Casas Lotéricas, para tentar receber, o que supostamente seria seu último pagamento. Mas o Ministério do Desenvolvimento Social, em nota oficial, desmentiu os boatos, e descartou a possibilidade do programa ser suspenso. E ainda garantiu que o calendário de pagamento divulgado, será pago normalmente.
Veja a nota na íntegra:
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil.
--
A nota foi publicada no site oficial do MDS.
....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

APOIO AO AGRICULTOR → Milho deve chegar ao Ceará em Junho

MILHO
As 30 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal ao Estado do Ceará que chegarão de navio, aportam no Porto do Pecém durante o mês de junho. Nesta semana, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o superintendente estadual da Companhia Nacional de Abastecimento no Ceará (Conab), Agenor Pereira, conheceram a estrutura do Porto que será disponibilizada para receber, classificar e distribuir o milho. Serão disponibilizados três armazéns no Porto do Pecém que receberão o milho após o descarregamento dos contêineres, sendo dois infláveis com 3 mil metros quadrados de área cada, e um estrutural, com área de 10 mil metros quadrados. Em seguida, o grão será ensacado no próprio terminal portuário e seguirá nos trens das linhas Norte e Sul da Ferrovia Transnordestina, para 20 estações ferroviárias, de onde partirá para armazéns apontados pelas respectivas prefeituras municipais e daí prossegue, por via rodoviária, para os demais municípios criadores no Interior do Ceará.
O secretário Nelson Martins recomenda às Prefeituras Municipais que peguem o milho nas estações indicadas para que ele seja distribuído para os criadores. “Precisamos do apoio das Prefeituras neste momento para que o milho chegue o mais rápido possível aos criadores”, afirmou. A saca de 60 quilos será vendida ao preço de R$ 18,10 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados na Conab. “O dinheiro da venda do milho será utilizado para custear o transporte ferroviário para os municípios e também para investir na produção de forragem no Ceará”, completou o secretário. Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Ematerce para informar a quantidade que necessitam e fazer o pagamento do boleto. “A distribuição para os municípios obedecerá a demanda dos produtores, e vale ressaltar que só poderá comprar o milho o produtor que estiver em dia com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa”, lembrou o secretário. Segundo o superintendente da Conab no Ceará, Agenor Pereira, 15 mil toneladas de milho estão a caminho do Ceará pela via rodoviária. “Nós já comercializamos outras 13 mil toneladas nos armazéns do interior, onde os produtores também podem informar a quantidade que precisam”. A Conab está disponibilizando os seus técnicos para o apoio logístico na distribuição dos grãos para os produtores.

(Da Assessoria de Comunicação da SDA)
....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

CHARGE DO DIA

CASO PICOLINA → Polícia trabalha com hipótese de homicídio

Do G1 CE

A morte do humorista Francisco Igor, o “Picolina”, será investigada pela Divisão de Homicídios, em Fortaleza . De acordo com o titular da unidade, delegado Franco Pinheiro, a decisão foi tomada devido à impossibilidade de verificar de imediato a causa da morte. “Até que tenhamos o laudo da perícia, o será encaminhado pela [Divisão de] Homicídios”, disse. O corpo de “Picolina” foi encontrado em avançado estado de decomposição, dentro de casa, no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (15). A polícia acredita que o humorista estava morto há pelo menos dois dias e a hipótese de homicídio não foi descartada, já que foram encontradas várias marcas de agressão no corpo da vítima. “[Dentro da casa] móveis e roupas desalinhados, jogados ao chão. Como se tivesse havido uma luta. E a vítima com o pescoço enrolado numa rede”, destacou o perito Lima Júnior, que acompanha o caso. Francisco Igor, de 34 anos, morava no local há menos de um mês.
O caso >
O corpo do artista foi encontrado após os vizinhos se sentirem incomodados com o mau cheiro que partia da casa. Alguns decidiram entrar na casa pelo telhado e, após descobrir sobre a morte, acionaram a polícia na tarde de quarta-feira.
....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

SOCORRO À SECA → Comissão é instalada para analisar MP

Foi instalada nesta quarta-feira (15) a comissão mista para analisar a
Medida Provisória 610/13 , que trata de ações emergenciais para
socorrer municípios atingidos pela seca no Nordeste.
O presidente do colegiado será o deputado Ilário Marques (PT-CE) e o
relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Entre outras medidas, o texto autoriza o pagamento de valor adicional
ao benefício Garantia-Safra para o período 2011/2012 e a doação de
milho aos governos estaduais em 2013.
A MP ainda amplia o Auxílio Emergencial Financeiro para os desastres
ocorridos em 2012. O valor do auxílio, que hoje é de R$ 720, passa
para até R$ 800 por família.
Instituído em 2004, o Auxílio Emergencial Financeiro é destinado ao
socorro e à assistência às famílias com renda mensal média de até dois
salários mínimos, nos municípios em estado de calamidade pública ou
situação de emergência. O impacto orçamentário neste caso será de R$
807 milhões.
A medida ainda permite aos municípios liquidar dívidas com desconto
nas operações contratadas até 2006 no âmbito do Programa Nacional de
Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

MILHO >
Quanto ao milho, a medida provisória autoriza a Companhia Nacional de
Abastecimento (Conab) a doar o alimento, em 2013, aos governos
estaduais que tenham municípios localizados na área da Sudene em
situação de emergência ou estado de calamidade pública. O produto
doado deverá ser vendido a pequenos criadores de aves, suínos,
bovinos, caprinos e ovinos.

PLANO DE TRABALHO >
Ilário Marques assinalou que vai se reunir com o senador Eunício
Oliveira para discutir o plano de trabalho para a comissão. "Espero
que a medida, pela própria praticidade como está sendo implementada,
não seja muito polemica. Vamos combinar com o relator para definirmos
um plano de trabalho para apresentar na próxima reunião da comissão,
de maneira a termos um trabalho célere e de forte conteúdo", disse
Ilário Marques.
TRAMITAÇÃO >
A MP precisa ser votada pela comissão mista antes de ser encaminhada
ao Plenário da Câmara e, posteriormente, ao Senado.

(Agência Câmara)

....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

HOSPITAL REGIONAL → Sindicato determina paralisação dos trabalhadores em Quixeramobim

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Juazeiro de Norte, que também atende a Quixeramobim, José Galdino Neto, determinou na manhã de hoje, 16, a paralisação dos trabalhadores empregados na construção do Hospital Regional do Sertão Central, que tem comoconstrutora a Fujita Engenharia LTDA. O presidente do STICCJN, José Galdino, comunicou que a paralisação se deu em decorrência de alguns pontos, dentre eles, a campanha salarial 2013: “Nós queremos que eles (ostrabalhadores) recebam o salário de 2013, pois ainda estão recebendo de 2012”, disse.
....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

CAMPEONATO CEARENSE → Guarany e Ceará terminam no empate

Mesmo jogando mal e sendo dominado pelo adversário durante boa parte da partida, o Ceará arrancou o empate por 1 a 1, contra o Guarany de Sobral, em jogo realizado nesta quarta-feira(15), no Junco. Agora, o Vovô joga por um empate sem gols, na Arena castelão, para se sagrar tricampeão estadual.

....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

MULTA → Ex-editor de site é obrigado à pagar 5 salários mínimos

O ex-editor de site e hoje,vereador de Quixadá, HigoCarlos Nobre Cavalcante deve pagar multa de cinco salários mínimos por publicar informações pessoais de um adolescente na internet, a publicação ocorreu quando o parlamentar alimentava um site de noticias em Quixadá. A decisão é do juiz Fabiano Damasceno Maia, titular da 3ª Vara da Comarca de Quixadá, no Sertão Central cearense. Segundo o Ministério Público do Ceará, o servidor era responsável por um site de notícias sobre os acontecimentos do Sertão Central. No dia 18 de março de 2011, a página eletrônica divulgou a apreensão, por delito análogo a roubo, de um adolescente, além de informações pessoais, como idade, nome completo,filiação e endereço residencial.

--
veja mais informações no Portal REVISTA CENTRAL

POLÍTICA → Danilo Forte é indicado relator-geral da LDO

Do Jornal O Estado

O deputado Danilo Forte (PMDB) foi indicado, ontem, relator-geral da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)de 2014. A decisão ocorreu durante reunião dos líderes dos partidos na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), presidida pelo senador Lobão Filho(PMDB-MA). Danilo Forte ressaltou que a LDO tem que ser elaborada com muito debate. O deputado ainda defendeu a adoção do orçamento impositivo, que obrigaria a execução das emendas parlamentares, que são recursos indicados pelos deputados e senadores para atender obras e projetos nos municípios. Ele ressaltou o seu compromisso de discutir o tema com os parlamentares.

....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

AGRICULTURA → Prefeito de Quixadá e assessores buscam recursos para o município

encontro
O Prefeito de Quixadá, João Hudson, juntamente com o Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural – SAFDR, Raimundo Damasceno, e sua equipe técnica estiveram esta semana com o Secretário de Desenvolvimento Agrário – SDA, Nelson Martins e o quixadaense Cristiano Goes, para discutir ações na área com reivindicações que possa atender o homem do campo. A feira dos animais que precisa ter uma reforma em suas instalações para melhor atender aos os usuários tem liberação de recursos onde urgentemente terá esta reforma realizada. Outro ponto foi o cadastro da CONAB para entrega do milho aos agricultores familiares. Foi solicitado a agilização por parte do IDACE na entrega dos títulos das terras para que os agricultores possam realizar financiamentos juntos ao Banco do Nordeste, conforme a presidente tem recursos para a melhoria das famílias que vivem na zona de estiagem.
--
com informações do Sertão Alerta

....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.